A Moora Mobília Brasileira ampliou seu portfólio de peças assinadas por designers nacionais. Entre as novidades estão artigos de Mauricio Arruda, Ramom Zancanaro, Luan Del Savio, Angelo Duvoisin e Rejane Carvalho Leite. As peças, de forma geral, valorizam a madeira e suas formas orgânicas, além de conceitos do modernismo.
Oriundo de uma família de marceneiros e artistas de descendência europeia, Ramon Zancanaro assina a cadeira Artêmio. Ela é uma homenagem aos antigos marceneiros que esculpiam a madeira para obter uma forma anatômica e orgânica. Sua construção, indica a Moora Mobília, mistura tecnologia com refinamento clássico dos anos 40, o que resulta em uma cadeira sólida, de dimensões generosas e curvas acentuadas. O assento anatômico em couro, com detalhes na costura, também garante movimento à peça.
Mauricio Arruda, que também apresenta o programa DECORA no canal GNT, assina duas peças: Banco e Cadeira Planalto. Inspiradas pelas curvas do modernismo e natureza, as peças unem simplicidade, linhas orgânicas e acabamento manual. Aliás, a forte identidade brasileira é uma das marcas registradas nas peças do designer. A cadeira, com estrutura em madeira de Tauari e revestimento de couro ou tecido, oferece ainda encosto e braços longos. Já o banco reúne apoios leves, encontros precisos e linhas simétricas para criar um design clássico.
Rejane Carvalho Leite – já falamos sobre seu trabalho nesse post – desenhou a cadeira Suly. A estrutura em madeira maciça acentua o design do assento, que parece estar flutuando. Chama atenção também a flexibilidade do espaldar e o revestimento em couro natural – matéria-prima muito presente no trabalho da arquiteta e designer. A cadeira está disponível nas versões com e sem braço.
Mais destaques na linha de mobiliário
O catarinense Luan Del Savio defende a criação de móveis que sejam “protagonistas de emoções”. Para isso, investe na composição de um desenho funcional, puro e simples. A Cadeira Vell, por exemplo, apresenta traços pontuais e minimalistas, que conferem um ar leve para o lançamento. A mesa lateral Drie é outra peça desenhada para a Moora Mobília. Ela oferece três tampos dispostos em uma base de aço, criando um conjunto limpo e moderno.
Angelo Duvoisin, designer e idealizador da Moora Mobília Brasileira, também conta com novidades entre os recentes lançamentos. É dele a Poltrona Barca. Com estrutura de metal e braços de madeira Muiracatiara, que remetem ao desenho das barcas de navegação, a peça pode ser revestida em couro ou tecido. Duvoisin também é o superintendente comercial do Grupo Artefama, de São Bento do Sul (SC).
Moora Mobília busca essência brasileira
Com pouco mais de três anos de atuação, a marca reúne um mix autoral e contemporâneo na linha de bancos, cadeiras, luminárias, mesas, poltronas e sofás. A curadoria comercial é de Ana Yajima e a parceria com outros designers também garantiu peças assinadas por importantes nomes do cenário nacional. Entre eles, os estúdios ,ovo e Lattoog, Bernardo Senna, Bruno Faucz, Luan Del Savio, Rejane Carvalho Leite, Richard Gohr e Zanini de Zanine.
Ana explica que a composição do time de profissionais leva em conta uma análise de demanda, disponibilidade dos designers e estratégia da marca. “A busca sempre será baseada na identidade do designer. Cada profissional tem seu potencial criativo, por vezes, com propostas extremamente comerciais ou apenas conceituais. Cada produto representa um novo estudo de caso”. Veja mais detalhes da atuação da Moora nesse post.