voltar para o topo
Compartilhe: facebook twitter pinterest whatsapp

Especiaria Antiga é a cor do ano de 2019 na visão da Tintas Eucatex. A aproximação com a terra e o que é natural, como as especiarias e os temperos, determinaram a escolha da marca. A tonalidade mistura nuances de rosa e vermelho, resultando numa cor terrosa – tendência muito forte no mercado de tintas e revestimentos. O anúncio ocorre após um estudo de tendências e comportamento em parceria com a consultoria Tendere.

Na visão da Eucatex, a cor Especiaria Antiga é capaz de agregar a sensação de aconchego aos espaços. O matiz mais opaco, que resulta numa coloração levemente acinzentada, também flerta com o étnico e com o refinamento. Essa característica, acrescenta a marca, permite que ela seja usada tanto em ambientes internos quanto externos.

 

Na visão da Eucatex, a cor Especiaria Antiga é capaz de agregar a sensação de aconchego aos espaços

 

A cor Especiaria Antiga

Segundo o estudo de tendências, no Brasil, o tom lembra a tradição colonial das pinturas de parede feitas de cal de mariscos, pedras ou tabatinga. Rememora ainda as madeiras tingidas de cola, óleo ou têmpera, coloridas em anil ou índigo (azul), urucum (vermelho-vivo), o açafrão (amarelo), o pau braúna (preto), ipê e cochonilha (escarlate/cor de rosa).

Para a Tendere, trata-se de uma aposta que consolida o crescimento dos tons terrosos, que misturam as paletas rosadas com um perfume de nude e representam uma fusão entre as culturas orientais e ocidentais.

 

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por Habitus Brasil (@habitusbrasil) em

 

NOVOS GRUPOS DE TENDÊNCIAS

Além da Especiaria Antiga, o estudo das Tintas Eucatex apresenta quatro grupos de cores para 2019. Eles estabelecem uma relação de harmonia com a cor do ano e representam os diferentes perfis de gostos dos brasileiros. Os grupos de tendências são: Raízes Andinas, Concreto Romântico, Areias do Tempo e Caos Geométrico. Veja mais detalhes das paletas de cores sugeridas no site oficial.

 

Raízes Andinas

O visual glam rock dos anos 70 (brilho e cores) se funde com as referências aos povos dos altiplanos andinos. Raízes Andinas traz elementos em excesso e mescla texturas e cores que contam uma história. A tendência é composta por tonalidades solares e terrosas (quentes) em contraponto a um azul opaco e marítimo.

 

Tendência Raízes Andinas é composta por tonalidades solares e terrosas (quentes) em contraponto a um azul opaco e marítimo

 

Concreto Romântico

A alegria e o romantismo dos anos 80 são misturados à vida urbana contemporânea. Uma tendência que busca ser confortável e delicada, ao mesmo tempo em que resiste ao habitar nas grandes cidades. Para isso, mescla o retrô romântico ao estilo moderno atual. Essa tendência faz referência a um estilo escandinavo “tropical”, como forma de aquecer o concreto das metrópoles, utilizando-se de plantas e flores para dar vida aos ambientes.

 

Concreto Romântico faz referência a um estilo escandinavo “tropical”, como forma de aquecer o concreto das metrópoles

 

Areias do Tempo

Essa tendência transmite a imagem de um charme praiano, independentemente de se estar ou não à beira mar. Um perfil que é naturalmente refinado e charmoso. Esse conceito transita entre o chique e o casual e entre os estilos minimalista e retrô. A paleta se mostra elegante, tecnológica e natural, trazendo um frescor levemente quente.

 

A paleta Areias do Tempo se mostra elegante, tecnológica e natural, trazendo um frescor levemente quente

 

Caos Geométrico

Brinca com a geometria no design, fazendo uma leitura moderna do retrô e uma adaptação de conceitos desconstruídos por meio de detalhes. A tendência Caos Geométrico apresenta um astral iluminado, claro, mínimo e repleto de cores. Isso resulta em um lugar divertido, que mistura o minimalismo dos traços com cores em movimento.

 

A tendência Caos Geométrico apresenta um astral iluminado, claro, mínimo e repleto de cores