“Uma vida extraordinária”. Foi com esse conceito que a Moooi marcou presença durante a Semana de Design de Milão. Atuando nos segmentos de móveis, iluminação e revestimentos, a empresa de origem holandesa é conhecida por quebrar barreiras entre a arte e o design. Suas apresentações e lançamentos buscam dar novos sentidos à forma como interagimos com os ambientes residenciais e corporativos. Não é à toa que sua instalação seja uma das mais concorridas durante o circuito Fuorisalone ano após ano.
Neste ano, a marca deu continuidade ao conceito trabalhado na última edição – relembre aqui. A empresa apresenta “um universo de mundos místicos, atemporal e pontos de vista inspirados pela extraordinária diversidade da vida”. Essa visão estimulou a criação de aproximadamente 20 novos produtos. Tudo sob a direção criativa de Marcel Wanders.
Entre as inspirações, destaca-se o mundo natural – incluindo poltronas inspiradas em pétalas de flores. A variedade de papéis de parede, tapetes e tecidos baseados em desenhos de animais extintos foi outro destaque da Moooi. É a natureza expressa de novas e instigantes formas.
Falando em superfícies, o composé de cores escuras, como o preto, com tons terrosos (muito presente em Milão) ajudou a ditar a mística da instalação neste ano e deverá seguir como uma das principais tendências em cores. A ideia de um mundo tridimensional para ser descoberto e valorizado no dia-a-dia é outra leitura dos revestimentos criados.
Colaborando para a atmosfera intrigante e intimista em torno da exibição, o segmento de iluminação foi outro que ganhou destaque na Moooi. Interiores sombrios, onde os móveis e estofados se perdiam em meio ao ton sur tor dos revestimentos, abriam espaço para grandes lustres como pontos focais das ambientações.
Uma das contribuições de Wanders inclui também a linha Pet Lights. Trata-se de uma série de luminárias de mesa com formas de coruja, coelho e pinguim. Elas apresentam corpos de vidro com detalhes dourados. Segundo a marca, elas emitem “um brilho de luz ensolarado e quente”. Confira outros lançamentos e destaques no vídeo abaixo!
Moooi por Concrete & Megan Grehl
Para apresentar os lançamentos, a empresa assumiu uma abordagem diferente em 2018. A marca convidou profissionais do design e da arquitetura para projetarem dois espaços utilizando-se dos produtos da fabricante. A escolha recaiu sobre a designer nova iorquina Megan Grehl e o escritório holandês Concrete Architectural Associates.
Os profissionais tiveram acesso a toda a cartela de produtos da Moooi – móveis, iluminação, tecidos, couros, tapetes e acessórios. Além de completa liberdade para criar de acordo com sua filosofia e linha de trabalho. O resultado? Dois diferentes mundos que evidenciaram as possibilidades de uso das coleções (tanto conceitual quanto comercialmente).
“A Moooi não se limita apenas ao que as pessoas padronizadamente pensam sobre como usar os objetos numa casa. Isso nos inspirou a injetar essa noção de preservar o contexto, mas também incluir novas ideias em nossos espaços”, disse a designer Megan Grehl. Ela e outros profissionais de seu escritório projetaram o layout de uma residência para a Moooi. A exibição contava com ático, quarto principal, boudoir, sala de jantar e de estar, além de um ambiente externo. Megan fala um pouco mais sobre essa parceria e mostra o resultado final no vídeo abaixo.
Museu de Animais Extintos da Moooi
Inspirada por desenhos de animais extintos, a Moooi celebrou a diversidade da natureza e estimulou os limites da imaginação com o “Museu de Animais Extintos”. A instalação serviu para apresentar uma nova coleção de tecidos, couros, papéis de parede e tapetes. Os produtos trazem novas inspirações para o design de superfícies, com representações literais e abstratas dos animais.
“Procuramos museus ao redor do mundo e encontramos imagens incríveis de animais do passado, documentados por exploradores em suas viagens”, disse Marcel Wanders. Os lançamentos se inspiram em 10 criaturas extintas, incluindo o dodô, a preguiça corada e o leopardo barbado. Também há outros mamíferos, pássaros e peixes na eclética coleção Extinct Animals.
Pesquisa deu origem a novos revestimentos
Há também um design dedicado a cada criatura, com o objetivo de criar a impressão de pele, pelo ou plumagem. É isso mesmo! Os produtos buscam reproduzir a ideia de como seria a sensação tátil ao tocá-los. Cada padrão é inspirado ainda pelas características do um animal e narra uma história que estimula os sentidos através de materiais, uso de ilusões 3D, cores e sinfonias de formas.
“Suas estruturas orgânicas, extrema suavidade e aspereza, assim como os padrões geométricos são lembranças das maravilhas da natureza”, cita Marcel Wanders. O objetivo da coleção fica claro: apreciar a natureza e enriquecer os projetos de interiores em todas as direções. Um dos revestimentos de couro, por exemplo, é baseado na pele do rinoceronte anão (foto abaixo). Para quem não pôde visitar o evento, a empresa oferece uma experiência panorâmica de 360º pelas instalações. Para conferir, visite esse link.