Design autoral, arte, co-criação, madeira e móveis sustentáveis. Esse conjunto representa bem a iniciativa da FITTO Design, marca curitibana que se diferencia ainda pelas peças de encaixe e produção on demand. Foram cinco anos de testes até o lançamento oficial da empresa, conduzida pelos irmãos Murilo e Danilo Linhares. Entre os produtos estão araras, poltronas, cadeiras, bancos, mesas de centro, criados-mudos e peças para decoração.
Caminhando para completar seu primeiro ano de operação (julho de 2019), a FITTO Design reforça que seu objetivo é produzir móveis que “façam diferença no cotidiano das pessoas”. Para isso, buscam valorizar o desenho de suas peças com painéis multilaminados, que são encaixados sem o uso de qualquer ferramenta ou parafuso.
“Os produtos aliam técnicas artesanais da marcenaria às modernas tecnologias de corte e impressão digital”, detalha Murilo Linhares. Seguindo essa premissa, a marca tem como objetivo, desde o início dos testes até o produto final, o melhor aproveitamento da madeira e demais recursos.
FITTO Design – Produção sob demanda e por encaixe
Em entrevista exclusiva para o Habitus Brasil, o sócio Murilo Linhares revela mais detalhes da atuação e diferenciais que buscam no mercado. Confira!
A que se deve a escolha por esse modelo de móveis por encaixe?
A escolha acabou vindo naturalmente, através do dia-a-dia do trabalho que já fazíamos com materiais para PDV. Com o objetivo de facilitar, baixar os custos e também reutilizar os stands e displays de feiras que produzíamos, passamos a criar as peças de madeira utilizando encaixes e não parafusos. Assim, o frete ficava mais barato, era mais fácil de montar e depois o cliente podia reutilizar. Desses trabalhos surgiu a ideia de fazer nossos móveis!
Vocês adotaram o conceito de produção “on demand” (a pedido) na FITTO Design. É claro que isso é um diferencial, mas não é um limitador para o crescimento?
O conceito “on demand” acabou acontecendo durante o percurso de desenvolvimento. Até porque parte do processo já era feito “em casa” e o que não fazíamos, passamos a fazer. Não vemos com um limitador e sim como uma forma de concentrar esforços e capital no que efetivamente está girando. Isso torna o uso do espaço e da mão de obra bem mais racional e sustentável.
Produzir apenas o que é pedido torna a linha de produção mais orgânica, economiza material, mão de obra e espaço. Em média, o período de criação vai de sete a 12 dias úteis, com entregas para todo o Brasil. Mas estamos abrindo pontos de venda, para que os clientes possam vivenciar nossos produtos, para então recebê-los em casa e ter a experiência que envolve uma peça FITTO. Também teremos pontos de venda com entrega imediata.
Linha colaborativa da FITTO Design
A marca possui ainda uma linha de colaboração com 11 artistas das mais diversas áreas, que representam suas estéticas particulares, reflexões e paixões nos móveis da FITTO. “Começamos nossas colabs com artistas e fotógrafos, reproduzindo em nossas peças suas artes, emoções, ideias e pensamentos”, conta Linhares.
O gestor acrescenta que agora estão sendo lançadas as primeiras peças de cocriação com arquitetos e designers. “Nosso time de criadores – Vitor Garcia, Vanessa Ferreira e eu [Murilo Linhares] – trabalha junto com a arquiteta Bruna Busse para transformar os desenhos e formas de dois conjuntos em mesas de centro de encaixe”.
Qual é o perfil do público que compra as peças?
Percebemos que nosso estudo de mercado acertou em boa parte de quem seria nosso público. A principal faixa etária é de 25-50 anos. Porém, tivemos uma aceitação muito legal no público de mais idade, que ao ver e vivenciar as peças acabam se tornando cliente. No mais, são pessoas com gosto por design, arte e engenharia em geral.
Veja como é feita a montagem da Cadeira Pétala apenas encaixando as peças e sem usar parafuso.
