voltar para o topo
Compartilhe: facebook twitter pinterest whatsapp

Contrário aos detalhes supérfluos, Jasper Morrison é protagonista do movimento que preconiza uma abordagem mais sóbria ao design de produtos. Esse conceito, denominado “supernormal”, nasceu em 2006 e foi desenvolvido junto com o designer japonês Naoto Fukosawa.

Sem ironia, Morrison defende que a ligação feita com o objeto é realçada na constatação de que o normal é a condição onde algo é harmonizado confortavelmente nas nossas vidas. “É algo favorável, completamente satisfatório e sem mensagens subliminares”.

Diz ele: “O valor do objeto anônimo está em sua capacidade de lembrar a nós [que operamos no mundo do design], que no mundo real um objeto é simplesmente um objeto e que depende só dele a possibilidade de obter do usuário amor e afeto.”

 

O designer Jasper Morrison defende o conceito denominado “supernormal” e divide seu tempo entre estúdios em Londres, Tóquio e Paris

 

Simplicidade e essencialidade

Segundo a crítica especializada, em um mundo onde muitos designers usam novas tecnologias para adicionar detalhes supérfluos aos seus móveis e objetos, o britânico faz o contrário. Ele utiliza máquinas para refinar seus projetos, criando peças que não distraem, mas que se harmonizam com o ambiente do usuário e criam uma boa atmosfera.

“Atmosfera”, inclusive, é uma palavra que Morrison costuma usar para descrever seu trabalho. Um exemplo desta filosofia está na linha Pon, para a centenária Fredericia. Esta foi a primeira colaboração do profissional com uma empresa da Dinamarca.

 

Um exemplo da filosofia de Jasper Morrison está na linha Pon, para a centenária Fredericia, da Dinamarca

 

De acordo com a marca, Pon é uma série de mesas laterais de madeira maciça, em diferentes tamanhos e versáteis. As mesas podem ser usadas como mobiliário autônomo ou combinadas em diferentes alturas. No descritivo da coleção, a empresa diz que mesmo as mesas menores – modestas em tamanho –, são grandes o suficiente para um livro, copo ou uma bandeja.

“O desenho deve ser sempre melhor daquele que veio antes”

 

Coleção Pon, por Jasper Morrison

O designer descreve a série Pon como uma alternativa para as mesas de café. Em vez de ocupar espaço, as mesas podem ser usadas ​​na frente de um sofá ou ao lado de uma cadeira baixa. O diâmetro das mesas varia entre 30, 40, 45 e 90 cm, e a altura de 36 a 46 cm. A solidez das peças garante seu uso em diversos espaços, incluindo lobbies de hotéis, galerias de arte e áreas de salão público.

“Nossos espaços de vida têm cada vez mais que acomodar uma ampla gama de atividades. Do relaxar com um livro ou jornal ao trabalho com laptop e também para assistir filmes em um tablet. Ou ainda para encontros sociais de todos os tipos, onde alimentos e bebidas são servidos”.

Conhecido pelo desenho minimalista e formas simples, as mesas desenhadas por Jasper Morrison não apresentam distinção usual entre tampo, coluna e pé. Tudo está integrado. “São como esculturas em qualquer sala, além de que a madeira maciça sobreviverá lindamente ao longo do tempo”, destaca a marca dinamarquesa.

 

Também para a Fredericia, o designer inglês desenhou a série de mesas Taro

 

Foco na função e uso, e design supernormal

Também para a Fredericia, o designer inglês desenhou a série Taro. A proposta é que os três modelos concebidos de mesas de jantar e reunião cumpram com sua função diária e de uso. Taro foi projetada em três tamanhos para combinar com diferentes ambientes: cozinha, sala de jantar ou sala de reuniões.

Mesmo em sua maior versão, a mesa é feita com carvalho maciço sem nós. A ideia é criar um olhar rústico, mas extremamente refinado.

Em consonância com a filosofia de Morrison temos ainda o sofá Kile de 2 e 3 lugares. As peças foram projetadas para se misturar perfeitamente em casa ou em espaços públicos.

 

Em consonância com a filosofia de Jasper Morrison temos ainda o sofá Kile de 2 e 3 lugares

 

“Objetos discretos são mais bem-sucedidos na construção da boa atmosfera”

Cada projeto de Jasper Morrison tem uma elegância simples que a torna fortemente moderna

 

Jasper Morrison – designer multidisciplinar

Com formação em Londres (Inglaterra) e Berlim (Alemanha), o designer carrega a influência destas duas escolas em seu trabalho, e tem um importante papel na moldagem do mundo contemporâneo do design.

Seus desenhos únicos, além da capacidade multidisciplinar, projetaram o profissional desde a abertura do seu estúdio na capital inglesa, em 1986. Além de livros, é autor de diversos móveis, que incluem cadeiras, cozinhas, luminárias, mesas e sofás. Já falamos dele nesta reportagem: Mobiliário simples e eficiente, sem banalidades.

Morrison tem ainda projetos de calçados, têxteis, eletrodomésticos e utensílios de cozinha, além de interiores. Em Hannover, na Alemanha, projetou um bonde elétrico (1997) – tendo recebido diversos prêmios pelo novo sistema de transporte.

Atualmente, divide seu tempo entre estúdios em Londres, Tóquio (Japão) e Paris (França). E projeta e presta consultoria para uma ampla gama de clientes: Alessi, Cappellini, Flos e Magis, na Itália, Muji e Maruni Wood, no Japão. Acima, no vídeo, confira a produção da cadeira Lotus para Cappelini.

A lista inclui também Rowenta (França), Vitra (Suíça), Samsung (Coreia) e Ideal Standard (Reino Unido). Desde 2010, colabora igualmente com as empresas espanholas Camper, Kettal e Andreu World, e com as norte-americanas Maharam e Emeco.