voltar para o topo
Compartilhe: facebook twitter pinterest whatsapp

O encontro e “recorte” das culturas sulistas do Brasil, Argentina, Uruguai, Chile e Paraguai. Este é o mais novo projeto do designer Rodrigo Almeida, que responde pela curadoria do documentário Meridional. Dividido em cinco episódios, com duração de meia hora cada, a série audiovisual aborda temas como arquitetura, design, cultura, arte e filosofia.

Para os profissionais envolvidos, Meridional traz “nossas raízes ancestrais transpostas ao ritmo da sociedade contemporânea”. A proposta, explicam, é revelar lugares que de alguma forma testemunhem o cruzamento dos povos do Sul, nos cinco países da América do Sul. O objetivo é apresentar semelhanças e diferenças entrevistando personagens que se destaquem pela produção de bens culturais, incluindo o design.

Além dos episódios audiovisuais, a iniciativa terá desdobramentos em eventos, obras de design e cooperação entre empresas, artistas e profissionais do design. Abaixo, assista ao vídeo com o teaser do projeto.

Meridional e os povos do Sul

Rodrigo Almeida atua como designer de mobiliário e de interiores, além de assinar obras de arte e acessórios, mas também é estudioso da história do mobiliário e da cultura popular brasileira. Contudo, em seu novo projeto, o objetivo é elucidar o desenvolvimento da “estética meridional desses povos”. Meridional é uma qualificação que abrange tudo que está situado ou voltado ao Sul.

“Vamos mostrar no decorrer dos programas que estes povos ocupam um território fronteiriço e compartilham uma maneira específica de se relacionar com o espaço ao seu redor, com as manifestações artísticas e, claro, com o design”, explica Almeida.

O primeiro episódio já foi lançado e mostra as referências do Rio Grande do Sul, com belíssimas paisagens de pano de fundo. Entre os entrevistados, estão o artista plástico Sérgio Lopes e o estilista e pesquisador Walter Rodrigues. O próximo destino, segundo a produção, será o Uruguai.

 

Rodrigo Almeida atua como designer de mobiliário e de interiores, além de assinar obras de arte e acessórios, mas também é estudioso da história do mobiliário

 

Rodrigo Almeida – design brasileiro

Recentemente, o designer encabeçou o projeto Armorial, com valorização do povo e da cultura do Nordeste. No episódio piloto, ele comenta essa diferença regional. “Vejo tudo como Brasil, mas são momentos diferentes. No Nordeste se tem um pré-artesanato muito rico, mas não se tem um desenvolvimento industrial tão avançado. Já no Sul, é o contrário. Se partiu de um pré-industrial e industrial, mas não se teve um artesanal antes”, explica o profissional.

 

Equipe eclética em Meridional

Responsável pela curadoria, o designer Rodrigo Almeida tem a cultura brasileira muito presente em seus trabalhos e isso é reconhecido internacionalmente. O profissional já expôs suas peças em galerias como FAT Galerie, de Paris (França), e Patricia Dorfmann, em Milão (Itália). Dois de seus projetos integram ainda o acervo permanente do Museu Centre Georges Pompidou, em Paris.

A apresentação está a cargo de Gabriel Costa Sachett, formado em direito e autor do livro Drummond: A Origem de um Enigma. Já o diretor e roteirista Lissandro Stallivieri é jornalista pós-graduado em Artes Visuais. Tem experiência em roteirização e direção de dezenas de filmes e vídeos publicitários, bem como filmes de ficção e documentários. A produtora executiva Janete Kriger é fotógrafa de arte e já participou de dezenas de trabalhos audiovisuais.

A produção é da Spaghetti Filmes, produtora independente com sede no Rio Grande do Sul e que atua desde 2003 em filmes comerciais e artísticos. Entre os prêmios, já recebeu Leões de Ouro e uma indicação ao Oscar. A princípio, os episódios da primeira temporada serão disponibilizados no Vimeo.