Certificação e inspirações no design
Vimos uma menção de que os móveis passam por testes de certificação. Esse é um diferencial na produção de móveis autorais por estúdios de design?
Correto. A ABNT adota normas de controle para os móveis de escritório e alguns outros artigos, e não de decoração em geral. Somado aos custos envolvidos na produção destes testes, faz com que isso seja quase que uma novidade em móveis de design. Em nosso caso, o motivo principal dos testes, mesmo dentro das normas de escritório, foi mostrar para nosso cliente que o mobiliário de encaixe é ergonômico e seguro. Que todo o trabalho feito no desenvolvimento do produto foi com o objetivo de entregar uma peça final usual, com design e segura.
Nota da redação. Os produtos da FITTO Design foram enviados ao Laboratório de Madeira e Mobiliário do SENAI, em Curitiba (PR). A instituição realiza testes de acreditação seguindo normas do INMETRO. Bem avaliados, os produtos passaram por avaliação de resistência, estabilidade e durabilidade.
Vocês também citam a inspiração da biomimética, que é o estudo das estruturas biológicas e das suas funções. Como isso está representado nos móveis?
Veja o Abajur Mycena, por exemplo. Quando decidimos ter um abajur em nossa linha começamos a desenhar e procurar formas para a peça. Logo, chegamos ao desenho de um cogumelo e a partir daí o estudo sobre as formas e funções da planta. Para nossa surpresa, encontramos o cogumelo Mycena, que tem como principal característica brilhar no escuro e suas cores assemelham-se muito com nossa matéria-prima principal, o Paricá.
Veja como a biomimética pode ser aplicada no mobiliário – clique AQUI para ler o post. Marko Brajovic também é um dos profissionais que adota esse conceito como estratégia de inovação.
Madeira certificada no mobiliário
Falando em madeira, porque a escolha pelo Paricá e Pinus? Essa mescla garante propriedades específicas para valorizar as peças?
Essa escolha realmente aconteceu para valorizar nossas peças e a madeira de floresta plantada do Brasil. O Paricá é uma madeira nativa brasileira da região Norte, de crescimento rápido e baixíssimo dano ambiental, além de ter esse tom clarinho escandinavo, que é lindo. O Pinus, por sua vez, é uma madeira de ótimo acabamento, boa resistência estrutural. Também é encontrada abundantemente na região Sul e Sudeste.
Unimos o par em cada chapa de compensado e fazemos isso com uma cola totalmente isenta de formaldeído e acabamentos a base água, o que faz com que nossa madeira seja aprovada nas normas mais rígidas de emissão de poluentes.
Para a linha Wood Wafer, o processo de tingimento dos produtos foi pensado para ter o mínimo de impacto na natureza, utilizando corantes naturais orgânicos. Essa preocupação se estende para as embalagens dos produtos, desenhadas uma a uma, utilizando o mínimo de material possível.
Novas peças da FITTO Design para 2019
O início deste ano marca o lançamento de três novos modelos de móveis on demand e de encaixe. Para conhecer todas as peças da FITTO Design, que vão de R$ 59 a R$ 1.989, confira a loja online da marca.
Banqueta Pétala
A cadeira Pétala, sucesso da marca, ganhou uma repaginada e agora é apresentada no formato de banqueta. Segundo a marca, pode se adaptar a diversos ambientes.
Mesas de centro Vinil
Com opção de dupla ou separadas, as mesas de centro podem ganhar destaque nos projetos de interiores. Seus tampos redondos, como discos de vinil, são o centro de qualquer ambiente. Essas peças fazem parte de uma colaboração da FITTO Design com a arquiteta Bruna Busse.
Mesas de centro Paralela
Também em co-criação com Bruna Busse, essas mesas de centro se destacam pelo uso de ripados de madeira. Essa proposta está sempre presente nos trabalhos da arquiteta. Nessa parceria, a madeira foi usada em longas linhas paralelas, formando uma peça minimalista, simples e elegante.