É inegável o avanço que o design brasileiro tem vivido nos últimos anos na área do mobiliário. A talentosa safra de profissionais e a parcela de empresas que passaram a investir em novas coleções e produtos com design assinado – abandonando a ideia da cópia pela cópia – fez surgir, entre outros motivos, um cenário favorável para o lançamento da High Design – Home & Office Expo.
Criada a partir da experiência da feira Casa Brasil, realizada pelo Sindmóveis de Bento Gonçalves (RS), e seguindo uma tendência internacional, a High Design promete reunir as principais inovações e lançamentos em mobiliário de alto padrão, móveis planejados e autorais, além de outras soluções para projetos de arquitetura e design de interiores.
Segundo Lauro Andrade (foto), CEO da Summit Promo e DW! [Design Weekend], os grandes festivais mundiais de design possuem feiras de negócios como âncoras, fomentando o intercâmbio entre elas, como acontece entre o Fuorisalone e o Salão Internacional do Móvel de Milão, na Itália.
“O DW! é o maior festival urbano de design da América Latina, com reputação internacional, e ele não possui uma grande feira. A High Design Expo veio para fechar esta lacuna e posicionar o setor em um novo patamar de valor, colocando o país no calendário mundial de eventos deste segmento”, ressalta Andrade.
Direcionada a arquitetos, designers de interiores, construtores, lojistas e compradores internacionais, a High Design acontece de 9 a 11 de agosto, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, e o DW! de 10 a 14 de agosto.
O Design Weekend, por sua vez, reúne diversos eventos independentes, simultâneos e integrados por um programa oficial na capital paulista, cujo objetivo é promover a cultura do design e suas conexões com arquitetura, arte, decoração, urbanismo, inclusão social, negócios e inovação tecnológica.
High Design
Confira o vídeo do lançamento internacional da High Design durante o Salão Internacional do Móvel de Milão, na Itália, no mês de abril.
Design de interiores e arquitetura
Ainda segundo Lauro Andrade, a mudança nos hábitos dos consumidores reflete na estratégia da High Design Expo. Os consumidores brasileiros estão mais exigentes e familiarizados com o design e buscam produtos que tenham a capacidade de se adequar ao seu estilo. “Neste cenário, os mais de 200 mil profissionais de Arquitetura e Design de Interiores em atividade no Brasil se tornaram os principais tradutores das inovações e tendências, buscando a construção de um trabalho que seja atual, sem perder a identidade do cliente”, comenta.
Esse foco levou a Associação Brasileira de Designers de Interiores (ABD) a programar o CONAD, congresso nacional da categoria, simultaneamente a feira. Outra iniciativa programada é a 7ª edição da Conferência Greenbuilding Brasil, que conta com palestras e sessões educacionais com renomados profissionais nacionais e internacionais, visando disseminar conceitos de sustentabilidade para edificações residenciais e comerciais.
Confira mais detalhes sobre a feira e seus eventos paralelos no site www.highdesignexpo.com.