As 261 marcas presentes na feira Expo Revestir buscaram interpretar os estilos de vida contemporâneo e criaram diversas interpretações para expor suas linhas de revestimentos. A proposta urbana e industrial, mas que se conecta ao natural e é capaz de criar uma atmosfera suave e de bem-estar foi a tônica dos principais lançamentos.
Diversas coleções também investiram em referências artísticas e elementos como pedras, metais e madeira. Abordamos parte desses lançamentos em outro texto no Habitus Brasil. Confira tudo no post – “Tendências contemplam viver urbano”. A 16ª edição do evento destinado ao mercado de arquitetura e construção civil foi realizado entre 13 e 16 de março, em São Paulo (SP).
Um lar urbano e personalizado
Conceito absoluto na feira Expo Revestir, a vida nas grandes cidades foi refletida de maneira conceitual na coleção Panorâmico (foto acima), da Ceusa. Os três padrões de revestimentos cerâmicos, combinados, reproduzem um skyline gradual com jogo de cores e formas que refletem a vista panorâmica dos prédios e luzes das metrópoles. Inspirada na tendência dos metalizados, a marca lançou ainda uma série de revestimentos que combinam relevo e formas geométricas.
A ideia de explorar diferentes paginações no décor é outra visão presente na arquitetura e design de interiores. O piso vinílico Sevilha, da Tarkett, explora bem esse conceito. Ele reproduz diferentes elementos numa mesma superfície e permite uma série de combinações.
Com assinatura da arquiteta e presidente da marca, Ana Cristina de Souza Gomes, a Solarium buscou inspiração na natureza para lançar a linha Nodo. Minimalista, o revestimento remete as curvas concêntricas do tronco das árvores e pode ser disposto de diferentes maneiras na parede.
Outra linha de design assinado e que fez sucesso na feira Expo Revestir 2018 é a linha Carmen, da Portinari. Pré-lançamento da marca, é assinada pelo designer italiano Alessandro Mendini. Inicialmente, o desenho foi produzido em tecido para o sofá K2, da marca A Lot of Brasil. Agora, em porcelanato, ganhou um relevo que confere a sensação de movimento às composições em losangos. O lançamento mundial da linha ocorre no Salão do Móvel de Milão, em abril, na Itália.
Desenhos geométricos e cores em alta
A onda de revestimentos com padrões geométricos e cores não é bem uma novidade, mas deve ganhar ainda mais força em 2018/19. Os desenhos com padrões geométricos, além de explorar duas ou mais cores, permite criar ambientes com “movimento”. Com muitas opções de tamanhos, desenhos e combinações, é uma ótima pedida para alcançar a personalização do lar.
A Lurca Azulejos foi uma das marcas que apostou nos desenhos geométricos, com peças inspiradas na cultura japonesa. A linha Japão, com oito novos azulejos, foi o principal lançamento no evento.
Já a Cerâmica Portinari apostou na coleção Bailarinas, que misturou elementos das artes plásticas e da dança ao retratar as obras Bailarinas de Carajás, pintadas por Candido Portinari. O artista plástico, aliás, foi um dos expoentes na divulgação da cultura brasileira. A coleção traz peças em triângulos equiláteros conta com seis cores, dois desenhos e uma textura que lembra as delicadas telas.
A personalização dos ambientes através das cores também chegou no setor de cubas. Em alternativa ao branco e preto, a Deca lançou as cores: Navy Blue, Kale Green, Rose Millennial e Vanilla. Já na linha de painéis de madeira, a Duratex apresentou a Coleção Viva!. Segundo a empresa, são padrões que traduzem características marcantes de quatro grupos de consumidores: Minimalista, Urbano, Consciente e Criativo. Entre os destaques, estão as cores Rosa Glamour, Cinza Sagrado, Azul Secreto e Verde Real.
Feira Expo Revestir: volumetria e aposta no 3D
A tridimensionalidade, valendo-se da volumetria e do efeito de luzes e sombras no design de superfícies, também chamou atenção na feira Expo Revestir 2018. Nessa “proposta 3D”, a Arauco apresentou a coleção a Innovus Coulored MDF, composta por painéis coloridos de MDF da superfície ao núcleo. O produto está disponível em cinco cores: Black, Grey, Royal, Berry e Curry. Segundo a fabricante, móveis e ambientes ganham um universo infinito de possibilidades de efeitos decorativos com essas chapas.
A Castelatto também investiu em uma nova série de revestimentos 3D e volumetria com a linha Colors Collection. Entre os lançamentos estão os modelos Infinity, na textura Travertino, e Polygon, no acabamento de mármore Calacatta.
Tipicamente brasileiro, o cobogó é outro produto que ganha mercado na arquitetura brasileira. Com essa solução, é possível ganhar mais ventilação, iluminação natural e um sistema de divisória atraente. A novidade entre as marcas ficou por conta dos novos desenhos e cores, além dos tradicionais padrões cimentícios. Na foto abaixo, linha Brise Clair, da Nina Martinelli.
Padrões marmorizados em diferentes propostas
As pedras – sempre com lugar garantido na decoração – também foram destaque em algumas coleções. Com veios bem marcados e grande variedade de cores ou com estruturas mais suaves, os padrões marmorizados reforçam a atemporalidade das casas e espaços comerciais. O trabalho com volumes, geometria, linhas definidas e movimentos também marcou os lançamentos.
A paranaense Michelangelo Mármore Brasileiro expôs a dualidade entre o mármore bruto e o lapidado. A proposta era explorar o jogo de contraste do material, que acaba enriquecendo e dá sentido aos espaços. As pedras apresentadas na ocasião foram o Nero Michelangelo, de tonalidade negra e veios leves em cor branca, e o tradicional Michelangelo Nuvolato – pedra clara e com veios movimentados.
O mármore também esteve presente nos lançamentos da italiana Fiandra durante a feira Expo Revestir. No Brasil, a marca é representada pela Level Acabamentos e deu ênfase à reprodução da pedra tipo Calacatta.
A Portobello foi outra companhia a destacar lançamentos com essa proposta. Entre os destaques estão a linha Bianco di Elba (branco com veios em tons de cinza) e Nocce Savanna (reproduzindo tons solares da savana africana). A Officina Portobello, que traz linhas assinadas por designers e projetos diferenciados em porcelanato, foi outro destaque na exposição da empresa.
Novo revestimento e Granilite repaginado
A Guidoni aproveitou a feira Expo Revestir para lançar o Topztone – superfície fabricada a partir do quartzo. Segundo a companhia, o produto pode ser aplicado em pisos, paredes, painéis e escadarias, ou esculpido em bancadas e tampos. A linha Urban Marble, por exemplo, reproduz o toque do mármore. A proposta icônica do Granilite, sucesso nas décadas de 60 e 70, foi inspiração ainda para a coleção City Fragments.
O Pinterest já tinha alertado sobre a procura desse produto em seus painéis de tendências. Veja o post do Pinterest 100. Quem também apostou na releitura do material, mas em forma de porcelanato, foi a Roca Cerâmica com a série Flake. A inspiração vintage de pedra granulada apareceu em diferentes cores e desenhos.
A linha Trama, de revestimento para parede, também chamou atenção pelos desenhos geométricos, florais e abstratos. Ao todo, são 15 desenhos autorais em P&B (preto e branco). Em parceria com o arquiteto Ruy Ohtake, a marca lançou ainda quatro modelos de cubas, sendo três delas de apoio e uma de sobrepor.
Continue lendo nossa cobertura especial com o post “TENDÊNCIAS CONTEMPLAM VIVER URBANO”.