voltar para o topo
Compartilhe: facebook twitter pinterest whatsapp

Personalidade aliada à simplicidade. Essas são as marcas do mobiliário desenvolvido pelo estudiobola, de São Paulo, atributos atestados por vários prêmios, como o do Museu da Casa Brasileira. Agora, toda a expertise de 16 anos dos arquitetos, amigos e companheiros de tempos de universidade Flavio Borsato e Mauricio Lamosa será mostrada em terras europeias e o destino inicial escolhido foi a Itália.

Adotando um design mais livre e independente de modismos, como gostam de destacar, os arquitetos trabalham para instalar produção e exportação em terras italianas. A marca também terá um novo showroom em Milão que deve ser inaugurado no segundo semestre.

“Estar em Milão é uma oportunidade de entender tanto a dinâmica europeia, com toda sua excelência, profissionalismo e rigor técnico; quanto a nós mesmos e o impacto de nossa produção por aqui. Funcionando como um termômetro para o nosso negócio”, comenta Mauricio Lamosa.

 

Flavio Borsato e Mauricio Lamosa, fundadores do estudiobola
Flavio Borsato (em pé) e Mauricio Lamosa, fundadores do estudiobola

 

O mobiliário e as peças decorativas para áreas interna e externa desenvolvidas pela marca são fruto de muita pesquisa para unir um desenho primoroso a resultados comerciais. O conceito, apesar de autoral, tem traços masculinos, arquitetônicos e mais neutros, o que prepara as peças para a indústria e confere maior durabilidade.

Com móveis e artigos carregados de brasilidade e uso de materiais nativos como madeiras e couros rústicos, a iniciativa também ajudará na divulgação da qualidade do design brasileiro em terras internacionais.

“O Brasil pode levar para o mundo o desprendimento em relação ao design. Um desenho mais leve e solto” – Mauricio Lamosa

Nos bastidores do estudiobola

Para viabilizar a chegada na Itália, o estudiobola participou pela primeira vez como expositor no Salão Internacional do Móvel de Milão (iSaloni), em abril deste ano. A ação fez parte do calendário do Projeto Raiz – do Sindmóveis Bento Gonçalves (RS) com apoio da Apex-Brasil –, que incentiva marcas e profissionais brasileiros a divulgarem seus trabalhos autorais em alguns dos principais eventos do setor moveleiro no mundo.

 

Para viabilizar a chegada na Itália, o estudiobola participou pela primeira vez como expositor no Salão Internacional do Móvel de Milão (iSaloni)

 

“Isso só é possível com o apoio de projetos como este. Focando na internacionalização de marcas brasileiras para a elevação de nossas exportações”, explica Lamosa.

Além dos móveis produzidos no Brasil que serão exportados para lá, parte da produção será exclusivamente fabricada em solo italiano, facilitando a logística operacional. Flavio Borsato, que mora na Itália, será o responsável pela representação internacional da empresa.

A ideia de buscar novos mercados surgiu de forma natural com o crescimento da empresa que focou na estruturação de uma rede doméstica de contatos e distribuição e que conta atualmente com 70 revendedores e atacadistas em todo o Brasil, garantindo presença nas principais lojas do ramo.

Além da atuação no mercado europeu, a empresa também iniciou uma consultoria para checar a adequação de seus produtos no mercado norte-americano.

 

O mobiliário e as peças do estudiobola seguem linhas retas e atemporais o que as torna ideais para compor os mais diversos ambientes

 

Materiais e conceito

Madeira reflorestada de Pinus e Eucalipto, materiais “gastos” – como o algodão estonado – a lona, metal e muito couro. Estes são alguns dos principais elementos utilizados pelo estudiobola na criação de seus produtos.

O mobiliário e as peças da marca seguem linhas retas e atemporais o que as torna ideais para compor os mais diversos ambientes, conversando com tranquilidade com diferentes estilos de decoração e agradando fabricantes de móveis e consumidores.

Seus desenhos, afirma Mauricio Lamosa, são desenvolvidos e aplicados em várias peças, uma referência ao que acontece na arquitetura, onde uma solução é replicada em vários projetos.

 

Madeira reflorestada de Pinus e Eucalipto, materiais “gastos” – como o algodão estonado – a lona, metal e muito couro. Estes são alguns dos principais elementos utilizados pelo estudiobola

 

Peças desenvolvidas pelo estudiobola

Cadeira Bia

Novidade na linha de mobiliário em madeira, a cadeira Bia é uma releitura do estilo country, porém, com desenho mais leve e contemporâneo. Conta com travamentos exclusivos, que ajudam a distanciar o projeto de um móvel rústico convencional. Ênfase ao assento com pegada vazada, que facilita o transporte sem prejudicar a estrutura do encosto.

 

Novidade na linha de mobiliário em madeira, a cadeira Bia é uma releitura do estilo country, porém, com desenho mais leve e contemporâneo

 

Sofá Play

Modular, alegre e jovial, o sofá Play celebra a combinação de simplicidade e visual contemporâneo. Com costuras aparentes, o projeto oferece diversas configurações de layout, além de assento que “flutua” – o efeito visual é obtido com o desenho e posicionamento dos seus pés torneados.

Modular, alegre e jovial, o sofá Play celebra a combinação de simplicidade e visual contemporâneo; produto integra portfólio do estudiobola

 

Poltrona Fat

Com encosto baixo e tapeçaria bem trabalhada, a cadeira giratória Fat é uma peça de tamanho reduzido, sendo uma boa pedida para espaços pequenos e também para fechar ambientes, pois funciona bem em dupla. Seu nível de conforto, no entanto, se assemelha ao de uma clássica poltrona de encosto alto – que além de acolher muito bem, se destaca pelo desenho escultural.

 

Com encosto baixo e tapeçaria bem trabalhada, a cadeira giratória Fat é uma peça de tamanho reduzido, sendo uma boa pedida para qualquer ambiente

 

Sofá Drops

Um futon contemporâneo com ar “setentista”. Acolhedor, o sofá Drops tem costuras e proporções que remetem ao tradicional colchão japonês (futon). Já seu design rigoroso e atemporal se estende à estrutura de aço, com linhas retas e simétricas, que pode ser pintada em diversas cores. O enchimento é feito com fibra sintética. Além de couro natural, é possível revestir o sofá com diversos outros tecidos disponíveis na cartela do estudiobola ou que sejam fornecidos pelo cliente.

Um futon contemporâneo com ar “setentista”. Acolhedor, o sofá Drops tem costuras e proporções que remetem ao tradicional colchão japonês - futon; peça integra portfólio do estudiobola

* Com edição de Patrícia Blümel.