Quando lemos um livro, criamos em nossa imaginação uma projeção de como são os personagens e os espaços onde vivem. E todo esse mundo imaginário dos livros também serve de inspiração para arquitetos que criam obras fantásticas e aproximam a ficção da realidade. Por consequência, o resultado também acaba por atrair turistas, curiosos e amantes de literatura e arquitetura.
Veja alguns exemplos de obras que inspiraram profissionais pelo mundo.
Espanha – Hotel Tres Sants
O designer italiano Chiara Fabiani e o arquiteto Fernando Minorcan Pons Vidal buscaram referências no livro ‘As Cidades Invisíveis’, de Italo Calvino, para reformar a grande mansão de meados do século XVIII que abriga o Hotel Tres Sants. Todo o ambiente convida ao relaxamento e transmite tranquilidade, e cada uma das oito suítes exclusivas tem decoração que faz referência ao livro que narra a história de Marco Polo. O hotel fica em Menorca, na Espanha.
Turquia – Museu da Inocência
O romance do vencedor do Prêmio Nobel de Literatura 2006, Orhan Pamuk, inspirou a construção do Museu da Inocência – que leva o mesmo nome de sua obra literária. O prédio fica em Istambul, na Turquia, e conta com um espaço dedicado a cada capítulo da publicação, totalizando 83.
A obra conta a história da paixão do herdeiro de uma família rica, Kemal, por uma prima afastada, Füsun, de um meio social menos favorecido, e articula o impasse que viveu a Turquia dos anos 1970 – e que ainda repercute nos dias atuais -, dividida entre impulsos ocidentais e tradicionais. Cada ambiente do Museu é dedicado à memória e passagens de personagens do romance, mas também retrata a vida em Istambul.
Quem já visitou e leu a obra, garante que, por meio dos objetos e da arquitetura, o lugar desperta no visitante uma emoção similar à da leitura do livro.
Nova Zelândia – Woodlyn Park
Entre as 10 unidades disponíveis no Hotel Woodlyn Park, da Nova Zelândia, duas chamam a atenção dos amantes dos livros de ficção e da arquitetura. São dois quartos construídos com inspiração na obra “O Senhor dos Anéis”. Os espaços reproduzem a casa de um Hobbit, personagem foco do segundo livro da trilogia. Além disso, os outros quartos também são interessantes porque ficam em um avião, um trem e em um navio. Sem dúvida, opções inusitadas de hospedagem.
Holanda – Villa Peet
O Studio Klink assina o projeto da Villa Peet, que fica na Holanda e foi inspirada no livro Alice no País das Maravilhas, de Charles Lutwidge Dodgson. Também apelidados de “Toca do Coelho”, os espaços dão sensação de continuidade e contraposição, com ausência de portas internas e fazendo com que cada nova peça dê ao visitante a impressão de entrar em um novo mundo. A casa tem 220 metros quadrados.
Brasil – Mc Donald’s
Nem todas as lojas do Mc Donald’s seguem o mesmo padrão arquitetônico, sendo que vários projetos foram adaptados para melhor interagir com os locais e comunidades onde estão inseridos. Isso também aconteceu em Gramado (RS). A lanchonete instalada na cidade foi inspirada na série de livros de Harry Potter, de J.K. Rowling, em especial na escola de magia e bruxaria Hogwarts. Inaugurado em 2012, o prédio chama atenção, mas muita gente acha que as janelas tortas lembram mais Alice no País das Maravilhas do que Harry Potter. Dê uma olhada e tire suas próprias conclusões!