Com novos materiais, revestimentos, ferragens, componentes de mobiliário e produtos têxteis, a Interzum 2017 promete inspiração para profissionais criativos. O evento, em Colônia (Alemanha), é propício para arquitetos, designers e fabricantes de móveis encontrarem ideias e produtos para projetar novos espaços. As discussões compreendem ainda soluções para espaços limitados, biomateriais e upcycling, impressão 3D e digital, além de estilos de vida. Tudo isso se reflete no design de mobiliário e concepção de ambientes.
Reconhecida como a maior feira de fornecedores da indústria moveleira e de acabamentos do mundo, a Interzum é realizada a cada dois anos. A edição deste ano ocorre de 16 a 19 de maio. Segundo a organização, mais de 1700 expositores estarão no evento alemão, que prevê ainda receber visitantes de 150 países.
O alcance internacional, detalha o comitê organizador, inclui profissionais de mercados em crescimento. Na Ásia, além da China, surgem Indonésia, Malásia e Cingapura. Outro grande número de visitantes deve reunir representantes dos EUA, Canadá e Rússia, além dos países vizinhos da Alemanha. A delegação brasileira, ainda que pequena, também se faz presente.
Interzum 2017 – palco de tendências
A edição 2017 da Interzum também planejou novos salões de exposição, criando três áreas temáticas. Assim, o público pode segmentar a visita por Materiais & Natureza, Função e Componentes, Têxteis e Maquinário. De antemão, é certo dizer que as novas superfícies e tecnologias incorporadas em iluminação e ferragens seguirão uma tendência muito clara: combinar função, performance e estímulo sensorial.
Embora muitos profissionais destaquem a importância do Salão do Móvel de Milão para revelar tendências, a inovação dos interiores passa por um ciclo de materiais indicados para a produção industrial. É nesse ponto em que reside a importância da Interzum, oferecendo novas perspectivas de produtos e tecnologias.
Um dos destaques do evento é a premiação Interzum Award, em cooperação com a Red Dot. Exclusiva aos expositores, ela demonstra a capacidade de design e inovação dos produtos. Este ano, o tema é “Intelligent Material & Design”. A avaliação e eleição dos vencedores é feita por um júri escolhido pela Koelnmesse – instituição organizadora da feira. Veja mais detalhes e conheça a lista de produtos premiados no site.
Produção mais sustentável
De acordo com os analistas da Koelnmesse, materiais naturais e o uso consciente dos recursos terão uma imensa influência sobre como iremos viver no futuro. “A população global está crescendo constantemente e o suprimento de recursos está diminuindo. Esta é mais uma boa razão para encontrarmos novas inspirações na feira e nos muitos workshops paralelos”, diz Katharina C. Hamma, diretora de Operações.
Diante desse cenário, o tema Upcycling é visto como primordial para novos modelos de produção. Na visão dos europeus, a reutilização de produtos que acabariam no lixo não deve ser vista apenas como diversão ou algo exclusivo da moda. “A mentalidade criativa deve ser estimulada para obtermos ciclos de materiais sustentáveis”.
A Interzum 2017, inclusive, terá uma área especial dedicada a apresentação de ideias, produtos e de fabricantes. É neste espaço que os visitantes vão encontrar cadeiras feitas de biomateriais. O Zostera Stool da designer Carolin Pertsch, por exemplo, utiliza algas marinhas para criar assentos com a adição de óleos vegetais.
Espaços móveis
Outro tema de grande destaque na Interzum 2017 é a mobilidade. A ideia é mostrar como os meios públicos de transporte serão no futuro, com a exposição de materiais e superfícies que podem transformar a experiência do usuário. Essa área ganhou o nome de Mobile Spaces.
De acordo com os organizadores, muitos expositores trabalham ativamente tanto com mobiliário e decor quanto em design de superfície no setor automotivo. O foco principal estará nos veículos sobre rodas – motorhomes com interiores feitos de materiais de alta qualidade, por exemplo.