voltar para o topo
Compartilhe: facebook twitter pinterest whatsapp

Será possível reunir em um único produto algumas das principais tendências e reflexos de comportamento e consumo da atualidade? E se tudo isso estiver reunido em um mobiliário? E se atrelado a esse móvel reunirmos ainda tecnologia, música e a ideia da casa como refúgio e hub social. Por fim, e se tudo isso for viabilizado via financiamento coletivo?

Essa é a proposta do “Console Stereo Modern HiFi”, projetado pela empresa americana Department Chicago, que começou fabricando móveis vintage há três anos e agora se dedica a mobiliário de design simples e consoles de áudio, segundo os seus próprios fundadores: Brandon Blunden e Katie McKiernan.

Com o crescimento das vendas dos discos de vinil na última década, os designers voltaram a projetar móveis para a casa que permitissem acomodar os equipamentos de áudios e os próprios LPs. Assim, nasceu o “Console HiFi” – um rack com som estéreo, design vintage e tecnologia Bluetooth para reproduzir música sem fio a partir de qualquer dispositivo.

 

Com potência de 100 watts e tecnologia Bluetooth, que permite conectar outros aparelhos para reproduzir som, incluindo a TV, o rack armazena até 120 discos

 

“O design é o nosso foco principal e fizemos o Console HiFi para o ouvinte de música, bem como para os entusiastas do mobiliário. Nossas inspirações decorrem da simplicidade do design de móveis das décadas de 1950 e 60. Também personalizamos o seu console, selecionando os acabamentos e combinações de cores, para que se adaptem a qualquer espaço”, explica o casal em sua campanha de financiamento na plataforma Kickstarter.

 

E por que uma campanha de financiamento coletivo?

O objetivo de Brandon e Katie (foto) era reequipar a fábrica para melhorar a eficiência, de modo a trabalhar com cronogramas maiores de produção, já que todo o trabalho é manual. Os recursos da campanha, com meta de arrecadar 20 mil dólares – já tinham batido 27,8 mil até a data de hoje e ainda há mais 10 dias para novas contribuições – também serão utilizados para atualizar o sistema de áudio final, melhorando a qualidade do som.

 

Mobiliário Console Wifi, com tecnologia bluetooth, projetado por Brandon Blunden e Katie McKiernan

 

Objeto de desejo

A pré-venda do Console HiFi, por meio da campanha Kickstarter, sai por 1.695 dólares, embora seu preço esteja sendo estimado em 2.495 dólares. A previsão do Department Chicago é iniciar a produção em setembro e entregar as primeiras peças entre outubro e novembro deste ano.

Todas as peças comercializadas no lançamento serão entregues com pés anti-vibração.

Com potência de 100 watts e tecnologia Bluetooth 4.0 APT-X streaming de música – que permite conectar outros aparelhos para reproduzir som, incluindo a TV –, o rack armazena até 120 discos, embora os divisores e prateleiras sejam removíveis e reguláveis. Feito a partir de madeira de nogueira e de finas camadas de MDF, para uma excelente reprodução do som, está disponível nos padrões Maple & Walnut, podendo ser combinados ainda com as cores Branca e Preta.

O mobiliário Console Wifi está disponível nos padrões Maple & Walnut, podendo ser combinados ainda com as cores Branca e Preta

Tecnologia no mobiliário x design de interiores

Os leitores do Habitus Brasil vêm acompanhando uma série de reportagens sobre essa nova relação do viver e da necessidade de rever alguns conceitos de fabricação e produtos para atingir novos consumidores. O e-book sobre as megatendências do morar também aborda vários desses aspectos.

O Console HiFi é um dos produtos que se encaixa nessa tendência que une mobiliário e tecnologia, sem deixar o desenho da peça de lado e priorizando o design de interiores, tendo o lar como um espaço que guarda as memórias de quem o habita, mas também se encaixa como ponto focal de qualquer ambiente.

Aliás, quem curte os discos de vinil não nega, eles fazem parte de uma nostalgia única, capaz de fazer uma retrospectiva de momentos e histórias vividas. Isso, porque um som remete a muitas coisas. Isso tudo em plena era da música digital e da proliferação de gadgets – dispositivos portáteis de variados segmentos, como smartphones, MP3 ou MP4 players, tablets, etc.

Reforçando que as casas respondem aos anseios de seus moradores, agindo como um hub dos espaços sociais, também já tínhamos apresentado a Serif TV e o recente lançamento da italiana Modà. Um sistema de áudio sem fio com tecnologia bluetooth e design sofisticado, que pode ser acoplado à parede e ganha status de objeto de decoração. O Sound 14 pode reproduzir música a partir de qualquer dispositivo e está equipado com uma interface gestual de controle, para tarefas como: próxima música, música anterior, play, pause e volume.

 

Sound 14, da Modà: um sistema de áudio sem fio com tecnologia bluetooth e design sofisticado, que pode ser acoplado à parede e ganha status de objeto de decoração

 

No Brasil, vale destacar a proposição do Grupo Munhoz Caetano, detentor das marcas Caemmun e Líder Casa, que apresentou ainda em 2014, durante a feira Movelpar, o protótipo de um home suspenso com a tecnologia bluetooth. Hoje, a novidade compõe a linha de modulados Newtech da Líder Casa.

Entre os fornecedores do segmento, a Häfele dispõe de sistemas de som Bluetooth para móveis – com cinco versões. Partindo da premissa que a música agora é digital e sempre disponível, o sistema de som pode ser facilmente integrado em uma variedade de móveis e bancadas, incluindo cabeceiras e sofás. O modelo BD 300, por exemplo, apresenta superfície de vidro com função de toque e docking station para aparelhos Apple.

 

Häfele apresenta sistema de som Bluetooth para móveis

 Mobiliário e decoração com tecnologia e personalização

Mudança de hábitos

A reviravolta dos discos de vinil também vem sendo observada em outros países. Estimativas internacionais dão conta de que as vendas do vinil têm crescido no mundo, enquanto o comércio de CDs despenca a cada ano. Nos Estados Unidos, por exemplo, a venda do “bolachão” aumentou cerca de 39% entre 2015 e 2014 – atingindo vendas de mais de 4 milhões de LPs no país, conforme pesquisa da consultoria Nielsen Soundsca. No Brasil, estima-se, as vendas obtiveram crescimento de 28% no último ano.

A prova de que os LPs estão conquistando também os mais jovens está no ranking dos 7 álbuns mais vendidos no primeiro semestre de 2015, conforme dados da Billboard.

O álbum 1989 de Taylor Swift é o 1º colocado entre os vinis mais vendidos, com 34 mil cópias. Esse é mais um indício de que o formato, normalmente relacionado ao público mais velho, está conquistando os jovens. Na sequência aparecem o músico americano Surfjan Stevens e o seu disco Carrie & Lowell, com 32 mil cópias vendidas no período. A lista segue com Arctic Monkeys, Alabama Shakes, Miles Davis, Sam Smith e Pink Floyd.

 

Com o crescimento das vendas dos discos de vinil na última década, os designers voltaram a projetar móveis para a casa que permitissem acomodar os equipamentos de áudios e os próprios LPs