É impossível permanecer neutro ao olhar para as peças criadas pelo alemão Ingo Maurer, que trabalha com lighting design. Desde a década de 60, ele projeta lâmpadas de forma inusitada e faz peças e instalações que estão espalhadas por várias partes do mundo. O sucesso de suas criações de lighting design, muito premiadas, resulta em grande parte desse olhar diferenciado para fabricar objetos que fogem do comum, combinando arte e iluminação.
Atualmente, trabalha em seu estúdio com uma equipe de mais de 60 pessoas, em Munique, Alemanha, e tem dois espaços de exposição de lighting design em Munique e em Nova Iorque, nos Estados Unidos.
Em uma entrevista ao jornal americano “The New York Times”, ele foi taxativo: “As pessoas subestimam o poder da iluminação. O que ela pode fazer. Como ela pode soltar uma pessoa ou deixá-la tensa e aborrecida”.
Dinâmico, faz projetos de lighting design para residências, órgãos públicos, objetos para produção em série e também específicos, autorais. Um de seus primeiros objetos a integrar o portfólio de um museu foi a “Lâmpada”, feita no início de sua carreira, em 1969, e que pode ser vista no Museu de Arte Moderna (MoMA/EUA).
Entre muitas outras exposições e projetos, planejou a instalação de luz na estação de metrô Westfriedhof, em Munique, e para um desfile de moda em Paris (França). Também é dele a iluminação interior do Atomium, em Bruxelas, na Bélgica. A obra é uma estrutura metálica que representa uma molécula de ferro ampliada 165.000 milhões de vezes e, guardando as devidas proporções, o Atomium seria para a capital belga o que a Torre Eiffel é para Paris.
Lighting Design: Ingo Maurer
O projeto “Broken Egg”, Ovo Quebrado em tradução livre, foi realizado por Ingo Maurer em 2013, especialmente para o Inhotim, espaço em Brumadinho, Minas Gerais, que reúne um dos mais relevantes acervos de arte contemporânea do mundo.
A instalação ainda não foi inaugurada, mas o objetivo é que se torne um referencial de experiência para os visitantes. Com inspiração na geometria natural de um ovo, a obra deve abrigar um auditório que será utilizado para instalações temporárias e eventos. Destaque para a fissura que atravessa a instalação e projeta um raio de luz.
Projetos e obras
Em 1997, Maurer fez parte de uma exposição do MoMA, intitulada “Projects 66”, em parceria com os irmãos Fernando e Humberto Campana. A proposta era reunir obras de designers de duas culturas materiais diferentes e duas gerações diferentes. Você pode acompanhar o resultado dessa parceria nesse link do museu americano.
O lighting designer também foi homenageado em 2003 com uma exposição na Fundação Armando Alvarez Penteado, chamada Iluminar e onde foram mostradas várias peças e instalações de Ingo Maurer. Além disso, toda a cenografia foi idealizada por ele.
Flatterby, peça de 2016 assinada pelo profissional, é uma lâmpada de grandes dimensões. O anel é fabricado em impressão 3D. Tem dez modelos de insetos feitos artesanalmente, que “zumbem” em torno do bulbo de vidro. A produção foi limitada em 200 peças.
Insetos e passarinhos são temas que Ingo Maurer gosta de retratar em suas criações. Passarinho, ou Birdie, é mais uma delas. Sua estrutura conta com 12 lâmpadas, feitas especialmente para a peça, que pode ter cabos transparentes ou vermelhos.
I Ricchi Poveri – Toto, ou em tradução livre do italiano: Pobres ricos, tem tampa em aço envernizado e lâmpada alógena, fabricadas exclusivamente para o projeto. A luminária, que talvez possa ser percebida como um tributo a icônica figura de Mickey Mouse, da Disney, demonstra toda a originalidade desse artista, também chamado de “poeta da luz”. Toto teve sua produção limitada a 50 peças.
Outro projeto que chama a atenção é a LED Table, feita por Ingo Maurer em 2013. Projeto autoral feito em vidro e metal com 278 LEDs brancos, vermelhos ou azuis no tampo da mesa. Na mesma linha, tem o LED Wallpaper. Um papel de parede que pode ser usado de forma convencional e cortado horizontalmente. Integra essa linha, ainda, um banco no mesmo conceito.
Confira abaixo uma galeria de fotos desses projetos e para saber mais e ver outras peças desenvolvidas por Ingo Maurer e sua equipe, acesse o site do profissional.