voltar para o topo
Compartilhe: facebook twitter pinterest whatsapp

Mais uma vez os designers brasileiros marcaram presença e ajudaram a divulgar a qualidade do design nacional durante feiras internacionais. A última exposição foi durante a International Contemporary Furniture Fair (ICFF), de 14 a 17 de maio, em Nova Iorque (Estados Unidos). O evento, considerando a design week do país, reuniu mais de 700 expositores de 30 países no Jacob K. Javits Convention Center.

Os profissionais e estúdios Aristeu Pires, Bold Design Company, estudiobola, Guto Indio da Costa, Jader Almeida, Lattoog, Marta Manente, NDT Design e Paulo Alves participaram da feira por meio do Projeto Raiz, iniciativa do Sindmóveis Bento Gonçalves e Apex-Brasil. Até o momento, os mercados-alvo do Projeto se concentraram na Itália, França e Estados Unidos, mas há previsão de promover ações no Reino Unido.

 

A bela produção de Jader Almeida conta com as cadeiras Clad, Bossa e Norma, além da poltrona Mad

Design tipo exportação

Designer Jader Almeida, premiado em diversos concursos nacionais e internacionaisEm sua primeira participação na ICFF, Jader Almeida explica que a união dos profissionais em torno do Projeto Raiz visa impulsionar as exportações do serviço de cada estúdio e expressa a soma de culturas que alimenta a criatividade nacional.

“Sempre falo do design para as pessoas, independente do regionalismo ou nacionalidade. Eu gosto da ideia de que o bom design se comunica em todos os idiomas. Logo, penso que a consequência de um trabalho consistente e que contenha em si unidade de linguagem, transcende as fronteiras de maneira natural”, explica o profissional, que também é diretor criativo da brasileira Sollos e integra a equipe de especificadores da marca alemã ClassiCon.

Marta Manente, do Studio Marta Manente DesignA participação do catarinense Jader Almeida na ICFF ocorreu com sete peças criadas para a Sollos: as cadeiras Bossa, Clad e Norma, e a poltrona Mad (foto acima); além da mesa lateral Jardim, a poltrona Licci e a mesa de centro Twist.

A designer Marta Manente Tecchio também fez sua estreia em solo americano e comemora a possibilidade de divulgar o design autoral brasileiro. “Participar da ICFF e do iSaloni [em abril deste ano] para o Studio Marta Manente Design é motivo de muito orgulho e alegria, pois fomos selecionados para representar o design brasileiro no exterior em conjunto com uma seleta lista de profissionais.”

Marta acrescenta que além do reconhecimento e mídia gerada, o estúdio e as empresas que apoiaram a ação estão abrindo novas oportunidades comerciais com as peças assinadas. Na ICFF, a designer expôs duas versões da Poltrona Donaire, da Tumar Móveis, e o Sofá Flag, licenciado para a Estobel Estofados.

Poltrona Donaire e Sofá Flag, assinados pelo Studio Marta Manente

Brazilian Design

O arquiteto Leonardo Lattavo, sócio-fundador da Lattoog, conta que o estúdio já havia participado de outras ações em solo americano, como na Art Basel de Miami e em uma exposição no MAD Museum, também em Nova Iorque, mas a ação na ICFF foi bem mais estruturada e planejada. “Não eram esperados resultados comerciais imediatos, mas pelo nível e quantidade dos contatos, parece certo que bons negócios se concretizarão nos próximos meses”, conta Lattavo, destacando que nos dias posteriores ao evento já responderam a uma série de demandas de potenciais clientes.

Questionado se o design brasileiro já encanta americanos e europeus, o arquiteto disse que ainda durante a feira perceberam a força do grupo. “Cada designer brasileiro trouxe a sua própria mensagem, mas ficou claro para o público que havia uma ação conjunta e que existe um cenário rico de ‘Brazilian Design’ acontecendo. Isso é importante, pois só reforça cada um de nós.”

“O design brasileiro encanta, mas ainda se mostra necessária a continuidade de ações para reafirmar a nossa força. Nossa inserção no mercado é recente e a credibilidade virá com o tempo, mas o tal ‘encanto’ já está florescendo”, analisa Lattavo.

 

O designer Pedro Moog e o arquiteto Leonardo Lattavo, sócio-fundadores da Lattoog
Pedro Moog e Leonardo Lattavo, sócio-fundadores da Lattoog

 

Na ICFF, a Lattoog expôs sua ampla coleção de produtos, fabricadas pela empresa brasileira Schuster, com destaque para as poltronas E2, cuja estrutura de madeira maciça define duas formas elípticas iguais para formar assento e encosto; Temes, que nasce da fusão de dois ícones do design: Cadeira de Joaquim Tenreiro e La Chaise de Charles e Ray Eames. Também chamaram atenção a Poltrona Pantosh e o conjunto de mesas laterais Sobrepostas.

