Manter a organização e limpeza da marcenaria é fundamental, pois garante ganhos de qualidade, produtividade e, de quebra, motivação da equipe de trabalho. Além do ambiente interno, o resultado dessa organização se reflete também na visão do cliente sobre o negócio. Existem diversas dicas de marcenaria e ferramentas de gestão que ajudam a criar um sistema de organização e podem ser um bom ponto de partida. Mas é bom ressaltar que cada empresa pode desenvolver seu próprio método, considerando suas necessidades e características de produção.
O que vale é alcançar um ambiente de trabalho que facilite o dia a dia da produção e evitar desperdícios, seja de tempo, matéria-prima ou movimentações de peças desnecessárias, por exemplo. Para começar a organizar o chão de fábrica, o analista de negócios Sênior do Senai do Paraná, José Carlos Rehme (foto abaixo), explica que é preciso fazer um levantamento de tudo que existe dentro da marcenaria.
Depois, é preciso colocar a mão na massa. “O que não estiver sendo utilizado no mínimo há seis meses e o que não se visualiza uso em breve deve ser retirado ou descartado”, explica. “O que não for jogado fora, vendido ou repassado adiante, deve ficar em uma área de observação para posterior análise de descarte. Se não for utilizado, o destino deve ser o lixo”.
Qualificação na marcenaria
Buscar cursos de qualificação profissional com o objetivo de desenvolver competências e compreender melhor esse processo também é uma boa dica. Foi isso que fez o sócio-proprietário da Scossi Móveis, Paulo Ricardo Scossi. “Por ser uma empresa pequena, durante anos o fluxo de gestão era feito diretamente entre o administrador e o chão de fábrica”.
Mas a empresa de Canoas (RS) cresceu e passou a demandar uma gestão mais profissionalizada. “Procuramos cursos de gestão e atendimento ao cliente e sentimos um impacto muito positivo na produção. Hoje, trabalhamos com sistemas de fluxo de produção“, explica Scossi (foto). Confira abaixo mais dicas de marcenaria.
Dicas de marcenaria: para manter a ordem
Como visto acima, um bom ponto de partida para deixar as coisas em seu devido lugar na marcenaria, é eliminar o que não é necessário no ambiente. Além disso, há outras pequenas dicas que podem ser seguidas para tornar a organização uma ação constante em sua fábrica.
1) Adote um layout que facilite a locomoção dos colaboradores e peças. A disposição de máquinas, equipamentos, matérias-primas, produtos acabados e área de montagem e expedição devem seguir um fluxo onde não haja gargalos e movimentações desnecessárias. Veja os ganhos com adoção da manufatura enxuta.
2) Escolha um lugar apropriado e identificado para armazenar as ferramentas, matérias-primas e recursos que tenham uso constante. Ao manter esses materiais próximos das bancadas ou área de trabalho, você evita a perda de tempo com grandes deslocamentos.
3) A instalação de um painel ou área para armazenamento de ferramentas de uso geral também facilita e melhora o fluxo de produção diário. Com isso, é importante separar e identificar cada uma delas, principalmente se sua marcenaria trabalha com diferentes materiais, como painéis de MDF, MDP ou madeira maciça, por exemplo. É importante cuidar de cada ferramenta para aumentar o lucro na sua marcenaria.
4) Também é preciso adotar o mesmo procedimento para as ferramentas e equipamentos de regulagem de máquinas, que podem estar junto às respectivas máquinas em que são utilizadas ou em bancadas específicas. O cuidado com o setup de máquinas é outro ponto que merece atenção.
Outros cuidados essenciais
Os empresários de marcenaria devem trabalhar para implementar novas ideias e processos de gestão, independentemente do foco dos produtos fabricados – residencial, corporativo ou hoteleiro – e do porte da empresa. É possível desenvolver projetos com diferenciais ao adequar a fábrica, buscar redução do custo de produção ou mesmo se diferenciar pelo acabamento e qualidade final do produto. Confira ainda outras iniciativas e dicas de marcenaria.
5) A área de estoque também requer atenção especial. Confira mais 10 dicas para esse espaço já publicadas pelo Habitus Brasil.
6) A higiene e limpeza frequente da marcenaria, seja do chão de fábrica, escritório ou banheiro e copa, também deve ser prioridade. Limpar, varrer, guardar ferramentas, lubrificar os equipamentos em geral deve ser uma atividade diária de todos.
7) Ainda no campo de ferramentas, é importante que sua equipe de montagem dos móveis mantenha uma maleta ou carrinho específico para os processos realizados na casa ou estabelecimento dos clientes. Isso evita o excesso de material transportado para a montagem ou paradas desnecessárias em busca de ferramentas.
8) Criar um setor ou determinar que um colaborador mais experiente na função faça o gerenciamento do controle de qualidade das peças, é outra dica que ajuda na eficiência e produtividade da marcenaria. Para isso, é importante verificar medidas do projeto, acabamento da peça ou acessórios que precisam ser instalados. Não deixe para descobrir que as peças fabricadas estão em desacordo na frente do cliente.
Equipe engajada!
Um fator que não pode ser deixado de lado entre as dicas de marcenaria, explica José Carlos Rehme, é a informação. Os colaboradores devem ser orientados e precisam estar devidamente engajados no processo. “Os funcionários precisam ter disciplina e cientes do que devem fazer. Buscar a participação e orientar é fundamental”.
O trabalho dos colaboradores após os passos iniciais é que vai possibilitar que tudo permaneça em ordem. “Um pequeno exemplo é no uso de um equipamento. Logo após o término, o material deve ser colocado em seu respectivo lugar, para que o próximo colaborador que for fazer uso não perca tempo procurando”, ressalta o analista de negócios.
E conforme ressaltado, existem diversos sistemas que ajudam na gestão de uma marcenaria. Um deles é o 5S – sistema de gestão, que implica em baixo custo e grande impacto no dia a dia do trabalho. Vale conhecer e estudar o processo.