voltar para o topo
Compartilhe: facebook twitter pinterest whatsapp

Uma competição que promove o design brasileiro contemporâneo e o intercâmbio cultural entre Itália e Brasil. Este é o objetivo do Mad for Brazil, Mad for Design, que está com inscrições abertas até o dia 20 de março. O concurso, destinado a jovens designers e criativos brasileiros, integra uma série de eventos que acontecerão na semana do Salão do Móvel de Milão, na Itália. Este ano, o iSaloni acontece de 4 a 9 de abril de 2017.

O desafio é idealizado pelo estúdio Marcello Albini e promovido em colaboração com o Brasil S/A, MAD ZONE, Associação Cibartisti e as empresas Rossi di Albizzate, La Murrina e Swarovski. O Consulado Geral do Brasil em Milão patrocina a iniciativa, que ainda conta com a participação do POLI.design – Politecnico di Milano e do IED – Istituto Europeo di Design. O Politecnico colabora com a promoção, inscrição dos projetos e está presente no júri do concurso.

Mad For Brazil é o conceito de uma série de eventos que conecta moda, arte, gastronomia e design. “A proposta é criar um formato original de promoção dos países, começando pelo Brasil, que está trabalhando sua identidade cultural como país”, explica Rosani Gallina, promotora do evento.

 

A competição traz dois briefings dos patrocinadores Rossi di Albizzate, de estofados e poltronas, e La Murrina, que fabrica luminárias artesanais em vidro de Murano

 

Rossi di Albizzate, La Murrina e Swarovski

Segundo os promotores, o concurso pretende identificar novos conceitos de design, valorizando a criatividade e inspiração brasileira. A competição traz dois briefings específicos, elaborados pelos patrocinadores corporativos: Rossi di Albizzate, empresa de estofados e poltronas, e La Murrina, que fabrica luminárias artesanais em vidro de Murano.

Os produtos podem ser enriquecidos com elementos da companhia Swarovski, que cederá o material aos candidatos na fase de prototipação.

 

O concurso é idealizado pelo estúdio Marcello Albini e promovido em colaboração com o Brasil S/A, MAD ZONE, Associação Cibartisti e as empresas Rossi di Albizzate, La Murrina e Swarovski

 

O regulamento, inclusive, traz todas as características para a inscrição das ideias. Entre os indicadores, por exemplo, está o custo aproximado dos produtos. O modulo básico do sistema de assento deve variar entre 1.000 e 2.500 euros (em versões personalizadas Swarovski) e a luminária entre 8.000 e 15.000 euros. A peça da La Murrina será direcionada a projetos residenciais de luxo, tendo como mercados-alvo a Rússia, Oriente Médio e países da Ásia.

Para Rosani, “os alunos têm a oportunidade de se promover dentro de um evento de renome internacional, como o Salão do Móvel de Milão, e ainda colaborar com empresas de grande calibre”.

 

O Consulado Geral do Brasil em Milão patrocina o Mad for Brazil, que ainda conta com a participação do POLI.design - Politecnico di Milano e do IED - Istituto Europeo di Design

 

Mad for Brazil: Regras de participação 

De acordo com o regulamento, os projetos devem ser originais e inéditos, e desenvolvidos especificamente para a competição. É necessário que os desenhos apresentados sejam viáveis de prototipação para a segunda fase, quando as ideias selecionadas pelo júri serão exibidas no Mad Zone – localizado no distrito criativo de Brera. O regulamento completo está disponível neste link: www.madzone.it.

A organização do Brasil S/A detalha também que a ação integra os planos de promover e comercializar o design brasileiro no exterior. “É uma oportunidade que os alunos e criativos brasileiros têm para apresentar o seu trabalho para empresas que estão dispostas a produzir e comercializar as peças vencedoras, incluindo a assinatura do designer”.

Ainda durante o Fuorisalone, os vencedores terão a oportunidade de exibir seus projetos no Hotel Boscolo Milano e na Università Statale di Milano (Universidade de Milão). Essas e outras informações estão no hot site do concurso.