voltar para o topo
Compartilhe: facebook twitter pinterest whatsapp

Recebendo mais de 370 mil pessoas de 160 diferentes países, segundo dados da organização, a edição 2016 do Salão Internacional do Móvel de Milão (12 a 17 de abril), confirmou mais uma vez sua influência para o setor de design e moveleiro mundial. Uma novidade este ano foi o lançamento do estudo LivingScapes com as megatendências do morar.

Foram várias novidades e tendências em mobiliário e acessórios e nem tudo o que é visto por lá, especialmente considerando-se a cultura europeia na fabricação de móveis, é possível de ser aplicado à realidade brasileira. No entanto, é justamente essa internacionalização que permite que os produtos lá exibidos se tornem referências mundiais de criação, proliferando diversas tendências para atender as particularidades de cada consumidor.

 

LivingScapes - Os estilos de vida estão em evolução contínua

 

Nesse sentido, vale ressaltar a significante presença de marcas de fora da Itália (30%) expondo no evento. Com forte presença de designers asiáticos e também brasileiros apresentando suas criações autorais – ressaltando a utilização de materiais nativos de suas regiões para concepção de mobiliário e acessórios, e que conversam com os trends internacionais do segmento.

 

LivingScapes

A casa como refúgio e hub social

Já falamos por aqui sobre algumas das principais apostas observadas no iSaloni 2016, com destaque ao encontro do urbano com o natural e a busca por elegância, conforto, bem-estar, customização e funcionalidade. Pontos que vão ao encontro das principais exigências atuais no que tange a espaços residenciais, como podemos observar no LivingScapes – estudo lançado pelo laboratório de pesquisa e centro de inteligência do Salão do Móvel, que identificou algumas das novas tendências do morar, antecipando um pouco do que veríamos na feira em 2016.

Os leitores do Habitus Brasil já tinham conferido essas informações com exclusividade no e-book sobre as 10 Megatendências do morar contemporâneo – Cenários futuros para o design, mobiliário e o viver.

E são sobre esses cenários que falaremos agora. A ideia é identificar por meio do que foi apresentado pelos principais fabricantes presentes no iSaloni, como as dez megatendências levantadas pelo LivingScapes se aplicarão na prática e se integrarão ao dia a dia nos lares.

O morar já não se limita mais a simples busca por segurança em um espaço privado e a casa se abre a novos usos, significados e experimentações

Reflexo

A casa assume protagonismo na experiência social e contemporânea e se torna um espelho não só de tendências estéticas, mas também do comportamento de quem nela habita, se abrindo às influências externas, novos usos e significados – o que é chamado no estudo de hyperworld.

LivingScapes - O tecido Natural Orgy – lançamento da Diesel Living – é um bom exemplo do conceito de hyperworld

O tecido Natural Orgy – lançamento da Diesel Living – é um bom exemplo do conceito de hyperworld, misturando imagens vitorianas a elementos da natureza, cultura indígena e naves espaciais, em uma verdadeira miscelânia de informações – que deu certo! – e reveste móveis e estofados.

 

Viver híbrido

O design recria a natureza, cada vez mais inspirado no mundo orgânico, e elementos urbanos e naturais se mesclam em cortes, tecidos, cores e materiais.

LivingScapes - Poltrona Bioma, da Imperfetto Lab

A poltrona Bioma, da Imperfetto Lab, é produzida em fibra de vidro e traduz muito bem o a aposta de utilização de materiais leves e dinâmicos para recriar o visual e a textura de diversos elementos em seus estados mais naturais, como a madeira. Apesar de ser fabricada por meio de um molde, o processo de lixamento, pintura e polimento feito a mão permite com que cada poltrona conte com características exclusivas.

 

Valor existencial

Memórias e valores traduzidos em móveis e objetos que tragam aconchego, conforto e relaxamento. Desta forma, a casa conta a história de quem nela mora, pondera o estudo LivingScapes.

A Carl Hansen & Son chamou a atenção com as cadeiras de madeira CH22 Lounge Chair e a CH26 Chair Design, assinadas pelo icônimo Hans Wegner. Ambas criadas nos anos 50, a primeira, há décadas fora de produção, foi a primeira contribuição de Wegner para a marca e volta ao mercado em 2016. Já a segunda, tem uma história ainda mais interessante: teve seu projeto descoberto apenas recentemente e trata-se de um lançamento.

LivingScapes - Cadeiras CH22 e CH26, assinadas por Hans Wegner, e fabricadas pela Carl Hansen & Son

 

Tecnologia

Mobiliário e decoração com tecnologia e personalização. As casas respondem aos anseios de seus moradores, agindo como um hub dos espaços sociais.

Esqueça as grandes – e feias – caixas de som. A Modà apresentou o Som 14: um sistema de áudio sem fio com design sofisticado – inspirado no nascer do sol –, que pode ser acoplado à parede e ganha status de objeto de decoração. O Som 14 pode reproduzir música a partir de qualquer dispositivo com sistema bluetooth. Também é equipado com uma interface gestual de controle, tais como: próxima música, música anterior, play, pause e volume.

 

LivingScapes - Sistema de áudio sem fio Som 14, apresentado pela Modà

 

Conexão

Tendência às casas hiperconectadas, permitindo que elas funcionem como “organismos“ que se adaptam e trazem equilíbrio entre o mundo físico e o digital.

