voltar para o topo
Compartilhe: facebook twitter pinterest whatsapp

A 2ª edição da ÔDA Design Club + Feira na Rosenbaum será realizada entre os dias 23 e 25 de novembro, das 11h às 20h, em Curitiba (PR). O evento é organizado por Ticiana Martinez e Cris Rosenbaum, que desenvolvem atividades voltadas à curadoria de trabalhos criativos e incentivo do design local. A exposição vai ocupar o Aquário do Museu Oscar Niemeyer (MON).

Ao todo, 75 profissionais independentes de artesanato, acessórios, arte, mobiliário, vestuário e gastronomia estarão reunidos para expor produtos com design assinado e genuinamente brasileiro. “Nesta edição traremos o universo da arquitetura para a atmosfera do evento. Será uma experiência de imersão do público no design, com o melhor da produção local e nacional”, explica Ticiana Martinez, proprietária da loja Ôda Design Club, em Curitiba (PR).

Cris Rosenbaum, curadora de design e fundadora da Feira na Rosenbaum, acrescenta que o objetivo da mostra itinerante é expor o design brasileiro, seus profissionais, e potencializar as suas expressões e saberes. Plural, segundo os organizadores, a feira reúne diferentes artesões, designers, estilistas e profissionais de gastronomia. “Nosso país é diverso, multicultural, assim também acabam sendo as criações que são inspiradas por todas essas culturas”, explica. Conheça mais detalhes no site do projeto.

Com a proposta de criar uma atmosfera especial na edição de Curitiba, o evento também vai abrigar o projeto Gastronomia Paraná. A ideia é disseminar sabores regionais entre o público visitante – estimado em cinco mil pessoas. Jussara Vos, jornalista e crítica de gastronomia, coordena a ação.

 

Cris Rosenbaum, curadora de design e fundadora da Feira na Rosenbaum, acrescenta que o objetivo da mostra itinerante é expor o design brasileiro

 

Entenda a proposta de valorização

Muitas vezes, uma peça de design autoral apresenta uma distância considerável entre o produtor e o consumidor final. Para buscar alternativas, algumas iniciativas surgem para viabilizar e difundir o design nacional diretamente à população. Esse é um exemplo para a atuação da Ôda Design Club e da Feira na Rosenbaum.

Inaugurada em setembro de 2016, a Ôda Design Club fortaleceu esse conceito de curadoria ao identificar e até mesmo lançar marcas de artistas e designers locais, que tinham pouco ou nenhum espaço para expor e vender seus produtos. Hoje, a loja está situada na Rua Prudente de Moraes, 1.239, na capital paranaense. Em paralelo, Ticiana Martinez trabalha na construção de novas experiências e ações de fomento desse mercado. Uma de suas recentes ações foi o projeto Mãos em Ação, junto do Instituto Campana e da produtora cultural Consuelo Cornelsen.

O projeto proporcionou dois dias de workshop com Humberto Campana, para enaltecer o artesanato com fibra natural e vime. Além disso, onze designers e estúdios convidados fizeram experimentações para testar as aplicações e potencial do vime, que resultaram em uma coleção de objetos.

Feira na Rosenbaum celebra a descoberta

A primeira edição da Feira na Rosenbaum aconteceu em 2012. Cris lembra que nesse momento muitos designers estavam começando a sair de grandes marcas e irem para seus próprios ateliês. “Mas eram raros os espaços onde eles pudessem expor e comercializar suas criações”. Desde então, a Feira já passou por São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR) e Tiradentes (MG). Todos os eventos ocorrem em uma atmosfera de casa aberta, com música, sons, cheiros e cenários.

“Percebo como é importante apoiar esses criadores, que estão fazendo trabalhos autênticos e que refletem a alma brasileira. Na Feira as pessoas podem encontrar artistas e designers que venho conhecendo ao longo desse tempo, e também parcerias frutos dos encontros proporcionado por esse movimento. Para mim, esse é o maior motivo de celebração dentro dessa rede que conseguimos criar juntos”, detalha Cris Rosenbaum.

 

Cris Rosenbaum, curadora de design e fundadora da Feira na Rosenbaum