Para se destacar no mercado, algumas redes de hotéis têm apostado em criar novas áreas de hospitalidade e bem-estar. O trabalho concentra, além da oferta de serviços, a adequação da paleta de cores dos quartos e ambientes. Isso inclui os móveis e demais revestimentos. A abordagem discreta da tecnologia e outros recursos de acolhimento, como o sistema de iluminação, também passam a ser considerados.
Segundo a J. Walter Thompson (JWT), pequenos detalhes estão sendo estudados e incorporados pelos empreendimentos. A maioria deles pode passar desapercebido pelas pessoas, mas o objetivo é criar novas experiências. Tudo para que a “vitalidade” dos hóspedes seja resgata. A JWT mantém um departamento ativo que se concentra na identificação de mudanças no zeitgeist global.
O esforço para se destacar nesse mercado de viagens que, via de regra, concentra executivos e casais em lua de mel ou férias, tem dois objetivos diretos. O primeiro é criar fidelidade e o segundo é ajudar os hóspedes a permanecerem ativos, comer bem, sentir-se descansados e mais produtivos. Vale ressaltar, o design tem parcela importante nesse mercado de hospitalidade.
Nova perspectiva de hospitalidade
A rede suíça de hotéis e resorts Swissôtel, por exemplo, acredita nessa conexão entre saúde, design e bem-estar. Para isso, projetou o quarto da vitalidade. O trabalho, inclusive, contou com a colaboração da revista de design Wallpaper. A ideia passa por conceitos de sustentabilidade, luxo, artesanato, mobiliário e a funcionalidade no design. “Sentir-se vital é um pré-requisito para desfrutar da qualidade de vida e um dos principais pilares da nossa experiência”, diz Lilian Roten, vice-presidente do Swissôtel.
Neste projeto, além de uma nova paleta de cores e texturas, os móveis e o layout priorizam o minimalismo. A iluminação é programável e circadiana, que oferece opções de cores suaves, influenciando na liberação de melatonina no cérebro. Isso ajuda os viajantes ainda a superar a desaceleração ou a falta de luz solar. Já a “parede de bem-estar” traz um espaço dedicado para exercícios e relaxamento no próprio quarto, incluindo um serviço de cyber-treinador.
Em reportagens do Habitus Brasil também abordamos outras estratégias adotadas pela rede hoteleira em busca de um design atemporal.
Conceito também está no Brasil
No Brasil, o grupo Marriott Hotels inaugurou um empreendimento dentro da filosofia de valorização do design. A unidade do AC Hotel by Marriott Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, traz um desenho clean e moderno, de valorização dos espaços e ambientes. A Nossacasa Mobília Contemporânea, de Curitiba (PR), foi responsável pelo projeto de marcenaria. Os padrões Savana e Jauzi da Guararapes, fabricante de painéis de MDF, foram a escolha para o lobby, bistrô bar e lounge do hotel. Veja mais detalhes nesse post.
Ainda segundo a JWT, não é sempre que a oferta de hospitalidade e bem-estar precisa estar associada a serviços “radicais”. Por vezes, a reformulação de ofertas existentes ou pequenas mudanças de mensagens acabam “marcando” positivamente os viajantes.
Nesse sentido, a escolha do mobiliário e dos painéis de madeira para os ambientes podem interferir positivamente no décor. “As cores e texturas dos painéis desempenham um papel fundamental para minimizar distrações visuais e para que as pessoas se sintam envolvidas no interior”, conta Anelise Kelly Stigar, que atua no marketing da Guararapes. “A madeira também torna os ambientes mais quentes e aconchegantes”, acrescenta.
Proposta de painéis de MDF
Entre os padrões que a reforçam o conceito de hospitalidade e bem-estar, e combinam com essa nova paleta dos hotéis, Anelise sugere algumas opções para arquitetos e designers. Os painéis de MDF, alguns com texturas exclusivas, podem ser utilizados em móveis ou nos interiores e áreas de convívio.
Elmo Dubai: Remetendo ao deserto de areia, é um madeirado de tonalidade clara e sofisticada.
Milano: Marcado pelos tons claros e sutis, seu desenho reproduz tramas de tecidos.
Nero: Traz a proposta dos veios da Nogueira em contraste com a cor preta.
Savana: A beleza da nogueira italiana e semelhança à lâmina de madeira natural em termos de cor e textura são os grandes atrativos do padrão
Alabama: Com veios levemente movimentados e tonalidade quente, esse padrão madeirado confere naturalidade aos móveis e ambientes.
Grafite: Elegante, esse padrão garante sobriedade aos ambientes e pode ser combinado com diferentes cores para criar decorações minimalistas ou até mais rebuscadas.
Desconectar para assumir o controle
“Você vai se levantar, ou você vai se levantar?”. Esta é a pergunta feita pela nova campanha global (Let’s Rise) da rede Westin Hotels & Resorts, também integrante do grupo Marriott International. O objetivo é estimular os viajantes a abraçar o bem-estar como uma maneira de recuperar o controle de suas rotinas. Mesmo quando estiverem em viagem.
O novo foco considera uma pesquisa com cerca de 8.000 entrevistados, com idades entre 25 e 64 anos, de sete países. São eles: Estados Unidos, Canadá, México, Reino Unido, Alemanha, Emirados Árabes Unidos e China. Esta pesquisa indica uma mudança na forma como os viajantes de hoje priorizam o seu bem-estar. Neste link, em inglês, é possível acessar mais alguns dados da pesquisa sobre hospitalidade.
De acordo com a rede, com menos tempo e mais distrações, muitos estão reinventando viagens de negócios e de lazer, para colocar o bem-estar em primeiro lugar. Entre os serviços “extras”, por exemplo, a Westin pretende expandir um programa de “corrida de concierge”, que ajuda corredores a planejar rotas cênicas nas cidades onde estão hospedados. Este programa, em parceria com a New Balance, prevê ainda o empréstimo de roupas e tênis durante a estadia. O serviço custa 5 dólares, sendo possível viajar com menos bagagem e manter a rotina de exercícios.