As feiras internacionais no setor moveleiro, decoração, design e área têxtil para o lar continuam sendo essenciais para conhecermos novos materiais, marcas, tendências e estilos. A chave para o sucesso desses eventos é que, mesmo em tempos de comércio eletrônico, muitos profissionais não renunciam à experiência de ver, tocar, escolher, comprar e trocar impressões.
Mas há centenas de feiras de arquitetura, design e interiores, além de conferências e eventos acontecendo em todo o mundo. Para ajudar os leitores do Habitus Brasil compilamos um guia com os eventos que costumam concentrar as principais referências do que usaremos em casa.
Você já tem ideia de quais tendências e comportamentos de consumo poderão se estabelecer em 2019?
Um olhar sobre as feiras internacionais de móveis, têxteis e decoração
Como os estilos de vida estão se tornando mais diversificados, individualizados e conectados, as residências e espaço de trabalho exigem uma transformação no mobiliário. Por isso, é importante ficar atento as novidades que podem surgir nessas importantes feiras globais.
Heimtextil
Aproximadamente 70 mil pessoas visitam esta feira, que reúne um mix completo de têxteis para a casa, hotelaria e área comercial (grandes obras públicas e escritórios). Também há tecidos decorativos, para móveis e área PET, além de papel de parede, impressão digital e sistemas de proteção solar. O espaço Heimtextil Trend Space, no Hall 3.0, também chama atenção e releva tendências de 2019/2020 sob o tema “Toward Utopia”.
Quando: 8 a 11 de janeiro, em Frankfurt, Alemanha.
Informações: heimtextil.messefrankfurt.com
IMM Cologne
A primeira feira de móveis do ano apresenta produtos de mais de 1.300 fornecedores de 50 países. É uma das poucas feiras que oferece uma visão abrangente, concisa e bem estruturada do mundo internacional do design de interiores, com mobiliário para todos os gostos, estilos e orçamentos. Os destaques regulares incluem o concurso Pure Talents Contest, de jovens talentos; e Das Haus – uma visão da vida futura. Em 2019, este projeto será comandado pelo estúdio holandês Truly Truly. Veja detalhes nesse post exclusivo. O evento bienal LivingKitchen, salão paralelo dedicado ao segmento de cozinha, também não deixa nada a desejar em termos de inspiração.
Quando: 14 a 20 de janeiro, em Colônia, Alemanha.
Informações: imm-cologne.com
Maison & Objet
Sebastian Herkner é o Designer do Ano da edição janeiro 2019 da Maison & Objet. Aliás, o evento francês é uma interessante parada na rota das novidades, já que mostra inúmeros produtos: móveis, iluminação, acessórios de cozinha, têxteis e artigos para a casa. A edição de janeiro (há outra em setembro) é a mais forte e movimentada. O tema da feira, desenvolvido pela agência de tendências NellyRodi, será “Desculpem o meu francês”.
A proposta, na verdade, traduz a forma com que designers, empresas e startups franceses estão procurando atuar no mercado de interiores. “Eles combinam formas e padrões arrojados com novos materiais e novas formas de trabalho”, explica Vincent Gregoire, da agência. “O homem está em busca de algo fora do comum. Especialmente porque a globalização está trazendo cada vez mais padronização”.
Quando: 18 a 22 de janeiro, em Paris, França.
Informações: maison-objet.com
Semana de Design de Estocolmo
Na semana mais importante do ano para o design escandinavo, são desenvolvidos cerca de 200 eventos e instalações por toda a cidade, que vira ponto de encontro para compradores, arquitetos, designers, imprensa e influenciadores de todo o mundo. Para muitos, o destaque é a Feira de Móveis e Iluminação de Estocolmo, que reúne cerca de 700 marcas e estúdios de design. Lyndon Neri e Rossana Hu, que dirigem o escritório de arquitetura e design interdisciplinar chinês Neri & Hu, também assinam uma instalação durante a feira. Eles são os convidados de honra da edição, que acontece de 5 a 9 de fevereiro.
Quando: 4 a 10 de fevereiro, em Estocolmo, Suécia.
Informações: stockholmdesignweek.com e stockholmfurniturelightfair.se
Ambiente
Uma das maiores feiras internacionais dedicadas ao segmento de objetos e acessórios para a casa, iluminação, louças e presentes. Em 2019, segundo a organização, serão 4.376 expositores de 88 países. O amplo espectro de produtos torna o evento interessante para profissionais e comerciantes nessas áreas, e também para analistas e comunicadores de tendências.
Quando: 8 a 12 de fevereiro, em Frankfurt, Alemanha.
Informações: ambiente.messefrankfurt.com
Milan Design Week / Salone del Mobile
Centro indiscutível da projeção de tendências, Milão pode ser considerada a capital mundial do design. Isso se deve ao sucesso do Salone del Mobile, que vai para sua 58º edição como referência para os profissionais de mobiliário de alta qualidade. O evento também é um palco que busca combinar negócios, inovação e cultura. Em 2019, o Salão do Móvel vai abrigar a Euroluce – dedicada ao setor de iluminação, e o Workplace 3.0, que busca oferecer móveis e soluções para o local de trabalho. O SaloneSatellite, com a exposição do trabalho de jovens designers emergentes, também atrai a atenção do público.
Para empresas e profissionais, é o momento de expor lançamentos, consolidar coleções ou apresentar novos conceitos. Para jornalistas, profissionais de arquitetura e design, entres outros, é momento de peregrinar em busca de novas tendências.
Esse sucesso também está relacionado aos distritos de design espalhados pela cidade, de Brera a Tortona, passando pela Via Tortona e Ventura Lambrate. Esses distritos são responsáveis por abrigar a Semana de Design de Milão e seus mais de 1000 eventos. O Fuorisalone não tem uma organização central, mas vê a expansão de muitos outros setores além do mobiliário. Isso inclui o segmento automotivo, tecnologia, telecomunicações, arte, moda e alimentos.
Quando: 8 a 14 de abril, em Milão, Itália.
Informações: salonemilano.it e fuorisalone.it
Interzum
Essa é uma das principais feiras para os fabricantes de móveis e interiores. Sua diversidade de produtos é imensa. Entre os principais itens estão painéis de madeira, fitas de borda e acabamentos, ferragens, acessórios e iluminação. Para 2019, a segmentação dos 1.800 expositores prevê três áreas: “Materiais e Natureza”, “Função e Componentes” e “Têxtil e Máquinas.
Em geral, os desenvolvimentos apresentados nessa feira acabam sendo incorporados pelos fabricantes nas próximas coleções de mobiliário.
Realizada sempre nos anos ímpares, a Interzum também reúne outros atrativos. A ideia da organização é apresentar espaços para debater tendências globais como individualização, moradia em pequenos espaços, mobilidade e digitalização. Inclusive, o tema desta edição é “Inovações para a vida futura”.
Quando: 21 a 24 de abril, em Colônia, Alemanha.
Informações: interzum.com