Explorar! Essa será a palavra de ordem da edição 2017 da feira Heimtextil. O evento, um dos mais importantes no segmento têxtil para interiores e design, acontece de 10 a 13 de janeiro, em Frankfurt (Alemanha). Além das novidades dos expositores, o evento apresenta tendências e estudos relevantes para o desenvolvimento de projetos em diversos segmentos industriais, decoração e comércio.
Impulsionados pelo tema “Explorations” (Exploração), os especialistas em tendências da Heimtextil selecionaram uma variedade de materiais, elementos, texturas e novos padrões de cores e tecidos. Muitos produtos e tecidos, justificam os profissionais envolvidos na pesquisa, deram origem a combinações surpreendentes quando fundidos e/ou trabalhados com outros materiais.
O objetivo desse time de analistas, aponta a organização da feira, é propiciar inovação e dar um novo impulso criativo para designers. Com isso, novas tendências podem ser incorporadas em produtos ou serviços.
Orientações para designers
Dentro do conceito de explorar, descobrir, tocar e sentir novas abordagens de produção e comercialização envolvendo o segmento têxtil, foram definidos quatro grandes trends (tendências):
- Virtual: É preciso soltar a imaginação diante dos novos processos digitais.
- Cultural: Várias influências culturais se unem para formar uma cultura híbrida, com a modernização de técnicas tradicionais e artesanais.
- Planetário: Valoriza histórias sobre a extração de materiais e a descoberta de texturas desconhecidas, além da delicadeza dos minerais.
- Natural. Simbiose com a natureza para criar e redescobrir aspectos urbanos, além de ciclo de vida integrado e uso de materiais naturais em processos industriais.
Todas as ideias, produtos e abordagens levam em consideração quatro áreas: Home (Casa) + Trabalho, Hotelaria, Transportes e Varejo
Novas ideias para o futuro
O tema Explorations foi inspirado na citação do alpinista italiano Simone Moro: “A idade da descoberta ainda não acabou”. A fala ocorreu em março de 2016 logo após ele alcançar o cume da montanha Nanga Parbat, no Paquistão, durante o inverno. Esta é umas 14 montanhas acima de 8.000 metros do planeta. Em seguida, ele incentivou as pessoas a interpretar sua escalada de sucesso como uma chamada à ação, defendendo a busca permanente de exploração em todas as áreas da vida e do conhecimento humano.
Time de criativos e especialistas
Os estúdios e profissionais que trabalharam nas tendências são: Carlin International (França), Stijlinstituut (Holanda), Dan Projeto (Japão), WGSN (EUA), FranklinTill (Reino Unido) e Felix Diener (Alemanha).
Para definir os trends, todos os envolvidos apresentaram suas previsões, que foram discutidas e deram origem aos novos conceitos. De acordo com a organização da Heimtextil 2017, esse prognóstico é globalmente aplicável para os próximos 18 meses.
Esse trabalho também foi compilado no livro Explorations Heimtextil Theme Park (Trends 2017/2018) e será apresentado no evento alemão, com painéis exclusivos sobre os temas. A obra, comercializada por 75 euros, reúne conteúdos editoriais, entrevistas e ilustrações dos elementos-chave das quatro tendências.
Heimtextil – Trends 2017/2018
Virtual Explorations
A digitalização desempenha um papel vital nesta tendência, que traz ‘tecidos à vida’. De acordo com os criativos envolvidos, somos convidados a libertar nossa imaginação. Assim, efeitos holográficos em material de seda, por exemplo, criam a impressão de reflexões na água. Padrões florais extravagantes, bordados e rendas dominam a cena e criam produtos surpreendentes. Estruturas de organismos celulares inspiram e transmite uma nova compreensão do 3D, muito mais maleável e esteticamente agradável. As cores trazem tons aquáticos vibrantes.
Natural Explorations
Volta à natureza é o lema desta tendência. Os materiais naturais encontram o seu caminho em processos de produção industrial e dominam projetos de interiores com relevos de madeira e novos revestimentos. Detalhes do mundo animal são incorporados com a ajuda de texturas e os materiais trazem elementos geométricos a fim de imitar o mundo vegetal. Padrões de camuflagem, originais e artificiais, também ganham mercado. Tons verdes intensivos dominam a paleta de cores ao lado do azul, marrom e padrões que remetem à terra.
Planetary (Planetário) Explorations
Este tema conta histórias sobre a extração de materiais e a descoberta de texturas até então desconhecidas. A delicadeza dos minerais e das finas estruturas de proteção são valorizadas. A paleta de cores contrasta luz e escuridão, e oscila entre tons de branco, carvão vegetal, azuis frescos e verdes.
Cultural Explorations
O foco central em uma determinada cultura está desaparecendo, abrindo campo para o multiculturalismo urbano. Esta transformação pode ser vista em diversos projetos de interiores. Técnicas tradicionais também vão sendo modernizadas e fundidas, o que garante projetos modernos e luxuosos. As técnicas de tecelagem aparecem com força e as cores são suaves, refletindo tons neutros, urbanos e universais.