voltar para o topo
Compartilhe: facebook twitter pinterest whatsapp

A coleção IKEA PS 2017 é para quem quer seguir seu próprio caminho. Para aqueles que não se importam com o que os outros pensam. Que escolhem a liberdade e as oportunidades que a vida oferece. Sob essas premissas, a gigante sueca anunciou o lançamento de sua nova linha de móveis e artigos de decoração.

O denominador comum dos 50 produtos desenvolvidos – incluindo alguns de edição limitada –, são: liberdade na vida cotidiana e no lar, flexibilidade e vidas em constante mudança. Os itens são voltados ao público jovem urbano. Ou ainda para aqueles que vivem com pouco espaço e desejam mais opções e melhores soluções. Em geral, móveis e artigos são coloridos, multifuncionais e podem ser facilmente dobrados e carregados. Há, inclusive, uma jaqueta que vira cobertor.

 

Destinada a crescente geração de jovens moradores dos grandes centros urbanos, IKEA PS 2017 é a nona série desde 1995

 

A coleção PS (Post Scriptum) é introduzida a cada três anos, em média, para complementar a linha padrão de produtos da fabricante. Destinada a crescente geração de jovens moradores dos grandes centros urbanos, IKEA PS 2017 é a nona série desde 1995. A última, apresentada em 2014, foi citada pelo Habitus Brasil nesta reportagem sobre móveis nômades. Este público, justifica a companhia, é mais propenso a morar de aluguel e transformar seu lar em base temporária.

 

Em geral, móveis e artigos da coleção IKEA PS 2017 são coloridos, multifuncionais e podem ser facilmente dobrados e carregados

 

COLEÇÃO IKEA PS 2017

Em colaboração com 17 designers e inúmeros fornecedores, a IKEA lançou a coleção PS 2017, de forma oficial, no dia 3 de fevereiro. Segundo o grupo fabricante e varejista, “a linha PS traz flexibilidade para todos, por combinar forma, função, qualidade, sustentabilidade e um preço acessível”.

** Catálogo IKEA PS 2017 ** 
Conheça a coleção de 50 produtos e móveis, incluindo alguns de edição limitada.
Baixe agora

Entre os designers internos da IKEA e parceiros externos, estão: Gustav Carlberg, Hanna Dalrot, Henrik Preutz, Ida Pettersson, Iina Vuorivirta, Jon Karlsson, Kate Booy & Joel Booy (TrulyTruly), Maja Ganszyniec, Marcus Arvonen, Matali Crasset, Mikael Axelsson, Nike Karlsson, Ola Wihlborg, Paulin Machado, Sarah Fager e Thomas Sandell.

 

Em colaboração com 17 designers e inúmeros fornecedores, a empresa irá lançar a coleção IKEA PS 2017, de forma oficial e com vendas ao público, no dia 3 de fevereiro

 

Para a IKEA, a questão é…

“Não escolher as coisas que os outros dizem que você precisa. Mas escolher as coisas que fazem você tirar o máximo proveito de sua vida e seu estilo de vida. Coisas que permitam você seguir facilmente em frente – seja dentro de um cômodo ou de uma casa para outra. É sobre escolher móveis que lhe deem maior liberdade, em vez de amarrar-se a um lugar”.

Em resumo, qualquer ambiente da casa pode ser compartilhado e multifuncional, feito para relaxar, comer, trabalhar e dormir, quando necessário.

 

 

 

Materiais reciclados, design e estilo de vida

Há anos a marca sueca tem projetado uma série de produtos que antecipam estilos de vida futuros. Assim, a coleção IKEA PS 2017 também aposta em produtos fabricados a partir da reciclagem de madeira, plástico e vidro – provenientes de produtos e embalagens da própria empresa e de outros estabelecimentos. A demanda atende os consumidores preocupados com a questão ambiental e a origem dos produtos que consomem.

A designer Iina Vuorivirta, por exemplo, utilizou o vidro rejeitado por fábricas na China para criar vasos coloridos. O material inicial apresentava bolhas e outros problemas de fabricação, prejudicando sua comercialização.

 

A designer Iina Vuorivirta utilizou o vidro rejeitado por fábricas na China para criar vasos coloridos na coleção IKEA PS 2017

 

O esforço para construir móveis com bom desenho, sustentáveis e ainda solucionar o problema do lixo movimentou a equipe de designers. Para isso, uma série de técnicas de fabricação experimentais foram desenvolvidas, incluindo mobiliário com malha 3D.

Trata-se de uma máquina de tricô especial controlada por computador, capaz de produzir um tecido elástico fino e leve, sem costura. A novidade é utilizada na poltrona da linha PS 2017 e é facilmente montada na estrutura de aço. Segundo a IKEA, a tecnologia ajuda ainda a eliminar a necessidade de embalar e enviar grandes pedaços de espuma na embalagem do móvel.

 

Nós todos vimos como essa técnica de malha 3D é uma maneira muito inteligente para produzir, conta a designer Sarah Fager

 

“Nós todos vimos como essa técnica de malha 3D é uma maneira muito inteligente para produzir”, conta a designer Sarah Fager. A técnica foi desenvolvida originalmente na indústria do vestuário e vem sendo utilizada pela Nike, por exemplo, desde 2012.

Processos de reciclagem e reutilização de resíduos como o plástico PET de garrafas, também foram amplamente utilizados para fabricar os novos produtos da coleção. Hoje, estima-se, aproximadamente 110 milhões de toneladas de plástico são produzidos no mundo. Contudo, menos de 7% deste material é reciclado.

Todos os produtos da coleção PS 2017 se encaixam dentro do tema “Live it!”

* Matéria original publicada em 16/12/16 e atualizada em 08/02/17.