voltar para o topo
Compartilhe: facebook twitter pinterest whatsapp

O Studio Marta Manente acaba de ser selecionado para participar de um programa de caráter internacional: o Design na Pele. A proposta integra mais uma das ações internacionais do estúdio brasileiro, visando o mercado de comércio exterior e a divulgação do desenho autoral de sua diretora.

Formada em Tecnologia em Produção Moveleira e pós-graduada em Design de Produto, com ênfase em móveis, Marta Manente reúne 17 anos de experiência no mercado e há 12 anos comanda seu próprio escritório – atendendo importantes players do Brasil.

“Essas ações ajudam a posicionar o nome do estúdio em um novo patamar, elevando o padrão da nossa empresa e dos serviços prestados”, admite Marta.

Recentemente, o estúdio gaúcho já havia participado das feiras Salone del Mobile di Milano (iSaloni), realizada em abril em Milão (Itália), e da International Contemporary Furniture Fair (ICFF), que aconteceu em maio, em Nova Iorque (Estados Unidos). Nas duas oportunidades, a participação ocorreu por meio do Projeto Raiz, da Apex-Brasil.

 

Estande do Projeto Raiz, da Apex-Brasil no Salone del Mobile, iSaloni, em Milão, Itália, na edição 2016 da feira
Estande Projeto Raiz no iSaloni 2016. Poltronas Donaire, assinadas por Marta Manente, aparecem em primeiro plano

 

Design da Pele

Em sua terceira edição, o design colaborativo dará o tom desta nova ação do Design na Pele, com previsão de apresentação de produtos para o primeiro semestre de 2017. Neste trabalho, o Studio irá atuar em parceria com a BRV Móveis, de Bento Gonçalves (RS), para projetar e potencializar a fabricação de móveis em couro, visando exportações para o mercado dos Estados Unidos.

O programa é uma ação do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), por meio do projeto Brazilian Leather, em parceria com a Apex-Brasil.

 

Designer Marta Manente, do Studio Marta ManenteMarta Manente

Conversamos com a designer Marta Manente sobre as novidades, a prospecção internacional e o trabalho do estúdio. Confira o bate-papo.

 

Como foi a experiência de participar de duas feiras internacionais – iSaloni e ICFF – e o que essa internacionalização significou para o Studio Marta Manente?

Para a participação nessas feiras, por meio do Projeto Raiz da Apex-Brasil, passamos por uma seleção de aproximadamente dois anos. Valeu a pena, porque ir às feiras posicionou o nome do estúdio em um novo patamar, elevando o padrão da nossa empresa e dos serviços prestados.

 

O público das feiras internacionais aceitou bem as peças e o design brasileiro?

Tivemos excelente e grata aceitação do nosso design tanto em Milão, na Itália, como em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Todos que visitaram e conheceram os móveis ficaram admirados com a multicultura brasileira e a criatividade dos desenhos.

 

Como a brasilidade se expressa nas peças criadas pelo Studio?

Usamos madeira brasileira reflorestada em nossos produtos, o que tem grande aceitação no exterior e ajuda a expressar essa brasilidade. Além disso, as cores, formas ousadas e uso de trabalhos manuais e artesanais destacam o design nacional nas peças produzidas.

 

O estúdio trabalha em formato de centro de design integrado. O que isso significa na prática? Quais as vantagens de se trabalhar dessa forma?

Atuamos com assessoria completa em design estratégico, em parceria com as indústrias moveleiras. Desenvolvemos todas as ações a partir do mesmo briefing, desde a concepção de um projeto novo até todo o fortalecimento comercial, por meio de ações de marketing e comunicação. Isso é o que chamamos de prestação de serviço como centro de design integrado. Desta forma, acreditamos que os lançamentos tem rápida entrada no mercado e divulgação.

 

Sofá Pinot Noir, de Marta Manente para Sofisticato Estofados
Sofá Pinot Noir, para a Sofisticato Estofados

 

O Sofá Flag [licenciado para a Estobel Estofados] foi uma das peças expostas nas feiras internacionais. Qual é o destaque do produto?

O Sofá Flag já recebeu dois prêmios importantes: o internacional Design Challenge, Nova Iorque 2015, e o nacional Objeto Brasil 2016. O principal diferencial dessa peça é a dupla funcionalidade, podendo ser utilizado como sofá para living ou como chaise longue.

O estúdio conta com peças patenteadas. Isso é uma prática frequente? Por quê?

Sempre orientamos nossos clientes para que registrarem seus produtos, principalmente aqueles que sabemos que terão grande visibilidade. A importância disso é que infelizmente no Brasil ainda há muita cópia de peças que fazem sucesso no mercado. Desta forma, protegemos o nosso design e o investimento das indústrias que acreditam no nosso trabalho.

 

Studio Marta Manente

Confira, na galeria de fotos, algumas peças assinadas pelo Studio Marta Manente, que atua em diversos segmentos, com atividades no âmbito do design, comunicação, varejo de móveis e complementos. A equipe também desenvolve projetos de design de interiores residenciais e corporativos, e conta com seis profissionais: Taís Kunh, Bianca Salvadori, Bruna Razador, Junior Lima, Ana Paula César e a própria Marta Manente.