Imagine poder realizar suas tarefas diárias enquanto prepara uma refeição estando na cozinha ou não. O novo sistema de fogão a vapor CombiSteam Pro Smart Oven da Electrolux é equipado com a CookView®: uma câmera de transmissão direta do fogão para um dispositivo móvel. Basta fazer o download do aplicativo “Meu Electrolux” e começar a cozinhar. Além de acompanhar o processo, também é possível alterar a temperatura e o nível de umidade, trocar as funções ou parar o cozimento com um simples toque.

LivingScapes - CombiSteam Pro Smart Oven, tecnologia da Electrolux

 

Experimentação

A casa como caderno de ideias e palco de experimentações. Destaque para as cozinhas, baseando-se nos novos perfis de consumo, compreendendo a preocupação com a saúde, a onda gourmet (incluindo aqui experiências semi-profissionais) e a valorização dos avanços tecnológicos.

A italiana Valcucine apresentou a linha de cozinha Genius Loci com sensores inteligentes. Um simples arrastar de dedos pode abrir os armários traseiros ou mudar as cores da iluminação. E basta passar o pé ao longo do rodapé para as gavetas se abrirem como num passe de mágica. Além disso, seguindo a tendência das hortas verticais no interior da casa, a marca ainda conta com um sistema de iluminação LED que pode ser integrado – o Varenna. As luzes rosas matizadas de iluminação crescente auxiliam no desenvolvimento das ervas.

 

LivingScapes - Valcucine apresentou a linha de cozinha Genius Loci com sensores inteligentes

 

Socialização

Ainda segundo o estudo LivingScapes, o espaço doméstico em mutação se transforma em uma área de atividades e socialização. Cada vez mais, a casa se abre para agregar, seja em convites para refeições ou para experiências culturais.

LivingScapes - o espaço doméstico em mutação se transforma em uma área de atividades e socialização

 

A cozinha se torna uma extensão do living room. E a cada dia novas soluções são criadas para tornar essa experiência ainda mais funcional e esteticamente prazerosa. Pias, armários, fogões e utensílios desaparecem por meio de tampos deslizantes que se encaixam sobre eles, e deixam a bancada toda disponível e o design clean. Um exemplo está na nova coleção da Ernestomeda.

 

LivingScapes - Bancada com tampo deslizante da Ernestomeda

 

Coabitação

Nem todos que moram na mesma casa têm as mesmas características físicas e mobilidade. Com jovens, crianças e idosos convivendo no mesmo espaço, o morar adaptado às diferentes necessidades propiciam melhor convívio e socialização.

Desenvolvida para atender a diferentes atividades, alturas e requisitos ergonômicos, a peça central da linha de cozinha K7, da Team 7, é a ilha ajustável entre 74 cm e 114 cm, que pode ser usada seja como mesa, bar ou superfície de trabalho. Isso é possível por meio de um sistema quase imperceptível e silencioso integrado ao móvel e que pode ser acionado por um simples botão de controle embutido na parte lateral da bancada.

Livingscapes - Linha de cozinha K7, da Team 7, com ilha ajustável

 

Outro exemplo da Coabitação identificada no estudo LivingScapes é a linha de bastões T, U e I da Lanzavecchia + Wai, que fornece apoio aos mais idosos ao mesmo tempo em que torna a casa mais fluída para suas atividades corriqueiras e adaptada aos hábitos dos dispositivos móveis.

Linha de bastões T, U e I da Lanzavecchia + Wai, que fornece apoio aos mais idosos ao mesmo tempo em que torna a casa mais fluída

 

Bem-estar

O morar deve ter como premissa o bem-estar, o conforto e a segurança, com o mobiliário e a decoração traduzindo o cuidado com quem deles usufrui.

A Kartell aproveitou a 55ª edição do Salão do Móvel de Milão para apresentar sua primeira coleção de móveis infantis. Fabricados em plástico colorido – uma característica marcante da empresa –, sobressai-se o cuidado com o bem-estar dos pequenos. Como na mesa Clip Clap, em que cubos empilháveis dão vida ao móvel que acompanha o crescimento da criança – basta tirar ou agregar um novo cubo e a mesa se adapta à altura adequada para o usuário.

Fabricados em plástico colorido, a Kartell aproveitou a 55ª edição do Salão do Móvel de Milão para apresentar sua primeira coleção de móveis infantis

 

Casa nômade

É a casa que atende ao desejo de mudança. Característica que emerge de jovens que têm a incerteza como norma – eles vivem com rendimentos limitados em espaços compactos, geralmente alugados e próximo ao centro das cidades. Tendência que tem nas soluções móveis sua grande aliada.

Indo ao encontro das necessidades desses jovens, apontadas no LivingScapes, a Letti&Co apresentou a engenhosa Kubo – cama dobrável que quando fechada se assemelha a um pequeno pufe, adaptando-se a espaços compactos, mas sem perder em design. A capa é facilmente retirável e pode ser confeccionada em diferentes tecidos.

 

Indo ao encontro das necessidades desses jovens, apontadas no LivingScapes, a Letti&Co apresentou a engenhosa cama dobrável Kubo