voltar para o topo
Compartilhe: facebook twitter pinterest whatsapp

Diga Olá! para Adelita Lenartowski, Anna Sternbauer, Ekaterina Wasiliewa, Elisa Toazza, Han Yu, Maria Ligocka, Monika Ruthe, Sinem Degerli, Stephanie Enders e Stephanie Richardson. Elas formam o time de designers da Schattdecor – especialista em superfícies e impressão de papéis decorativos. São elas que estudam, avaliam e ajudam no desenvolvimento de novos decors (padrões) e desenhos para as indústrias de painéis de madeira, mobiliário e laminados de alta pressão e pisos laminados.

Mas, nesse texto, o propósito não é conhecer novidades sobre processos industriais e lançamentos de produtos da empresa. Ao contrário! Habitus Brasil queria saber quem são e o que fazem, de fato, as profissionais que ajudam a ditar tendências no mundo do mobiliário e design de interiores. Para isso, preparamos o e-book Influência Global – Designers e suas inspirações por trás dos decors.

 

Adelita Lenartowski, Anna Sternbauer, Ekaterina Wasiliewa, Elisa Toazza, Han Yu, Maria Ligocka, Monika Ruthe, Sinem Degerli, Stephanie Enders e Stephanie Richardson - designers da Schattdecor

 

Perguntamos para cada uma delas o que fazem nos momentos de lazer, do que gostam e seus desafios profissionais. Também pedimos que cidades gostariam de conhecer (mesmo viajando constantemente à trabalho!) e quais arquitetos, designers ou profissionais acompanham, seja pelo conjunto da obra ou para buscar inspiração.

 

** E-book Influência Global ** 
As designers e suas inspirações por trás dos decors e desenhos de papéis decorativos
Baixe agora

 

Também preparamos uma playlist especial com a trilha sonora indicada pelas próprias designers. A seleção traz 25 músicas, dos mais diversos estilos, e você pode escutar pelo Spotify enquanto realiza a leitura do e-book. Vale à pena! O link está aqui.

 

Habitus Brasil preparou uma playlist especial com a trilha sonora indicada pelas próprias designers da Schattdecor. A seleção traz 25 músicas

 

Designers e caçadoras de tendências

Entre as nacionalidades das designers presentes na reportagem, temos três profissionais na Alemanha, além de Brasil, China, Estados Unidos, Polônia, Rússia e Turquia. Hoje, a Schattdecor opera 14 unidades de produção em nove países. E ainda que haja diferença no estilo, preferências e experiências profissionais, praticamente todas são unânimes em um ponto: é preciso conhecer a cultura e a culinária local em uma viagem de trabalho.

“Isso é imprescindível. É preciso pedir indicações das pessoas da região para ir a diferentes pontos da cidade, e conhecer novos restaurantes ou cafés”, conta Elisa Toazza, gerente de Design e Marketing da unidade brasileira. Além disso, não ficam de fora as pesquisas, fotografias, anotações pessoais e sapatos confortáveis! E, claro, possíveis presentes para a família.

 

Chama a atenção o interesse pela visita ao Japão. A cultura milenar, arquitetura, arte e moda, além do avanço tecnológico, é citado pelas designers da Schattdecor

 

Cidades para se explorar

Viajantes regulares em virtude da presença em feiras internacionais do segmento de móveis, design, tecidos e revestimentos, além de apresentações e prospecções comerciais, questionamos as designers sobre localidades que ainda gostariam de explorar. As sugestões são diversas! Minsk (Bielorrússia), Barcelona e Cadiz (Espanha), Copenhague (Dinamarca), Istambul (Turquia), Lisboa (Portugal), Seul (Coreia do Sul) e Varsóvia (Polônia). Nova York, nos Estados Unidos, teve três citações.

A russa Ekaterina Wasiliewa destaca ainda: “Entre os países onde a Schattdecor está presente, qualquer cidade do Brasil. Tudo é interessante!”.

