As tendências de cor mudam diversas vezes no mundo do design de interiores. Hoje, vemos um movimento para a utilização de tons que nos conectem com a natureza, mas o Millennial Pink parece ter conquistado designers e fabricantes em suas novas coleções. Extremamente popular na moda, a cor esteve muito presente na semana de design de Milão, em coleções diversas.
Também chamada de Rosa Pink ou Candy Pink, a utilização da cor não está ligada a um discurso feminino. Mas, sim, porque traz um ar quente, convidativo e por ser surpreendentemente versátil. A proposta de oferecer um ar mais retro e a popularidade entre a geração de milleniuns (jovens entre 18 e 35 anos) também são apontados como fatores de sucesso.
O Habitus Brasil, em reportagem de outubro de 2016 – link aqui – , já tinha indicado a tonalidade como uma forte aposta para novas coleções. Depois do Rose Quartz, escolha da Pantone como a cor do ano em 2016 – junto com o Azul Serenity, o Millennial Pink agrada com seu ar mais sério. Às vezes, essa cor também cai em um espectro entre bege e pêssego.
Millennial Pink – A cor do momento
Uma simples pesquisa no Instagram ou Pinterest com o termo “Millennial Pink” basta para trazer uma série de resultados. Essa tonalidade de rosa também aparece de forma muito agradável ao lado de outras cores, como preto, cinza, verde esmeralda e branco. Tons madeirados também casam bem com a proposta.
Na Semana de Design de Milão o designer francês Marc Ange causou frenesi nas mídias sociais com seu retiro “Le Refuge”. Seguramente, o sofá-cama cor de rosa – ou Millennial Pink –, com suas enormes folhas de palmeiras vazadas foi uma das peças / instalações mais fotografadas. A representação de uma floresta e as sombras geométricas sob a luz solar são outras características do projeto.
Sobre a obra, Marc Ange disse que “Le Refuge é um lugar onde se encontra conforto e paz”. “É a projeção de uma memória infantil, e suas grandes folhas formam um abrigo sob o sol, longe da realidade, assim como as da selva imaginária que cresce na sala de uma criança que busca a fuga”.
Mais um pouco de Millennial Pink
A versão sofá de Under Construction, exposta no Salão do Móvel de Milão pela brasileira A Lot of Brasil, trouxe a cor do momento. Pedro Franco em parceria com Christian Ullmann projetou a versão poltrona desta peça originalmente em 2009. Agora, a linha recebe a versão sofá nos mesmos moldes: mescla de trabalho artesanal e processo industrial. A peça foi exibida com o revestimento de veludo rosa milênio.
O sofá de montagem, parceria da Diesel Living com a italiana Moroso, também foi de rosa. A coleção conjunta, diz o comunicado das marcas, traz produtos descontraídos e confortáveis. O sofá contrasta veludo, feltro e linho, com formas limpas e detalhes industriais, incluindo um sistema de parafusos de aço proeminentes.
Para Sanna Wåhlin, designer no escritório sueco Note Design Studio, “o rosa é uma cor muito suave e amigável, que tende a funcionar bem com um monte de outras cores e adiciona um certo brilho no ambiente”. A tonalidade foi escolhida pela equipe no lançamento do sofá La Isla, para a marca espanhola Sancal. Veja detalhes na reportagem Destaques do Salão do Móvel de Milão.
A designer eslovena Nika Zupanc, uma das profissionais mais badaladas do momento, também escolheu o Millennial Pink para dois projetos expostos em Milão. Uma espreguiçadeira angular (foto acima) para a marca britânica Sé – com armação de aço dourado, e uma coleção de móveis para a indiana Scarlet Splendor. Intitulada 88 Secrets, em alusão as 88 constelações do universo, a coleção de armários traz o rosa sóbrio e detalhes tipo fita em cobre.
Nika despontou no mercado e tornou-se um nome mundialmente reconhecido com o lançamento da lâmpada Lolita, seu primeiro objeto a ser produzido por Moooi.