De 21 a 24 de setembro a cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais, ficará mais iluminada. É que acontecerá a 4ª edição do Encontro Ibero Americano de Lighting Design (EILD 2016). A cidade mineira foi escolhida por ser berço da arte barroca e primeira cidade brasileira declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO, em 1980.
Iniciativa de um grupo de profissionais independentes e atuantes, sem fins lucrativos, o encontro é um espaço de reflexão e troca de ideias entre os lighting designers ibero-americanos, e propõe novas maneiras de transmitir os valores desse mercado, enfatizando a comunicação e a colaboração entre todas as disciplinas relacionadas à profissão.
Antes de chegar por aqui, o evento já teve outras três edições: 2010, em Valparaíso, no Chile; 2012, em Querétaro, no México; e 2014, em Medellín, na Colômbia.
Lighting Design – EILD 2016
Um dos destaques e diferenciais do evento é a interação com a comunidade local. Por meio de um Concurso Internacional para Intervenções Urbanas, duas instalações interativas foram selecionadas para serem construídas com a participação de todos os presentes no encontro e também da população.
As propostas vencedoras evidenciam o patrimônio e a paisagem de Ouro Preto, uma das exigências do concurso. Participantes do Brasil, Grécia, Estados Unidos, Alemanha, Chile, Colômbia, Espanha, México, Argentina, entre outros países enviaram projetos.
As obras Ouro Preto Collage e Campouro, que serão instaladas nos arredores da Igreja de Santa Efigênia e na Ponte Seca, respectivamente, foram selecionadas. A primeira foi desenvolvida pelo arquiteto Mario Alberto Pliego Muciño, de Querétaro (México), e inspira-se na mina e na arquitetura barroca. Será instalada nos arredores da Igreja e convidará à interação com uso de tinta invisível que se revela com luz ultravioleta.
Já a Compouro foi desenvolvida pelo Oh my light! Studio, das chilenas Macarena Meza, Marcela Carmona e Daniela Orellana. A proposta buscou inspiração na época áurea da cidade e terá uma composição de elementos dourados e brilhantes. A instalação terá varas de diferentes alturas com pétalas translúcidas, que passarão a criar efeitos de cores e luz tanto durante o dia, com a incidência do sol, quanto à noite, com as fontes artificiais de iluminação.
Programação, apresentações e debates
O evento de uma forma geral é pensado para favorecer a interação dos participantes. Outra atividade prevista é o 7.L.I.G.H.T.S.et, espaços criados por sete designers que exploram diferentes aspectos da luz, tais como percepção, construção com sombras, poética, materiais aplicados, desenho da luz com tecnologia, cor e como comunicar a luz.
Também durante o EILD 2016, acontece o Panorama 2016, que oferecer um retrato da atividade dos lighting designers da América Latina através da exposição de projetos realizados durante os anos de 2014 a 2016.
Além dessas ações, o evento contará com palestras, debates e workshops para discutir a temática dos processos criativos para arquitetos e lighting designers. Entre os nomes já confirmados estão a arquiteta Cristina Simão, de Ouro Preto, e o professor e investigador do processo criativo, Charles Watson, da Escócia.
O encontro é promovido pela Associação Brasileira de Arquitetos de Iluminação (AsBAI ) e acontecerá no Centro de Artes e Convenções da UFOP Ouro Preto. Faça sua inscrição!