voltar para o topo
Compartilhe: facebook twitter pinterest whatsapp

Resultado de dois anos de pesquisas, a Associação Brasileira de Design (ABD) oferece o livro Brasil Porta Adentro para profissionais da área, estudantes e apaixonados pelo assunto. A publicação, inédita em revelar uma visão da evolução do design de interiores no País , mostra a trajetória da profissão, abordando desde os primeiros trabalhos até os atuais.

Na obra é possível ver informações sobre os primeiros artistas plásticos, serralheiros, marceneiros, pintores e mulheres que iniciaram na área do design. “O livro é um Coffee Table Book, com imagens ricas e veio para se tornar referência na área. Fala do design de interiores e da diferença que essa profissão faz em todos os aspectos”, explica o designer de interiores Roberto Negrete, responsável pela curadoria de conteúdo.

Negrete destaca que o livro conta com uma passagem pela história de profissionais que estão esquecidos atualmente, como Eliseu Visconti. “Considerado um dos mais importantes artistas brasileiros, esse imigrante italiano foi responsável pela decoração do Teatro Municipal do Rio de Janeiro.”

 

 

Fatos curiosos sobre o Design de Interiores

Entre as curiosidades do setor, o fato de que os precursores da profissão no Brasil foram aqueles que transformavam o interior dos paquebots – navios de antigamente. Conta o livro que havia uma grande concorrência entre os escritórios de decoração da época para realizar esse trabalho.

O lançamento do livro Brasil Porta Adentro também comemorou os 35 anos da ABD, completados em 2015. “É um documento histórico tanto para estudantes como para profissionais da área. Com fotos antigas e fatos curiosos, essa publicação tem tudo para se tornar uma leitura obrigatória e, sobretudo, prazerosa”, comenta Renata Amaral, presidente da Associação.

Publicado pela Editora C4, a obra de 272 páginas teve coordenação de Renata Amaral e textos da jornalista Cristina Dantas. Com tiragem limitada em 3 mil exemplares, o livro é comercializado pela ABD.

Além do incentivo do ProAC – Programa de Ação Cultural, por meio da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, e do Ministério da Cultura (MinC), a publicação tem como patrocinadores a Anfacer (Associação Nacional dos fabricantes de Cerâmica para Revestimento), Deca, D&D Shopping, Atlas, Formica, Casual, Hunter Douglas, By Kamy e Dell Anno.

 

(Com informações da ABD)