Eduardo Nuncio é o novo diretor do Salão Design, concurso de design latino-americano promovido pelo Sindmóveis (Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves) e que acontece em paralelo a duas feiras promovidas pela entidade: Movelsul e Casa Brasil. Este ano, o evento chega à sua 20ª edição.
Nessa entrevista exclusiva, Habitus Brasil mostra um perfil do designer responsável pelo desenvolvimento de novos produtos para as marcas Carraro e Morata, integrantes do grupo Todeschini. No bate-papo, Eduardo Nuncio também fala de mercado e da importante tarefa de comandar o concurso que fomenta o design em toda a América Latina. Confira!
Qual sua opinião sobre o design nacional?
Eu acredito no design nacional, nos seus profissionais e acredito também no mercado brasileiro. Por muitos anos fomos reféns das tendências apresentadas por profissionais do exterior, e por esse motivo ainda não conseguimos mostrar todo o nosso potencial, que é muito grande e de extrema criatividade. Nossas indústrias ainda não compraram essa ideia na sua totalidade, mas aos poucos estamos mostrando que temos identidade e que o mundo está aberto para as nossas propostas. É interessante observar que quando uma indústria se rende aos conceitos do design jamais volta atrás.
Quando surgiu o interesse pelo mobiliário?
Eduardo Nuncio | Sempre tive uma vocação muito grande pelo desenho e curiosidade pelos métodos de criação de todos os objetos que passavam pela minha mão. Ciente dessa minha característica, busquei uma primeira experiência profissional, ainda como estagiário aos 15 anos. Sem nenhuma preferência, foi uma grande empresa de móveis que me deu essa oportunidade. Naquela época pude integrar uma equipe de design e engenharia de produto, e a partir daí percebi que era incrível criar peças de mobiliário para que as pessoas pudessem ter em suas casas.
Entre as peças de mobiliário, existe uma que considera mais desafiadora?
Acredito que não. Na minha opinião o desafio não é criar um determinado móvel; o desafio de qualquer desenvolvimento é criar o correto significado daquele móvel para o consumidor a que se destina, independente se for uma cadeira ou uma cozinha.
“É desafiador criar um produto que, para ter sucesso, precisa agradar milhares, fazer sentido e fazer a diferença na vida das pessoas” – Eduardo Nuncio
Tem algum material de sua preferência?
Gosto de trabalhar com materiais que são facilmente encontrados no mercado e que, principalmente, apresentam um custo / benefício que favoreça o consumidor, e o aço é um desses materiais. Ele proporciona uma grande variedade de utilizações e em diferentes produtos. Particularmente acho mágica a proposta de transformar um material tão duro e frio em um produto suave, harmônico e aconchegante. Ele ainda permite uma série de combinações com outros materiais que favorecem ainda mais o design do produto, como a madeira, o vidro e os mais diferentes tipos de plásticos. Saber usar essas combinações de forma coerente é um dos segredos para se ter um produto de sucesso.
Onde busca inspiração? A participação em feiras ajuda nessa busca de referências?
Sem dúvida a participação em feiras e eventos de design são fontes riquíssimas de inspiração, porque nos abrem o horizonte e nos fazem visualizar propostas criadas por outros profissionais, que até então eram desconhecidas para nós, tornando-se uma troca de muita importância. Nesse ponto, creio que o iSaloni, em Milão (Itália), é um dos principais eventos para a linha de móveis, iluminação e acessórios para decoração. No Brasil, também temos bons eventos, como a Casa Cor, Abimad, Movelsul e High Design, cada qual no seu segmento.
Mais do que isso, eu acredito que todas as manifestações que envolvam o estudo do cotidiano das pessoas e a maneira como elas vivem e se relacionam são fontes de inspiração. [Eduardo Nuncio também conduz pesquisas de tendências, mercado e consumo]. Gosto de viajar para diferentes lugares e entrar na casa das pessoas, observar como é o dia a dia, como elas interagem com seus móveis e a importância que as peças têm em suas vidas, e principalmente, como uma nova proposta poderia facilitar a rotina daquela casa. Creio que essa é a fonte mais rica de inspiração que temos.
Há quanto tempo trabalha em parceria com a Carraro? Como se dá esse trabalho conjunto?
Trabalho com a Carraro há cinco anos e é uma feliz parceria. Inicialmente, fui convidado pela empresa para estruturar um departamento interno de design, que até então só contava com consultorias externas. Começamos a desenvolver produtos para a unidade que produz dormitórios seriados. Depois de alguns meses, com uma estrutura já formada, passamos a fazer o desenvolvimento da fábrica de móveis de aço, mesas e cadeiras, que também faz parte do grupo. Passados dois anos, criamos uma nova marca, a Morata Projetados, que produz móveis para todos os ambientes da casa a partir de projetos personalizados. Hoje, nosso departamento de design cuida dessas três diferentes unidades.
Com que frequência se dão os lançamentos da marca? Há outros designers na equipe?
Temos estabelecido em nossa empresa um lançamento anual da nova coleção, para todas as linhas de produtos. Geralmente esse lançamento acontece no início de cada ano. Para isso, contamos com uma equipe de profissionais com bastante experiência: designers, arquitetos e engenheiros de produção.
O que você pode antecipar do Salão Design?
É com muito prazer que assumo a diretoria do Salão Design. Ele é um dos maiores concursos de design da América Latina e vai ocupar, com muito prazer, boa parte do meu tempo. Os trabalhos já começam esse mês (abril) e será uma atividade muito interessante em prol dos designers e das indústrias moveleiras. Passada a Movelsul 2016, onde houve a entrega da premiação para todos os produtos vencedores da 20ª edição, temos a exposição dos projetos de 09 a 11 de agosto, na primeira edição da feira High Design – Home & Office Expo, em São Paulo (SP).
Nota da redação | O Sindmóveis também anunciou Edson Busin como novo diretor da área de Comunicação. Busin é diretor de Marketing do Grupo Unicasa, detentor das marcas Dell Anno, Favorita, New e Casa Brasileira. Saiba mais sobre o concurso Salão Design.
Eduardo Nuncio – Formação profissional
Toda a formação do profissional se estruturou no mundo do design, tendo se graduado em Design de Produtos pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), pós-graduado em Design Estratégico pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e mestrando em Design, Tecnologia e Inovação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
O que te motiva?
Saber que aquele produto que eu crio, baseado nos meus estudos e crenças, irá fazer parte da vida de milhares de consumidores em diferentes cantos do mundo. Essa é a minha motivação mais forte.
O que faz o Eduardo Nuncio em suas horas vagas?
Como todo profissional que trabalha com criação, utilizo minhas horas vagas para fazer atividades que me motivam e me inspiram. Quase todas são ligadas às pessoas e artes. Sou um verdadeiro apaixonado por viagens, museus, exposições, cinema e bate-papo com amigos, e se puder juntar tudo, melhor!