O natural está em alta. Essa afirmação, sem dúvida, é o principal insight que podemos tirar das inovações em produtos nas feiras europeias neste início de ano. A Domotex, feira alemã dedicada ao segmento de tapetes, parquet, pisos em madeira e pisos laminados, trouxe o mesmo direcionamento. Em geral, as escolhas reforçam interesse no design sustentável e preferência por produtos com aspecto natural, cujas texturas, materiais, motivos e superfícies trazem sugestões da natureza.
A ligação e busca por essa naturalidade, sobretudo no mercado de revestimentos, está relacionada ao aspecto tátil das peças. Além do visual, é claro. Para o designer Alfredo Häberli, “essa experiência nos remete à primeira infância, porque enquanto estamos engatinhando ou aprendendo a andar encontramos as diferentes superfícies e texturas. Nossos pés são muito sensíveis e aprendemos a reconhecer as diferenças entre carpetes e parquet, areia e cascalho. Esta capacidade sensorial é particularmente maior em crianças e diminui à medida em que envelhecemos”.
Então, como será o piso de amanhã?
“Sutil e elegante”, diz Häberli (foto abaixo). O designer suíço foi o convidado especial da Domotex 2017 para discutir o papel do piso no design de interiores. Ele afirma ainda que os revestimentos de piso podem servir a uma finalidade maior no futuro, como absorção de poluentes do ambiente ou conversão de passos em energia, por exemplo.
Inovação – tendências atuais e futuras
Mas o que arquitetos, designers e outros especialistas do setor de interiores viram como tendência na Domotex 2017? Para Adelita Lenartowski, designer da Schattdecor, as superfícies texturizadas tendem a crescer no segmento de pisos e revestimentos.
“A diversidade de padrões e madeiras é enorme. Vai de propostas rústicas, com cores naturais quentes e mel, passa por propostas de madeira com grafismos, e chega a tons naturais, com grandes catedrais, movimento e tonalidade natural-acinzentada”, detalha a profissional, que atua junto a clientes de painéis na América Latina. A Schattdecor é especialista no desenvolvimento e impressão de papéis decorativos que revestem painéis de madeira, mobiliário, laminados de alta pressão e pisos laminados.
Domotex – cores, sustentabilidade e materiais
Por meio de seus analistas de tendências, a própria organização do evento alemão destaca que a aparência natural das superfícies de madeira evoluiu muito, em decorrência da sensação tridimensional agradável dos produtos. A ampla oferta de desenhos e tamanhos também contribui para essa percepção.
Os analistas acreditam ainda que as tonalidades cinzas ou misturas de cinza e bege continuarão em alta. “Entre outros movimentos comportamentais, isso corrobora com a utilização do cimento ou de padrões que remetem a ele em tonalidades claras e médias”, acrescenta Adelita.
A designer cita ainda o grande foco dos expositores em soluções sustentáveis, com a utilização de cortiça, pisos LVT (Luxury Vinyl Tile) a base de PVC e pisos laminados. O evento alemão também deu ênfase a tecnologias de aplicação e instalação que reduzem o emprego de solventes ou adesivos.
No segmento de pedras, o estilo vintage aparece com destaque, assim como as pedras mais escuras. Na área de tapetes, a exemplo de outros eventos europeus dedicados ao mobiliário, cresce a presença de estampas étnicas e geométricas, e o uso de padrões metalizados.
Fair report Domotex – Novos caminhos
A edição 2017 da Domotex trouxe os projetos de cinco jovens designers, que foram convidados para repensar e representar o futuro dos pisos. Além de questionar os métodos tradicionais de fabricação, eles apresentaram suas visões pessoais. Os trabalhos foram propostos por Hanne Willmann (Alemanha), Bilge Nur Saltik (Turquia), Klaas Kuiken (Holanda), Victoria Wilmotte (França), Jane Briggs e Christy Cole (Escócia).
De forma geral, eles pretendem incorporar emoção nos produtos, promover a interação com o usuário, misturar materiais e brincar com contrastes, personalizar peças e fortalecer o processo artesanal, e aproveitar recursos. A apresentação dos trabalhos pode ser conferida neste link (em inglês ou alemão).
Domotex 2018 – Unique Youniverse
A Domotex prepara algumas mudanças para a edição de 2018, como a escolha de um tema central: Unique Youniverse. A proposta é alinhar ações com os movimentos comportamentais e de consumo da população mundial.
Segundo a organização, a escolha é decorrente da crescente individualização e dos conceitos já manifestados para os próximos anos em busca de autodeterminação e exclusividade. O tema também incorpora a ideia do “Faça você mesmo”, uma vez que o cliente deseja ter um papel mais ativo no processo de design.
“Os produtos e serviços serão cada vez mais personalizados e adaptados às necessidades individuais do cliente”, assegura a organização da Domotex. Em 2018, a feira será realizada de 12 a 15 de janeiro.