Com pouco mais de um ano de vida, a marca Moora Mobília Brasileira caminha firme no propósito de fomentar o design e o trabalho dos profissionais brasileiros. Com centro fabril em São Bento do Sul (SC) – tradicional polo exportador e tendo a Artefama Móveis como pilar de sustentação – a companhia desenvolveu um forte trabalho de curadoria das peças e designers, com um mix criativo, autoral e contemporâneo na linha de poltronas, luminárias, aparadores, buffets, sofás, entre outras peças.
A condução da Moora Mobília está a cargo do designer e arquiteto Angelo Duvoisin, que assina diversas peças e atua ainda como superintendente comercial do Grupo Artefama, e conta com a curadoria comercial de Ana Yajima (foto) – atuante no mercado de luxo, entre estilistas e designers, desde 2008.
“A curadoria nem sempre é apenas uma análise comercial. Cada lançamento é uma nova estratégia e para cada peça há um novo olhar, assim como há uma apresentação diferente para cada designer parceiro”, detalha Ana.
Recentemente, como estratégia de crescimento e de divulgação da nova coleção, a Moora Mobília Brasileira e a Artefama participaram como expositoras da Feira Internacional do Móvel de Milão e de mostras paralelas do Fuorisalone, também durante a semana de design na capital italiana.
“O design brasileiro cresce cada vez mais e para o Grupo criar esta nova frente propicia excelentes benefícios e grandes desafios. Ser uma referência internacional em design brasileiro é a nossa meta”, pondera Ana Yajima, detalhando ainda que a nova marca leva para o Grupo Artefama um nicho totalmente diferenciado.
Moora Mobília Brasileira
A seleção de profissionais que assinam as peças da Moora Mobiliário Brasileira conta com nomes expressivos, como Zanini de Zanine, Bruno Faucz, Edu Bortolai, Bernardo Senna, Marcelo Rosenbaum, Marcelo Caruso e Rejane Carvalho Leite, além dos estúdios Lattoog, do arquiteto Leonardo Lattavo e o designer Pedro Moo, e ,Ovo, de Luciana Martins e Gerson de Oliveira.
Nesse sentido, Ana explicou ao Habitus Brasil que a composição do time, além da curadoria comercial, levou em conta uma análise de demanda, disponibilidade dos profissionais e a estratégia da marca. “A busca sempre será baseada na identidade do designer. Cada profissional tem seu potencial criativo, por vezes, com propostas extremamente comerciais ou apenas conceituais. Cada produto representa um novo estudo de caso”.
“Explorar o que cada designer tem de melhor, é o que faz a diferença em não deixar a marca com apenas uma identidade, mas sim uma variedade de sugestões, sem que o autoral fique apenas no comercial”
Mobiliário brasileiro
Entre as peças da Moora Mobília Brasileira estão as luminárias feitas em parceria com a dupla carioca Leonardo Lattavo e Pedro Moog, do Lattoog, e a linha Clave, com mesa e cadeira, desenhadas pelos designers da ,Ovo.
Bruno Faucz assina peças como as Poltronas Trentini, Set, Pilão e Vip, entre outras; Edu Bortolai assina a coleção Cactou, formada por luminária, mancebo e mesa lateral, e o multipremiado Zanini de Zanine apresenta as Cadeiras Elga e Face, além da Poltrona Face.
A arquiteta Rejane Carvalho Leite também lançou sua poltrona Moliçosa, inspirada na poltrona Mole, um clássico assinado por Sergio Rodrigues, e Angelo Duvoisin também assina diversos lançamentos, como o sofá Brera e a Poltrona Aura.
Na foto acima, da esquerda para a direita, estão: Cadeira Joaquim (Bernardo Senna), Poltrona Vip, Poltrona Aura e a Cadeira Elga. Abaixo, a Poltrona e puff Moliçosa, a Cadeira Face e a Poltrona Trentini.