A cada edição dos mais importantes eventos do setor moveleiro na Europa, a fabricante de ferragens Hettich desenvolve um trend report especial. Este material visa detectar os principais conceitos e soluções para o segmento de mobiliário, com destaque para a cozinha, e eletrodomésticos. Neste ano, o conteúdo foi dedicado às tendências apresentadas na EuroCucina e na FTK (Technology for the Kitchen) – ambas em Milão, na Itália.
A Eurocucina, que acontece junto do Salão Internacional do Móvel de Milão (iSaloni) a cada dois anos, reúne as maiores empresas do segmento de cozinhas. Já a FTK traz o que há de mais atual na área de eletrodomésticos, equipamentos e tecnologia associada ao preparo de alimentos.
São características e produtos que tornam o trabalho na cozinha mais confortável e funcional, detalhes criativos combinados a soluções de design e novas superfícies e materiais que expressam estilos individuais. Em resumo, o Trend Report da Hettich aponta um interessante conjunto de possibilidades para os profissionais da indústria, arquitetos e designers.
O trend report completo (inglês / alemão) está disponível nesse link e uma versão em vídeo, com imagens, está no YouTube.
EuroCucina – Acabamentos diversificados
Um design mais frio e purista dominou os projetos para cozinhas nos últimos anos. Agora, essa tendência ganha companhia de elementos decorativos. Os acabamentos metálicos renascem em tons quentes: cobre, latão, bronze e ouro permeiam as cozinhas com calor e aconchego.
O aço negro faz referência ao design industrial e aparece em superfícies, frentes, prateleiras e até em molduras contrastantes. Bancadas de Black Steel acentuam essa tendência, reforçada por uso de vidro e fios de aço.
Os eletrodomésticos em aço inoxidável não dominam mais a cena. As diversas cores fazem com que praticamente “se misturem” ao contexto da cozinha. Há também a volta das madeiras escuras em grandes peças e toques de cor, principalmente, o verde.
Arquitetura pulsante
A cozinha está se tornando um ambiente central das casas onde são feitas refeições e interações entre amigos e familiares. Nesse sentido, está cada vez mais integrada à sala de estar, conectada pelo mobiliário adequado: mesas de jantar, bares, prateleiras, armários de vidro, entre outros.
O ambiente assume papel de protagonista e conta com materiais de estruturação dos móveis mais finos e clean, muitas vezes em contraste com outros mais pesados. Em meio ao moderno e tecnológico, chanfros e pés dão um toque retrô.
Funcionalidade inteligente
Além dos projetos de design, as feiras EuroCucina e FTK também apresentaram interessantes tendências para funcionalidade, como uso mais massivo de portas deslizantes e dobráveis, além de portas altas que ocultam sessões inteiras da cozinha.
Os tampos deslizantes estão em alta e podem ser utilizados para cobrir completamente os móveis da cozinha ou a área da pia, por exemplo. Eletrodomésticos escondidos em nichos podem ser puxados para fora em prateleiras que se deslocam.
Funções como amortecimento e abertura eletrônica de portas são parte fundamental do mobiliário, mas agora agregam também a função de suporte ergonômico para os equipamentos eletroportáteis.
** Milão 2016 - Decors em evidência ** E-book com os padrões que foram destaque na feira italiana e estão em evidência no Brasil Baixe agora