voltar para o topo
Compartilhe: facebook twitter pinterest whatsapp

Para muitos de nós, a cozinha é o centro da casa. É onde fazemos as refeições diárias. É onde a tarefa de casa é feita e as reuniões familiares são realizadas. E é onde os convidados se reúnem, mesmo que a mesa da sala de jantar esteja preparada. Esse ambiente é muito mais do que apenas um espaço utilitário e, felizmente, há inúmeras e novas possibilidades de acabamentos para o mobiliário e o design de interiores das cozinhas.

Na verdade, olhando para esse movimento, podemos dizer que o pensamento de muitos arquitetos e designers revela a ideia de uma “cozinha, não cozinha”. Uma rápida passagem por sites de decoração, redes sociais ou visita a mostras de decoração revela uma variedade de projetos e estilos para essa “nova” cozinha. Em comum: projetos atraentes e versáteis – seja em espaços compactados ou áreas com proposta gourmet.

“Temos uma paleta de cores muito mais abrangente e materiais coesos para alcançar uma unidade com os espaços adjacentes. Isso ajuda na conexão com os demais elementos de decoração e de interiores. A função continua sendo primordial, mas os móveis e detalhes decorativos passaram a acompanhar o estilo do morador e do restante da casa”, pondera Sibelia Vito Moreno, do departamento de marketing da Sayerlack.

 

Os profissionais de marcenaria podem criar cozinhas e móveis exclusivos com 5 processos de pintura e acabamentos da Sayerlack

 

COZINHAS COM SOLUÇÕES SOB MEDIDA 

Para demonstrar algumas das possibilidades de produção de uma cozinha sob medida, a Sayerlack indica processos de pintura e acabamentos. Todos eles podem ser realizados por marcenarias, independente do seu porte. E aplicados sobre madeira, painéis de MDF, aglomerado, MDP e vidro.

Segundo a companhia, além da variedade de cores, arquitetos, designers e marceneiros podem explorar acabamentos brilhantes, foscos e acetinados com nuances e combinações de texturas da própria laca – nas versões microtextura e texturizada.

“A qualidade do acabamento no mobiliário é um fator primordial para diferenciar os projetos das cozinhas, além de outros ambientes”, orienta Sibelia. “Ao fazer uso de diferentes processos de pintura os projetos ganham em personalização e exclusividade quase ilimitada”, acrescenta.

Abaixo, um quadro resumido com cinco acabamentos indicados para a marcenaria. Os profissionais interessados em esclarecer dúvidas ou obter informações sobre aplicação, podem enviar um e-mail para [email protected].

 

Para demonstrar algumas das possibilidades de produção de uma cozinha sob medida, a Sayerlack indica processos de pintura e acabamentos

 

Interessado em guardar essas dicas, faça o download do arquivo em PDF. Basta clicar aqui:  5 acabamentos para diferenciar cozinhas sob medida

 

Cores, invista nessa tendência

Fabricar um móvel sob medida significa que você pode selecionar a cor exata que deseja. As cozinhas também podem e devem ser coloridas! A paleta de cores que pode ser obtida com o Sistema Sayersystem, por exemplo, soma mais de 4 mil tonalidades. A foto de abertura da reportagem, por exemplo, traz um projeto do Studio dLux para a cozinha do Tastemade Brasil, com as lacas azul claro (G030) e azul escuro (Y168).

Dentro dessa proposta, as lacas microtexturizadas são especialmente indicadas para móveis de cozinha. Afinal, a textura proporciona maior resistência química, a riscos e abrasão – importante diferencial para este ambiente. Dica! No distribuidor autorizado Sayerlack, procure pelos códigos FO5 6861 e FO5 6837 – Acabamento PU Microtextura Multiuso Cores.

 

Lacas para agregar valor

Uma das principais vantagens do acabamento em laca é a possibilidade de uso do mesmo produto sobre diferentes superfícies. Ela pode ser aplicada sobre vidro, alumínio, madeira e até painéis revestidos de BP (sem primer/fundo), e sem a necessidade de aplicar um promotor de aderência.

Para os painéis crus de MDF e MDP é preciso aplicar primer/fundo para obter bons resultados. Ao utilizar as lacas multiuso, o marceneiro também pode fazer uso de um único catalisador, o que evita a aquisição de vários itens para a pintura do móvel. Na foto, projeto do escritório Casa 100 Arquitetura com a laca azul (ref. M016) na cozinha.

 

Fabricar um móvel sob medida significa que você pode selecionar a cor exata que deseja. Lacas microtexturizadas são indicadas para as cozinhas

 

Acabamento aveludado com efeito fosco

Outra possibilidade de criar impacto no mercado de móveis sob medida, é incorporar novas texturas. A sofisticação visual e do toque pode ser adquirida com a tecnologia de Soft Touch – um verniz acabamento que proporciona ao móvel um toque suave e aveludado com efeito fosco. O produto é indicado para cozinhas e ambientes de estar, embora possa ser aplicado em diferentes móveis.

Apesar da suavidade do toque, o Soft Touch elenca uma série de vantagens e diferenciais para os projetos indica a Sayerlack. O acabamento é hidrorrepelente (proteção contra umidade), possui resistência térmica e química, e é eficaz contra riscos. Outro diferencial é a proteção antimicrobiana Silver Defence. No Distribuidor autorizado procure pelo código FO0 6592 00.

 

Verniz Base Água Transparente

A proposta de valorização dos móveis de cozinha também ganhou força com projetos que se estendem para a área de lazer, integrado à churrasqueira ou área gourmet. Neste caso, recomenda-se o uso de um verniz base água em mesas e bancadas que possuem contato com alimentos. Segundo a Sayerlack, o verniz apresenta toque sedoso, ótima transparência e uniformidade na aplicação, mantendo a qualidade da madeira.

Outro diferencial, explica a empresa, são os componentes que inibem a deterioração do revestimento causado por fungos e bactérias. Tais componentes possuem registro no FDA (Food and Drug Administration), permitindo seu uso na pintura de utensílios que possam ter contato com alimentos. Essa proteção se estende a carrinhos de churrasqueiras, tábuas de corte, saladeiras, etc. Nos distribuidores autorizados, o verniz pode ser encontrado pelo código YO10 1391 00 – acabamento base água transparente.

 

Sayerlack recomenda o uso de um verniz base água transparente, adequado mesas e bancadas que possuem contato com alimentos

 

Tecnologia Silver Defence nas cozinhas

Nessa linha de proteção que está atrelado a produção de um ambiente seguro, saudável e livre de micro-organismos, a fabricante indica a linha de produtos que traz o Silver Defence. Trata-se de uma linha que utiliza nanopartículas de prata. Um dos agentes antimicrobianos de maior eficácia e que permanece ativo durante toda a vida do acabamento.

“É uma tecnologia muito presente no exterior e que vem ganhando mercado no Brasil. Incorporado as tintas e vernizes, o Silver Defence impede a proliferação de fungos e bactérias nas superfícies que recebem os acabamentos da Sayerlack”, explica Sibelia Vito. A supervisora de marketing indica ainda que os profissionais interessados podem acessar o site www.sayerlack.com.br para pesquisar mais detalhes dos produtos e manuais de aplicação.