voltar para o topo
Compartilhe: facebook twitter pinterest whatsapp

Oferecer informações direcionadas e incentivar o desenvolvimento das micro e pequenas empresas do segmento de marcenaria. Esses são os objetivos da organização do programa Fimma Marceneiro ao propor um circuito de palestras e atividades aos profissionais do setor. A ação ocorre durante a realização da Fimma Brasil, em Bento Gonçalves (RS), de 29 a 31 de março de 2017.

Além da possibilidade de visitar e conhecer as novidades em máquinas, matérias-primas e acessórios para móveis junto aos expositores da feira, os marceneiros têm a possibilidade de se inscrever em palestras de seu interesse. A inscrição é gratuita e pode ser feita neste link, de forma individual ou em grupos. Os temas escolhidos abrangem os setores de gestão administrativa, design estratégico, produção conectada, mercado, inovação e tecnologia.

Segundo Rogério Francio, presidente da FIMMA Brasil, “para escolher os assuntos que serão tratados, observamos o mercado e as necessidades de conhecimentos que o profissional deste ramo precisa ter”.

 

No contrato deve estar claro quais móveis serão fabricados, com todos os detalhamentos, condições, características e especificações técnicas

 

Programação Fimma Marceneiro

No dia 29 de março estão previstas as palestras Setup de Máquinas e sua relação com o PCP, com Renato Bernardi, do Instituto SENAI de Tecnologia em Madeira e Mobiliário; Design Estratégico Aplicado ao Setor Moveleiro, com o designer Marcos Batista; e Inovação para Sustentabilidade da Marcenaria, com Simone Nascimento, da Rede Marcenaria Sustentável. As apresentações ocorrem, respectivamente, às 9h30, 10h20 e 11h10.

E às 11h30 o público presente terá a oportunidade de acompanhar a palestra de Andrea Colin Corrêa (foto abaixo). Analista de novos produtos e gerente de marketing da Berneck, ela aborda uma importante temática: Tendência de Móveis Híbridos.

“Mais do que peças multifuncionais, mobiliário e projetos de interiores precisam corresponder aos novos comportamentos de consumo. Projetar peças que tenham mais de uma característica, tanto para atender pequenos espaços como para um público em constante mudança, pode ser o diferencial de profissionais e empresas”, explica Andrea.

 

Andrea Colin Correa, analista de novos produtos e gerente de marketing da Berneck

 

Dia 30 de março outras três palestras serão ministradas, também no período da manhã, com os temas: Troca Rápida de Ferramentas, com Fábio Lopes Ferreira, do Instituto SENAI; Marcenaria Artesanal, com o arquiteto e designer Fernando Mendes (foto abaixo); e Marcenaria na era Digital, com Jucielton Santos, da JEJ Marcenaria.

“O Fimma Marceneiro atende ao pequeno e médio fabricante, e também a grande indústria. O projeto colabora para o desenvolvimento da arte da marcenaria, que foi o suporte para as primeiras manifestações de design de produto no Brasil”, avalia Fernando Mendes.

 

A palestra Marcenaria Artesanal, com o arquiteto e designer Fernando Mendes, integra o projeto Fimma Marceneiro

 

Desenvolvimento sustentável da marcenaria

Fechando a programação do Fimma Marceneiro, no dia 31, mais três apresentações. Às 9h30, Alexandre Luis Franceschi e Márcio Zaffari, da Wirutex, falam sobre Novas Tecnologias em Ferramentas para o Setor Moveleiro. Em seguida, Eduardo Núncio aborda o tema A Marcenaria no Salão Design. Ele é designer e presidente do Prêmio Salão Design, organizado pelo Sindmóveis / Bento Gonçalves. Carlos Eduardo Hoffmann, da Marcenaria Novo Espaço, finaliza as palestras falando da Produção Conectada na Marcenaria.

Para mais informações sobre o Fimma Marceneiro, a organização indica o e-mail [email protected] e o telefone (54) 2102-2450. A iniciativa tem apoio da Abimóvel, Berneck, Fiergs / Senai, Homag e Sayerlack.

 Oferecer informações direcionadas e incentivar o desenvolvimento das micro e pequenas empresas do segmento de marcenaria. Esses são os objetivos da organização do programa Fimma Marceneiro

 

Espaço Marceneiro

Além das palestras, a feira também promove o Espaço Marceneiro, onde os alunos do SENAI demonstrarão na prática etapas da fabricação de móveis. Posteriormente, os 40 móveis fabricados serão doados para creches e instituições carentes da cidade. O projeto tem contribuição da Berneck e Sayerlack, com a oferta de painéis de madeira e pintura dos mesmos.

“É uma prática da Movergs [entidade organizadora da Fimma] realizar ações sociais. E também queremos que os alunos demonstrem, dentro da feira, o que acontece no dia a dia das pequenas empresas”, finaliza Rogério Francio.