Chama a atenção o interesse pela visita ao Japão. A cultura milenar, a peculiaridade de sua arquitetura, arte e moda, além do avanço tecnológico, é citado pelas profissionais. Cidades como Kyoto, Osaka e Tóquio são indicadas para o tour no país.

 

Com traços minimalistas, mas que se equilibram entre funcionalidade, materiais, cores e formas, a espanhola Patricia Urquiola é o principal nome citado pelas designers

 

Arquitetos, designers e profissionais admirados

É natural que em um universo que lida constantemente com o decor e design de mobiliário, projetos de interiores e arquitetura, haja apreço pelos grandes nomes do setor. Com traços minimalistas, mas que se equilibram entre funcionalidade, materiais, cores e formas, a espanhola Patricia Urquiola (foto acima) é o principal nome citado. Foram 4 indicações. Poltronas, cadeiras, sofás e luminárias, entre uma série de outros itens, estão presentes nas coleções desenhadas por ela.

Outros renomados designers e arquitetos citados são: Marcel Wanders, Paola Navone, Philippe Starck, Santiago Calatrava e Peter Zumthor – agraciado com o Prêmio Pritzker de 2009. Todos dispensam apresentações. Carol Gay, Fernando Jaeger e Super Limão Studio também estão na lista de profissionais destacados. Ainda no Brasil, estão na lista Sergio Rodrigues e Oscar Niemeyer – já falecidos, mas ícones no mundo com suas produções. O mesmo podemos dizer de Zaha Hadid, do casal Charles e Ray Eames, e Ludwig Mies van der Rohe, que transitaram entre o mobiliário e projetos de arquitetura.

 

Do Brasil, estão na lista Sergio Rodrigues e Oscar Niemeyer - já falecidos -, além de Carol Gay, Fernando Jaeger e Super Limão Studio
Fernando Jaeger, Sergio Rodrigues e Carol Gay

 

Tanto conhecimento e informações em busca de tendências abre campo para outros nomes. São citados ainda Claudia Kuchen, Barbara Schmidt (Kahla) – especialista em porcelana, e Iris van Herpen, que trabalha impressão 3D na moda. Além dos designers gráficos David Carson e Fons Hickman, e o fotógrafo Peter Lindbergh.

Stephanie Richardson, que atua como designer da Schattdecor nos EUA, cita também Art Chantry. “Seu estilo de rock corajoso e punk não é o mais aplicável para o nosso mercado, mas sua arte e design sempre me atraíram. Seus desenhos exigem atenção e é impossível ignorá-los”.

 

Cartela de cores

Em se tratando de cores, algo tão próximo da realidade dessas designers, a cartela é extensa e diversa. Entre as tonalidades favoritas, destaque para o azul, em diversas nuances: acinzentado, aquarela turquesa, azul esverdeado, da cor do céu ou escuro. Também foram citadas cores como verde floresta, hortelã e jade, além do branco, cinza e preto.

 

As designers da Schattdecor também citam seus decors e desenhos favoritos no e-book Influência Global

 

Identificação com os decors e desenhos

Por fim, questionamos Adelita Lenartowski, Anna Sternbauer, Ekaterina Wasiliewa, Elisa Toazza, Han Yu, Maria Ligocka, Monika Ruthe, Sinem Degerli, Stefanie Enders e Stephanie Richardson, sobre seus decors favoritos.

Na relação, aparecem desenhos como Banane Abaca, Jasmund Beech, Linus, Matera, Matterhorn Oak e Milford Cherry. Também foram citados o Noce Moscato, Sapporo Elm, Sibiu Lärche e Statuario Venato. Desenhos e padrões da coleção Digital Visions também estão na lista: Paint Splatter, Up&Down, Sailor e Worldmap.

As informações completas estão no e-book Influência Global – Designers e suas inspirações por trás dos decors.