A utilização dos painéis de MDF em projetos de arquitetura e móveis sob medida é crescente. Principalmente, pelo avanço dos desenhos reproduzindo a madeira ou mesmo padrões unicolores. Contudo, os painéis revestidos com melamina, também conhecidos como painéis BP, exigem alguns cuidados especiais, principalmente na sua limpeza. Esse cuidado deve ser redobrado em chapas com textura Matt.
A textura Matt é responsável por propiciar o aspecto mais fosco aos painéis – tendência crescente em móveis e projetos de arquitetura. Segundo a Guararapes, fabricante de painéis de MDF e que oferece esse acabamento em sua linha Colors, o acabamento também propicia um toque mais aveludado na sua superfície.
Mas a atenção redobrada na hora da limpeza se deve justamente à necessidade de manter as características do acabamento desejado. Ou seja, uma chapa de coloração uniforme, com textura lisa, fosca e sem manchas. Por isso, uma limpeza inadequada na colagem das fitas de borda ou na etapa final de entrega pode comprometer a qualidade do trabalho.
Limpeza adequada da superfície Matt
Para manter a padronização do acabamento e sem manchas, alguns cuidados devem ser tomados na limpeza das chapas. Além disso, é suma importância evitar a utilização de produtos como thinner, silicones, ceras e lustra-móveis. O thinner, por exemplo, além de “agredir” a superfície do MDF, pode provocar a descoloração do produto. Já as ceras e silicones podem deixar as chapas com aspecto “engordurado”.
A Guararapes lembra ainda que a remoção da película de proteção do painel só deve ocorrer após a montagem final do móvel. Em todos os processos de fabricação, como aplicação de fita de borda, furação, usinagem, transporte e montagem, a película deve ser mantida. Isso ajuda a reduzir danos superficiais e a manter a qualidade do acabamento.
“A limpeza do MDF é muito simples. Seguindo essas dicas, os painéis de MDF durarão por muito mais tempo, mantendo a beleza característica da textura”, explica Anelise Stigar, analista de marketing da fabricante.
Recomendações para limpeza dos painéis
- O thinner não deve ser utilizado na limpeza das chapas de MDF. Apesar de “popular” nas marcenarias, ele é um solvente que danifica as chapas de MDF, independente do fabricante do painel. Ou seja, ele reage negativamente em todas as chapas, incluindo fitas de borda. Na linha com superfície Matt isso fica mais evidente em função da uniformidade de cor no painel.
- Para limpezas mais pesadas, com residual de cola, gordura de máquinas ou manuseio da chapa, pode-se utilizar um pano levemente umedecido com água quente e detergente neutro. Em seguida, um pano seco e macio para remover o excesso. Em situações extraordinárias, a querosene pode ser utilizada, mas lembre-se de utilizar equipamentos de proteção adequados.
- Importante! Em painéis de textura fosca, a limpeza e os movimentos devem seguir sempre o mesmo sentido. Na horizontal ou vertical, nunca em movimentos circulares.
- Na limpeza, utilize um pano de algodão. Nunca use esponjas duras – o atrito pode danificar o acabamento. Um pano limpo, umedecido levemente, dá conta da maior parte das limpezas.
Fonte: Guararapes
Dica especial de limpeza
Em testes realizados pela Guararapes, o limpa vidros tem apresentando grande eficácia na limpeza das chapas de MDF. Isso porque sua formulação reúne detergente, solvente e álcool. Componentes indicados para remover gordura e promover uma rápida secagem, sem que a chapa seja prejudicada. O produto testado foi o Cif Limpa Vidros Ultra Rápido.
As dicas de limpeza acima atendem situações domésticas e na marcenaria, durante a produção. E na ausência do produto CIF Limpa Vidros Ultra rápido, recomenda-se a utilização de pano com álcool acima de 90%. Ou ainda pano umedecido com água quente e detergente neutro.