O título desta matéria traduz bem uma tendência apontada para o lar. A casa, hoje, é um ecossistema confortável e acolhedor, preferível em relação ao mundo exterior. É o que aponta o LivingScapes, estudo de megatendências do morar contemporâneo, desenvolvido pelo Trend Lab e ligado ao Salone del Mobile di Milano, ou iSaloni.
Segundo a pesquisa, as pessoas estão valorizando e preferindo ficar em casa, em um espaço aconchegante. Mesmo com a grande oferta de locais públicos para diversão, como cinemas, bares e restaurantes, “nada pode competir com o conforto do próprio sofá”.
Ainda de acordo com o LivingScapes, esse modelo de casa combina intimidade, facilidades (conexão online), conforto e segurança, sendo que valores como autenticidade e humanidade orientam as escolhas de seus moradores.
“Essa tendência não representa um impulso de isolamento, mas sim uma escolha consciente em busca de qualidade de vida”
Produtos e serviços para o lar
O que a tendência mostra é que reuniões sociais e de entretenimento são realizadas, cada vez mais, dentro do lar. Um exemplo disso é o crescimento de serviços como o Netflix que, com preço acessível, disponibilizam opções de divertimento em casa, de forma personalizada.
Ou ainda serviços como o Deliveroo, serviço de entrega australiano que leva comida de restaurantes Premium e permite configurar uma mesa na casa dos clientes. No Brasil, também crescem os serviços de entrega em casa de frutas e verduras orgânicas, como o Supernaturall, de São Paulo (SP), Up Fruit, em Curitiba (PR), além de muitos outros casos de comércio eletrônico que promovem e garantem facilidades no dia a dia.
Aliás, esse comportamento se reflete em vários espaços da casa. A cozinha, por exemplo, vira um verdadeiro laboratório dentro do lar, onde as experiências gastronômicas são compartilhadas com amigos e familiares. Vale ressaltar, e o iSaloni / EuroCucina reafirmam isso, as cozinhas estão cada vez mais próximas de “restaurantes reais”, tanto em termos de aparelhos domésticos semi-profissionais como em termos da qualidade das refeições preparadas e consumidas.
“Comer em casa não é mais uma situação de contingência, nem implica em qualquer tipo de renúncia do paladar”
Dentro desse conceito do lar como refúgio, o banheiro também assume um status de “spa privado”, de valorização do cuidado pessoal e íntimo. Por isso, muitos dos projetos de design de interiores para esse cômodo caminham para promover o bem-estar físico e mental.
E as salas passam a contar com grandes telas para a reprodução de filmes, criando verdadeiros cinemas privativos. O espaço para receber visitas também é valorizado.
Essa tendência merece atenção de especificadores, fabricantes e industriais. Novos hábitos requerem novos móveis e acessórios
Estilo de vida
Mas não se engane, isso não tem relação direta com o tamanho dos imóveis; e sim com a forma como são projetados e decorados. O foco deve ser no bem-estar dos moradores. “É um estilo de vida que promove a autenticidade e as pessoas se cercam de objetos e móveis que tenham significado para elas, fugindo dos ‘ditames da moda’”, aponta o estudo LivingScapes.
Isso se dá, segundo a pesquisa, pela elevação do lar a um novo patamar de refúgio, uma espécie de santuário. “Um reino de conforto e receptividade que a maioria das pessoas aspira, com seu estilo particular”, conclui o Trend Lab. Ou seja, um lar na medida das necessidades, preferências e hábitos dos indivíduos.
Confira o e-book do Habitus Brasil, com todas as tendências do LivingScapes!