É redundante dizer que o mundo está mudando e nossas vidas em casa também. Mais e mais pessoas se mudam para as cidades e passam a viver em espaços menores, com menos quartos. Novas estruturas familiares estão surgindo e nossas vidas tornaram-se mais diversificadas, conectadas e cheias de experiências.
Mas, o que é uma casa para você? Em geral, as pesquisas do segmento apontam que as residências inspiram sensações de conforto, segurança e de pertencimento – necessidades essenciais que parecem ser uma constante. Mas também precisamos de aspectos emocionais, já que para muitos de nós, a casa é um refúgio pessoal, onde podemos descansar, reconectar ou mesmo revitalizar depois de um longo dia.
Idol: acolhedor, funcional e pessoal
Seguindo essa proposta, podemos lançar olhos sobre o projeto do designer da República Checa, Michael Tomalik. Idol, um móvel que é uma verdadeira casa dentro de casa, foi apresentado em 2014, durante a mostra internacional de mobiliário contemporâneo, design industrial e acessórios, que acontece em Praga – capital país.
Contudo, Idol está mais atual do que nunca. O estudo feito pelo Trend Lab, laboratório de tendências comportamentais ligado ao iSaloni, maior feira de mobiliário que acontece todos os anos em Milão, na Itália, mostrou que o aconchego e o conforto são fundamentais no morar. Segundo a análise, o mobiliário que acompanha essa tendência deve ser ergonômico e funcional, a exemplo da cadeira projetada pelo designer tcheco.
Inspiração e comportamento
Na apresentação sobre o móvel em seu site, Tomalik diz que o projeto foi inspirado em memórias de sua infância. “Eu estava sempre em busca de lugares escondidos e de um espaço que fosse só meu e construía fortalezas e esconderijos”, conta.
Segundo ele, na vida adulta esse espaço acaba se traduzindo como a casa, mas o Idol representa um verdadeiro território delimitado dentro do lar. “É um móvel que pode ser utilizado de várias formas”, pontua. É como se fosse um refúgio dentro de casa, ideal para ler, descansar, dormir, sentar, ou seja, ser explorado da forma como melhor convier ao usuário. “Um espaço para esconder-me como eu quero”, resume Tomalik.
Em contraste com a armação em ferro, que se assemelha a uma “gaiola”, está o enorme cobertor recheado com penas de ganso – utilizado como estofamento e que “abraça” quem se senta no Idol. Além disso, apresenta muitas funcionalidades com nichos que podem se transformar em prateleiras, espaços para pendurar roupas ou vasos de plantas, instalar luzes e tudo isso a apenas um braço de distância. Essa versatilidade transfere enorme possibilidade de customização ao móvel, de acordo com as necessidades do usuário.