Definir estilos para a decoração e avaliar o comportamento de consumo da população não é um trabalho fácil. A diversidade e a abundância de conceitos são características que poucos estudos ou profissionais conseguem expor de forma objetiva. O “borrão” da globalização ajuda a embaralhar esse cenário. No Brasil, para compreender as tendências no estilo do morar brasileiro, a Eucatex reuniu um time de especialistas e chegou a quatro grupos de consumidores: Grafite Game, HiChic, Povos do Sol e Ritmos.
Encomendado pela fabricante de painéis de madeira e tintas, o estudo Tendências do Morar foi conduzido por empresa especializada em macrotendências. O trabalho teve auxílio de profissionais da própria Eucatex e de outros especialistas envolvidos com tintas, cores, design, arquitetura e desenvolvimento de produtos.
“Os consumidores se identificam com ideologias. Portanto, a casa será cada vez mais personalizada de acordo com os gostos, estilos e preferências de cada um”, explica Andréa Krause, gerente de Marketing da Eucatex.
A profissional ressalta que existem diversas formas de interpretar tendências e combinar os painéis de madeira com a mobília e decoração da casa, mas é preciso encontrar características comuns entre os elementos. Ou seja, códigos, signos, cores e movimentos culturais, entre outras informações que expressam o lifestyle do consumidor.
Tendências do Morar
Eucatex: grupos de consumidores
O que a Eucatex fez, detalha Andréa Krause, foi lançar produtos que capturam o gosto coletivo dentro desses quatro grupos: Grafite Game, HiChic, Povos do Sol e Ritmos. “Mais do que essa ou aquela cor, nós desenvolvemos coleções de painéis que se adequam aos novos perfis de consumidores do século XXI, especialmente no Brasil”.
“São macrotendências com propostas e painéis conectados por características em comum. Mas esse diálogo permite encontrar um equilíbrio muito grande entre o desejo dos consumidores e a possiblidade de compor novos móveis e interiores com painéis de madeira”, pondera a gerente de Marketing.
HiCHIC
A sofisticação mora na simplicidade
A simplicidade está em alta. Logo, são valorizadas cores cálidas e elegantes como Grafite Intenso, Verde Noronha, Champagne e Azul Arquipélago. As madeiras são sofisticadas e suaves, a exemplo dos padrões Frassino Crema, Elmo Macciato e Nogal Ébano. Neste universo HiCHIC, os consumidores manifestam também interesse por composições geométricas, materiais nobres e pelo consumo consciente.
Na decoração encontramos referências tradicionais misturadas aos estilos hipster e retrô. “A composição, pequenos recortes do passado e colagens fazem parte do grupo HiCHIC, que também mistura estilos, gostos e comportamentos”, explica Andréa Krause. A proposta responde ainda a duas necessidades presentes nas áreas urbanas: espaços reduzidos e múltipla função de móveis e ambientes.
Grafite Game
A mistura do clássico com o contemporâneo
Vida urbana e digital se misturam, unindo referências do grafite e da área musical com a estética dos games. Esse universo é formado principalmente por jovens urbanos, nativos digitais, nerds intelectuais e geeks (obcecados por coisas legais e modernas). É isso que estimula o uso de cores artificiais e altamente saturadas e brilhantes. Quase sempre, sobre um fundo preto ou cinza-concreto.
A tendência Grafite Game revela projetos criativos e coloridos, que trazem um toque bem-humorado, lúdico e que estimula os sentidos. Para atender esse público, a Eucatex sugere o padrão Concreto combinado com o Grafite Intenso. O gosto urbano e cosmopolita desse público, que revela um espírito independente, também permite incorporar materiais em tons frios e cores como Vermelho Scarlate, Amarelo Gema, Tangerina e Acquamarina. Por isso, a pegada industrial conversa tão bem com esse público.
Povos do Sol
Brasilidades que encantam o mundo
Madeiras quentes e cores opacas em tons arenosos, que contrastam com os azuis e verdes profundos. Sem esquecer dos vermelhos intensos. Essa proposta, representada nas cores Verde Noronha e Bordô da Eucatex, traz à tona o grupo Povos do Sol.
As grandes referências dessa tendência estão no sertão nordestino, na região das caatingas e dos litorais. Mas também representam o Saara Marroquino, com seus bordados misturados com metal oxidado e pedras. Ou ainda a riqueza decorativa de padrões geométricos encontrados na África e os florais presentes na América do Sul. Ou seja, esse movimento valoriza os povos que vivem sob o sol e as culturas que apreciam a riqueza decorativa.
Povos do Sol, contextualiza Andréa Krause, traz possibilidades criativas imensas para arquitetos e designers. “É possível criar lindos contrastes explorando padrões como Castanho Bronze e Italian Noce”, diz. “As cores quentes são parte deste movimento. Sempre com a ideia do aconchego e de receber bem”.
Ritmos
Orgulho das raízes populares
O poder transformador da cor, assim como das texturas, é imprescindível nos móveis e projetos de decoração. Em Ritmos, que fecha o ciclo de macrotendências levantadas pela Eucatex, isso fica evidente na utilização de cores tropicais e madeiras rústicas e bem naturais.
Esse lifestyle é de fácil assimilação no Brasil, mas a diferença está no gosto latino urbano, expresso na saturação das cores levemente “empoeiradas” e naturalidade dos elementos. Como se fossem camadas de pó do tempo sobre as vivas tonalidades. Aqui, destaca-se a combinação entre Tangerina e Rústico da fabricante.
A ideia dessa decoração está expressa nas ruas de pedra e casas coloniais, como em Paraty (RJ), e no “centro velho” das cidades mais antigas do Brasil. Na cena internacional, Havana, capital de Cuba, é o marco desse movimento. Para o público que cultiva interesse pela tradição e esse ar retrô, há sinergia com padrões madeirados como Toulouse Oak e Ébano Exotic.