Leonardo revela também que a parceria com Schuster está consolidada em solo nacional, mas essa foi a primeira ação comercial conjunta fora do Brasil, que contou ainda com um personagem local – Format NYC, que faz o papel de agente comercial em Nova Iorque, com showroom próprio. “Essa parceria fez nossa operação ganhar mais estrutura e estamos discutindo novas possíveis ações, especialmente nos EUA”.

 

Peças da Lattoog, como as Poltronas E2, Temes e Pantosh, e as mesas laterais Sobrepostas foram expostas na ICFF 2016

“Eu gosto da ideia de que o bom design se comunica em todos os idiomas”
Jader Almeida

Designers brasileiros

Confira mais alguns lançamentos e produtos expostos pelos estúdios e designers brasileiros na feira norte-americana ICFF.

 

Guto Indio da Costa

Com escritório no Rio de Janeiro (RJ), o carioca Guto Indio da Costa atua em projetos nacionais e internacionais de arquitetura, urbanismo e design com o escritório Indio da Costa A. U. D. T.. Na linha de mobiliário, o designer expôs na ICFF a recém lançada coleção de estofados: Linha Planos, que inclui poltrona e sofás de dois e três lugares, em versões simétricas ou assimétricas. Com estrutura modular de metal e traços contemporâneos, leves e arrojados, as peças tem forração de couro, com corte a laser de alta precisão e bordas aparentes, finalizadas com cadarços de couro.

“Sofás normalmente são caixotes forrados de tecido. Quis desafiar essa lógica, trocando o caixote por uma estrutura delgada, visualmente leve e sofisticada, introduzindo no universo dos estofados a linguagem contemporânea do design”, explica Indio da Costa.

Linha Planos, de Guto Indio da Costa, inclui poltrona e sofás de dois e três módulos

 

Aristeu Pires

Com estúdio e showroom conceito em Canela (RS), as ‘terras estrangeiras’ não são novidade para o designer que atua há 14 anos no desenho de mobiliário. Recentemente abriu sua primeira loja no exterior, em Chicago (EUA), sob a marca Sossego – Modern Brazilian Design. No Brasil, seus móveis figuram na principais lojas de decoração. Na ICFF, destaque para peças como as cadeiras Angela, Aurora e Gisele, a mesa Hexa e a poltrona Pitu.

 

Bold Design Company

O estúdio do designer Leo Eyer esteve presente na ICFF com a Lemon Bag, inspirada nas redes de nylon usadas para embalar limões. Produzida em silicone, tem uma forma plana quando vazia e se torna uma rede para transporte de diversos objetos. Destaque para o fato de ela moldar-se ao conteúdo, tornando o manuseio mais prático.

 

Lemon Bag criada por Leo Eyer foi levada à ICFF


Estudiobola

O estudiobola também não pisa em terreno desconhecido quando se trata de mostrar o trabalho no exterior. A marca comandada pelos arquitetos Flavio Borsato e Mauricio Lamosa, em breve, terá um showroom em Milão (Itália). Na ICFF, o estúdio expôs 25 de suas peças mais famosas – carregadas de personalidade e simplicidade, como as Poltronas Mexirica e Shell, e a Cadeira Helga.

Confira mais detalhes da atuação e trabalho do estúdio nesta entrevista para o Habitus Brasil.

 

Produtos do estudiobola na ICFF: Poltrona Mexirica, Cadeira Helga e Poltrona Shell

 

Paulo Alves

Com aproximadamente 20 anos de careira, diversos prêmios conquistados e o reconhecimento pelo trabalho com foco na madeira brasileira e marcenaria artesanal, esta foi a primeira participação do designer expondo peças nos Estados Unidos.

Paulo Alves apresentou peças autorais e premiadas, como o mancebo Hashi, as cadeiras Paty e Atibaia, o banco Largo da Glória e a banqueta Glória, além da mesa de centro e a cômoda Guaimbê – desenhada especialmente para a feira dos EUA. O profissional mantém um estúdio na Vila Madalena, em São Paulo.

 

Criação e design autoral de Paulo Alves: Mancebo Hashi, e Cadeiras Paty e Atibaia

Com foco na madeira brasileira e marcenaria artesanal, Paulo Alves desenhou as peças Banco Largo da Glória, a banqueta Gloria, a mesa e a cômoda Guaimbê

 

NDT Design

Do grupo de designers brasileiros da ICFF, a NDT Design é a que tem mais experiência internacional, afinal, o principal endereço da empresa fica nos Estados Unidos, de onde Ricardo Rodrigues trabalha para divulgar o design nacional. A participação na feira teve como objetivo continuar na busca de posicionamento no mercado externo. Destaque para o Conjunto Basket e a coleção Cake Stand – produzidas a partir de alumínio reciclado e livres de metais pesados.

 

NDT Design expôs na ICFF o Conjunto Basket e a coleção Cake Stand