voltar para o topo
Compartilhe: facebook twitter pinterest whatsapp

Em setembro de 2013, a arquiteta e proprietária da Uzzare Marcenaria, Débora Polastri Giacomazzi, decidiu iniciar a implantação da gestão 5S em seu negócio. Procurou a ajuda do Senai para começar o processo que levou aproximadamente dois meses com visita de um consultor uma vez por semana para conferir o que foi feito e auxiliar nos próximos passos.  A principal dica que Débora dá sobre o processo é fazer um bom planejamento. “Isso é importante antes das mudanças porque todos ficavam empolgados e acabavam atropelando o processo”, conta.

A empresa de São Paulo tem em sua equipe um marceneiro, três ajudantes, dois montadores e três administrativos, incluindo os dois sócios e teve muitos ganhos com a gestão 5S. Débora elenca os principais: limpeza e organização da produção; agilidade na fabricação; melhoria na entrega e montagem; melhor controle de estoque, finanças e produção. “Entre muitos outros que resultaram em ganho de tempo no processo construtivo.”

 

Gestão exige continuidade

Segundo ela, o processo é interessante e o maior desafio é a continuidade. “O prazo citado foi apenas a implantação. É muito importante ficar atento e não deixar o plano ‘adormecer’.” Débora também teve um ganho direto pessoal com a adoção da gestão 5S. “Por não ser marceneira eu não conhecia bem o processo produtivo de minha própria empresa.

Depois de toda a organização posso dizer que conheço bem todas as etapas necessárias para ter o móvel finalizado.”
A arquiteta também conta que, por ser uma empresa de pequeno porte, os colaboradores se sentiram à vontade em participar, se empenharam e ajudaram com ideias e colocando a mão na massa. E o processo não envolveu muitos gastos extras. Débora diz que muitas soluções foram feitas com o material disponível na marcenaria, com baixíssimo custo e grandes benefícios.

 

Antes do 5S

Habitus Brasil Marcenaria Gestão Uzzare 5S

 

E para quem ainda não acredita que mudanças tão simples geram resultados ela afirma que pequenas alterações no estoque e layout feitas com trabalho de ‘formiguinha’ geraram grandes transformações. “Temos mais facilidade na compra de materiais porque hoje o controle do estoque é mais eficiente. Sabemos o que temos e não compramos mais material desnecessário como acontecia antes”.

Débora finaliza dizendo que o cliente também enxerga a empresa as mudanças. Segundo ela, na negociação a equipe diz com muito mais firmeza o prazo de entrega, já que se tem absoluta certeza do tempo necessário para produzir cada peça. “E esse prazo é cumprido à risca!”

 

Depois da gestão 5S

Habitus Brasil Marcenaria Gestão Uzzare 5S

Para saber o que é o sistema de gestão 5S, leia a matéria 5S: organize sua fábrica