Desconectar e conectar. Com essa premissa, o estudante mexicano Rodrigo Ambrosio Flores García venceu a final internacional do Concurso de Design Masisa 2016. Aluno do curso de design industrial do Centro de Estudios Superiores de Diseño de Monterrey (CEDIM), ele projetou uma mesa lateral, que também funciona como móvel acessório junto à cabeceira da cama. O projeto ganhador, chamado Ritch, consegue bloquear e liberar o sinal de celulares e dispositivos móveis ao criar uma camada analógica e um ponto de conexão no mesmo móvel.
A competição reuniu projetos da Argentina, Brasil, Colômbia, Chile, México, Peru e Venezuela, sob o tema Conecte seu Mundo, Smart Design. O objetivo da Masisa era que os universitários desenhassem uma peça de mobiliário que retratasse as transformações sociais envolvendo tecnologia, móveis e vida cotidiana.
Como prêmio, Rodrigo Ambrosio ganhou uma viagem para a Alemanha, com despesas pagas, para visitar a Feira IMM Cologne 2017 (16 a 22 de janeiro). Ele também terá a oportunidade de realizar um estágio temporário na Schattdecor – especialista em superfícies decorativas com sede em Thansau, na Alemanha.
Ritch – mobiliário on e off
A tecnologia aplicada no móvel Ritch é simples, assim como seu desenho, mas atende pontos como interação e comunicação. O estudante Rodrigo Ambrosio projetou duas seções – on e off – e o usuário escolhe se deseja ou não bloquear o sinal da internet. Segundo informações do autor, uma placa de cobre no tampo inferior permite bloquear até 95% do sinal do celular, quando ele está dentro da área off-line. Já no tampo superior, o aparelho consegue recuperar o sinal de conexão.
O segundo lugar foi para o estudante argentino Pedro Vilchez, da Universidade de Belgrano, com a mesa de escritório DSK. Já o terceiro lugar foi para o grupo de estudantes da Universidade Católica do Chile, composto por Carolina Pacheco, Javiera Grez, Maria Jesus Sotoluque e Stefanía Arias. O projeto, uma bancada de escritório com configuração flexível, chama-se Carpinteiro (Carpenter).
O Brasil foi representado na final internacional do Concurso de Design Masisa pelo estudante Douglas Banhado Siqueira, da UNOPAR – Universidade do Norte do Paraná, de Londrina (PR), com o Jazz Smart Rack.
Concurso de Design Masisa 2016
O júri especializado foi composto por Elisa Toazza, designer e Gerente de Design e Marketing da Schattdecor América Latina; Ricardo Geldres, desenhista industrial e professor da Pontifícia Universidade Católica do Peru; Teresa Edwards, arquiteta e designer de interiores, além de organizadora da Lima Design Week; Alvaro Chang-Say, arquiteto peruano membro do estúdio Armando Paredes; e Felipe Darrigrandi, gerente de Marketing da Masisa Andina. O anúncio ocorreu no dia 9 de novembro, em Lima, no Peru.