Qual é o seu espaço de trabalho dos sonhos? Com esta pergunta, publicada em sua conta no Twitter em março de 2016, o inglês Ben O’Brien desencadeou uma rica experiência. Também conhecido como Ben – O Ilustrador, ele recebeu respostas de criativos e amigos de todo o mundo. Mas, em vez de compilar os dados em um infográfico tradicional, o profissional ilustrou o espaço de trabalho tido como ideal.
Com 99 respostas de seguidores da sua conta e com uma quantidade de dados que julgou adequada de feedbacks, o ilustrador ordenou os resultados mais interessantes e partiu para a arte final. As ilustrações, com o estilo limpo e colorido do artista, refletem os desejos da maioria.
No geral, a participação dos “entrevistados” sugere uma cabana com estilo modernista (43%) e imersa na natureza (55%) como o espaço de trabalho perfeito. A decoração traz ainda uma mistura de peças de design icônico e detalhes de baixo custo.
O espaço de trabalho dos sonhos
O ambiente também deve ser repleto de livros – escolha de 57% dos participantes, enquanto 14% preferem tecnologia em abundância e 10% gostariam de um mini estúdio de cinema. As respostas indicam ainda que 5% necessitam de processos de impressão e outros 5% precisam de impressoras 3D.
Além disso, o “espaço ideal” deve ser cheio de luz, plantas, ter obras de arte penduradas nas paredes e alguns brinquedos nas prateleiras. Uma bicicleta e um animal de estimação também são apontados como desejo. E, claro, uma cafeteira!
As informações coletadas por O’Brien, conforme os dados publicados, trazem alguns dados curiosos e pequenos detalhes. Apenas 5%, por exemplo, disseram preferir um escritório na cidade.
Qual a sua opinião?
Ainda em relação aos estilos citados, Ben – O Ilustrador revela que 36% dos “entrevistados” desejam espaços com proposta Industrial. Foram citados também o decor Histórico (14%) e Bauhaus (7%). Entre os participantes, 40% gostariam de ter vizinhos, 31% aceitariam dividir espaços de trabalho e 29% disseram preferir o isolamento.
Embora não haja uma pesquisa coordenada por trás do experimento, podemos supor que esse ambiente sobrepõe os mundos profissional, doméstico e pessoal. Discussão bem oportuna e atual, certo?
A pesquisa realizada pode ser acessada no site do ilustrador, junto com outros briefings que integram seu portfólio. O link está aqui. E para você, as escolhas indicadas também refletem o seu desejo? O que você tiraria ou acrescentaria no seu espaço de trabalho dos sonhos? Comente abaixo!