voltar para o topo
Compartilhe: facebook twitter pinterest whatsapp

A nova geração de pais e crianças está muito mais antenada, favorecendo as empresas que enxergam neste cenário oportunidades para oferecer serviços e produtos diferenciados. E a edição 2016 do Salão Internacional do Móvel de Milão demonstra que muitas marcas devem apostar no segmento de mobiliário infantil, incluindo brinquedos e acessórios, de olho nos “consumidores do futuro”.

Assinadas por grandes designers, as peças revelam um nicho a ser explorado pelas marcas, que precisam conquistar os pais e os pequenos usuários – o que não deve ser nada difícil a julgar pelos produtos lançados até o momento.

Habitus Brasil já tinha apresentado a Qeeboo, sob o comando do designer Stefano Giovannoni, e que pegou uma carona nessa tendência do mobiliário infantil com o banco Rabbit. Em formato de coelho, o banco está disponível em duas versões, adulto e infantil, e 9 cores. Em plástico injetado, as orelhas foram esculpidas para atuar como encosto ou descansar os antebraços, conforme a posição escolhida para sentar, e o corpo do coelho atua como assento.

 

A Qeeboo, sob o comando do designer Stefano Giovannoni, pegou carona nessa tendência do mobiliário infantil com o banco Rabbit

 

O estúdio sueco Front, que também assina peças para a Qeeboo, se uniu à Gebrüder Thonet Viena para lançar o cavalo de balanço Furia. Respeitando a longa tradição de trabalhar com madeira curvada, cada assento é feito à mão, com estofamento em couro.

“Um cavalo de balanço é um antigo brinquedo que foi amado pelas crianças através da história”, explica Anna Lindgren, co-fundadora do estúdio ao lado de Sofia Lagerkvist, e acrescenta: “Peças de mobiliário da Thonet são muitas vezes repassadas na família, e nós desejamos reunir o longo legado da empresa com uma nova geração.”

Mobiliário infantil - O estúdio sueco Front se uniu à Gebrüder Thonet Viena para lançar o cavalo de balanço Furia

Cores, transparências e formas únicas

Quem também apostou no cavalo de balanço foi a Kartell, sob a assinatura do estúdio japonês Nendo. Em plástico transparente e baseado nas vigas H utilizadas na construção civil, o H-Horse é composto por duas superfícies curvas – uma para cabeça e assento; outro fornecendo o balanço – e uma chapa plana vertical que une as partes.

Oki Sato (Nendo) também projetou os bancos Smile com a emoção de um sorriso, aplicando um rosto alegre nos assentos.

 

H-Horse - cavalo de balanço da Kartell, sob a assinatura do estúdio japonês Nendo

“Nossos produtos mantêm a funcionalidade e são intrinsecamente divertidos, lúdicos e atraentes”, diz Claudio Luti, presidente da companhia italiana, que acredita muito no potencial de brinquedos e mobiliário infantil.

A coleção da Kartell Kids conta ainda com móveis assinados por Philippe Starck, com o elegante balanço Airway – disponível em policarbonato transparente ou opaco; Ferruccio Laviani, com a mesa de cubos empilháveis Clip Clap, que pode acompanhar o crescimento da criança; e Piero Lissoni, que assina o Trator Testa Calda e o carro de corrida Discovolante – peças lúdicas de mobiliário com variedade de combinações de cores, e que também servem de brinquedo para os pequeninos.

 

Paralelamente, a empresa anunciou ainda o serviço de customização de algumas peças, permitindo adicionar nomes ou desenhos a dois de seus produtos: a luminária Fl/Y e a cadeira Lou Lou Ghost, também assinada por Starck.

Mobiliário infantil

A tendência de produtos infantis também estava presente no Salone Satellite, mostra dedicada a jovens designers e que acontece em paralelo ao iSaloni. Oito alunos da Burg Giebichenstein – Universidade de Arte e Design, na Alemanha, apresentaram uma coleção de mobiliário infantil denominada “PLAY”.

 

Alunos da Burg Giebichenstein – Universidade de Arte e Design, na Alemanha, apresentaram uma coleção de mobiliário infantil - “PLAY”

 

Com a proposta de estimular a imaginação e promover a interação das crianças com as peças, a coleção apresenta uma cama em forma de casa, com teto em tecido, janela e prateleiras de madeira para armazenar brinquedos ou livros-gancho; estante com seções removíveis, que servem como blocos de construção ou rampa para carros de brinquedo; mesa com tampo articulado, que esconde uma área de armazenamento e funciona como quadro-negro; cadeira e lanternas de madeira empilháveis.

 

Alunos da Burg Giebichenstein – Universidade de Arte e Design, na Alemanha, apresentaram uma coleção de mobiliário infantil - “PLAY”. Na foto, cama e estante

 

‘Pequenos’ objetos de design

Outras importantes marcas e designers também apostaram no mobiliário infantil, como a italiana Magis. Desenhada pelo escritório suíço Big-Game, a cadeira Little Big Chair acompanha o crescimento da criança, com três opções de altura.

Com assento de plástico que se encaixa sobre uma estrutura de pés em madeira, a peça foi projetada para crianças de dois a seis anos de idade. “Como uma primeira cadeira é definitivamente um objeto que cria laços emocionais, queríamos as qualidades de uma cadeira de adulto, mas para as crianças”, disse Augustin Scott de Martinville, co-fundador da Big-Game, destacando ainda: “As crianças são um público específico, mas o processo de design é o mesmo que utilizamos ao projetar objetos para adultos.”
A italiana Magis também aposta no mobiliário infantil. Desenhada pelo escritório suíço Big-Game, a cadeira Little Big Chair acompanha o crescimento da criança, com três opções de altura

 

Mobiliário infantil para os pais

Por fim, a alemã Cybex anunciou sua entrada no mundo do design de interiores. Especializada em produtos infantis, o lançamento de uma linha de móveis e acessórios coloridos ocorreu em grande estilo, em parceria com o consagrado designer holandês Marcel Wanders, fundador da Moooi.

Sofisticada e com um visual urbano, a “Coleção Pais” inclui cadeiras de balanço, cadeira alta e poltronas, e um simpático porco com nariz removível para armazenamento de brinquedos, entre outros acessórios – tudo projetado para se encaixar perfeitamente no estilo de vida dos pais.

 

A Cybex anunciou sua entrada no mercado de mobiliário infantil com a Coleção Pais, em parceria com o designer Marcel Wanders

 

Nesse sentido, Wanders detalha o espírito por trás da coleção. “Os pais desejam ter filhos, mas eles não querem perder o que os torna quem eles são no processo. A partir desta linha de pensamento veio a noção de que a coleção deveria ser concebida para eles, ao invés de seus filhos. Queríamos sentimentos e estilo para caber perfeitamente na casa que eles já criaram. O mobiliário é brincalhão e abraça a sensibilidade da família moderna, que não precisa desaparecer só porque ganhou filhos”, pondera o designer.

 

A Cybex anunciou sua entrada no mercado de mobiliário infantil com a Coleção Pais, em parceria com o designer Marcel Wanders

 

Tem algo a acrescentar para esta matéria? Compartilhe conosco nos comentários.