voltar para o topo
Compartilhe: facebook twitter pinterest whatsapp

Ter um olhar voltado ao futuro é premissa de qualquer empresa que deseja entender e atender seus clientes. Nessa busca pelo novo, muitas vezes, também encontramos ações e comportamentos que estão sendo explorados por marcas e que podem ser interessantes. E diante das metas diárias de cobrança por desempenho e sucesso pessoal e profissional, é a vez de falar sobre saúde mental.

Em matéria, já abordamos o tema Lowsumerism. Um dos aspectos abordados foi o fato de como o consumismo exacerbado das últimas décadas teve impacto sobre a saúde. Estudos ligam sintomas como estresse, depressão e ansiedade a essa necessidade de “ter sempre mais”. Veja mais detalhes aqui.

Pois bem! Algumas marcas olharam para esse tema e passam a oferecer uma alternativa. É o que mostra um relatório recente da JWT Intelligence (J. Walter Thompson Intelligence), demonstrando que a saúde mental está saindo das sombras. A empresa realiza uma série de estudos sobre comportamento, estilos de vida, cultura, tecnologia e varejo.

 

Frazzled Cafe, um espaço dentro da Marks & Spencer, rede varejista, oferece espaço para que os clientes possam compartilhar seus problemas

 

Marcas enfrentam estigma da saúde mental

Um bom exemplo vem da varejista britânica Marks & Spencer. Com o mote “It’s ok, to not be ok” – Tudo bem, você não estar bem, em tradução livre –, a linha de cafés lança o Frazzled Cafe. A expressão frazzled refere-se ao esgotamento.

Trata-se de um espaço onde, além de saborear café, os clientes terão rodadas quinzenais de bate-papo sobre seus problemas. O ambiente, após o fechamento, também propiciará um espaço mais calmo e tranquilo. “O Frazzled Cafe é uma forma simples e livre da pressão de lidar com temas que podem ser vistos como tabu – estresse, ansiedade, depressão e outros distúrbios”, disse Sacha Berendji, diretor de varejo da Marks & Spencer, em comunicado à imprensa.

A ideia foi elaborada em parceria com Ruby Wax, defensora da conscientização sobre saúde mental e autora do best-seller “A Mindfulness Guide for the Frazzled”.

 

Frazzled Cafe é uma resposta à necessidade das pessoas de compartilhar seus problemas e uma tentativa de ajuda à depressão e ansiedade geradas pelo consumismo. Segue a linha do lowsumerism.

 

“Esperamos que, oferecendo locais livres e calmos, possamos ajudar os membros da comunidade que simplesmente precisam falar sobre o que está acontecendo em suas vidas”. Os grupos de apoio e conversas serão liderados por voluntários treinados. Inicialmente, serão 11 lojas nesse conceito no Reino Unido, mas outras serão inauguradas ao longo do ano.

“Vivemos em um momento em que ter uma vida cheia é considerado sucesso”, afirma Wax. “Mas com toda essa pressão, muitos de nós não temos para onde ir e conversar sobre isso. Frazzled Cafe é para as pessoas se reunirem e compartilharem suas histórias, calmamente sentadas e serem ouvidas”, acrescenta a profissional. Os administradores ressaltam que não se trata de terapia, apenas um espaço para conversas em torno do bem-estar geral.

 

Trabalho intenso e pressão para o consumo tem formado uma população com problemas de saúde mental como estresse e ansiedade. Marcas buscam soluções para amenizar esses problemas

 

Design de bem-estar… em Milão

Em meio a movimentada Semana de Design de Milão, empresas e designers também abordaram o tema da saúde mental. Em geral, as marcas sabem que os consumidores de hoje estão cada vez mais à procura de espaços e produtos que podem fazer a diferença em seu bem-estar físico e mental.

A empresa de móveis de escritório americana Humanscale, em colaboração com o designer Todd Bracher, apresentou o RE:CHARGE Café. Um espaço pop-up (temporário) projetado para que os visitantes recarregassem e encontrassem descanso. O café incluía iluminação biológica, que segue ritmos circadianos – ou seja, segue o relógio biológico do corpo humano. O espaço também tinha purificação de ar nas paredes e alimentos e bebidas saudáveis durante todo o dia.

“O compromisso com a saúde e bem-estar no trabalho é a base para este conceito”, disse Bracher em um comunicado. “Jetlag, reuniões, exploração contínua das novidades colocam pressão sobre o sistema imunológico. E nós oferecemos um ambiente projetado para retomar o relógio do seu corpo”. O café estava localizado no distrito de Brera.

 

O compromisso com a saúde e bem-estar no trabalho é a base para este conceito, disse Todd Bracher sobre a ação com a Humanscale

 

Relaxamento, meditação e yoga

Ainda em Milão, o designer japonês Yuri Suzuki projetou o Pêndulo Sônico, uma instalação calmante feita de 30 pêndulos balançando em um pátio ao ar livre. O movimento fluído e sons eram destinados a mergulhar os visitantes em um estado de relaxamento e meditação. A ação foi proposta pela marca de automóveis Audi.

Enquanto isso, no distrito de Lambrate, a Ikea organizou sessões matinais de yoga com Martina Sergi e Martina Rando, também conhecidas como The Two Martinas. O espaço também tinha uma área de relaxamento para visitantes.

 

 

Ações de bem-estar refletem uma tendência importante entre os consumidores

De olho na saúde mental

A discussão sobre saúde mental e bem-estar não é uma preocupação apenas no setor de varejo e design. Empresas como Instagram e Facebook estudam o lançamento de recursos para detectar usuários que necessitam de ajuda. Por meio das redes sociais e aplicativos, os usuários poderão sinalizar postagens que indiquem essa necessidade.

Há outros exemplos no setor de comunicação. Anxy é uma nova revista que pretende abordar a saúde mental. Outras publicações que virão ainda este ano, informa a JWT Intelligence, são a 2AM Club, da Indonésia, e “Do What You Want”, do Reino Unido.

O aplicativo Headspace é outro exemplo. Com ele, é possível receber meditações para lidar com o estresse diário. Tem feito tanto sucesso que recentemente foi avaliado em US$ 250 milhões. O interessante nesse movimento, para os gestores de marcas, é perceber como os consumidores irão reagir em torno deste sistema de valores reconfigurado.

Assista ao vídeo de Ruby Wax e conheça mais sobre o trabalho da comediante na busca pela desmistificação da doença mental.