A busca pela reconexão com a natureza vem norteando as relações humanas também com o morar. Essa tendência, inclusive, é pauta constante no universo de arquitetura, design e interiores. Além do uso de plantas e materiais naturais, os profissionais da área vêm fazendo uso de painéis de MDF, revestidos com diferentes desenhos e texturas, para ampliar essa possibilidade na decoração.
De olho nesse estilo de vida, a Guararapes aposta no MDF Nogal Champagne. O desenho desse painel, que integra a linha Naturale da marca, reproduz a suave tonalidade e o movimento dos veios da Nogueira. Essas características, que permitem compor móveis e diferentes projetos de arquitetura, chamam a atenção de arquitetos e marceneiros.
A possibilidade de combinações e aplicações é outro atrativo deste painel madeirado. Utilizando o Nogal Champagne em projetos de sua autoria, a designer de interiores Margit Soares aposta na diversidade. “Ótima alternativa à madeira natural, o acabamento pode ser utilizado em todos os ambientes e combinado a inúmeras cores e elementos”, diz.
Tendência: Ambientes ‘revestidos’ com MDF
Além da tradicional utilização em móveis e paredes de home theater, os painéis de MDF estão ganhando novas aplicações. Na CASACOR Paraná 2017, Margit Soares revestiu paredes e teto da “Garagem de Estar” com o painel Nogal Champagne. A ideia seguiu a proposta de ambientes ‘envelopados’, que ampliam o impacto visual e a sensação de aconchego.
A própria textura dos painéis colabora para oferecer um toque especial, já que a maioria delas é inspirada em elementos da natureza. “Fiquei encantada com a proposta do padrão, muito similar à madeira natural”, comenta Margit.
O trabalho da marcenaria, promovendo alternância de profundidade e o uso de painéis perfilados nas paredes, também colaborou para destacar o acabamento. “A estrutura e os movimentos naturais do desenho no painel de MDF, além da tonalidade suave, são ideais para criar projetos atemporais”, aponta Anelise Kelly Stigar, que atua no setor de marketing da Guararapes.
O uso abundante de painéis de madeira também foi a aposta da arquiteta Cynthia Karas na CASACOR Balneário Camboriú 2017. O Garden Coffee Lounge trazia os padrões Savana e Grafite, e uma área de refúgio para contemplar a natureza. Confira os detalhes do espaço neste link.
Versatilidade do MDF Nogal Champagne
Para Anelise Stigar, uma boa proposta é combinar os painéis Nogal Champagne e Fendi em projetos de móveis e interiores. “A estrutura natural dos veios da madeira e a neutralidade do padrão Fendi são ideais para projetos exclusivos”, opina.
Os arquitetos que buscam projetos com a sensação de amplitude podem combinar o MDF Nogal Champagne com os padrões Elmo Dubai e Teka Bianco. Ambos proporcionam uma atmosfera agradável e contribuem para valorizar a riqueza de detalhes do painel madeirado. A Linha Naturale conta ainda com outros 15 padrões, que reproduzem o desenho de diferentes madeiras. Confira mais detalhes no site da fabricante.
Para os profissionais que buscam contraste ou tons mais escuros, Anelise sugere a composição com o MDF Cobre. Integrante da linha Metalic, da Guararapes, esse painel traz o aspecto metalizado para móveis e ambientes. “Essa é uma tendência contemporânea, que mescla tons madeirados com efeitos metalizados. Você cria um contraste luxuoso e moderno”.
MDF Fendi
MDF Elmo Dubai
MDF Cobre