voltar para o topo
Compartilhe: facebook twitter pinterest whatsapp

Peças com desenho limpo e contemporâneo, e carregadas de influências do design escandinavo. Essa é a proposta predominante da Coleção DI.SE.ÑO da Tok&Stok, fruto da parceria com seis promissores estúdios de design uruguaio: Claudio Sibille, Estampapas, Estudio Claro, Estudio Diario, Estudio Surdico e Menini Nicola.

Atenta ao talento desses expoentes do país vizinho, que já acumulam premiações no Brasil e no exterior, a rede varejista lançou uma coleção especial que reúne 16 peças, entre poltronas, cadeira, aparador, mesas, buffets, banco, relógios, luminária, almofada, ecobags e quadros.

Segundo a Tok&Stok, “o Uruguai é um dos países mais promissores para o design na América Latina”. A última edição do Prêmio Salão Design, por exemplo, não nos deixa mentir!

 

Design uruguaio é tema da nova coleção da Tok&Stok, assinada por seis estúdios: Claudio Sibille, Estampapas, Estudio Claro, Estudio Diario, Estudio Surdico e Menini Nicola

 

Design uruguaio

No hotsite criado para expor o catálogo da coleção DI.SE.ÑO, a Tok&Stok defende que “o fascínio desta coleção fica justamente entre as reconhecíveis similaridades e as instigantes diferenças das duas culturas, a brasileira e a uruguaia”.

Para Rosina Secondi, uma das fundadoras do Estudio Claro, a principal diferença entre os países é o nível de industrialização no setor moveleiro. “O Uruguai não é um país industrializado, então nossa ligação com o projeto é de proximidade com o produto em todas as suas fases de desenvolvimento”.

Ainda assim, o Uruguai é visto como uma economia criativa e pujante, onde a evolução de sua sociedade transparece em inúmeros setores, como a arte e o design. “O desafio é transformar esse contexto nacional em uma vantagem competitiva como diferencial e em valor agregado ao produto”, acrescenta a designer.

Carlo Nicola que faz dupla com Agustín Menini no estúdio Menini Nicola, observa que nos últimos anos a figura do designer e o valor de seu trabalho têm conquistado um lugar cada vez mais importante no Uruguai, mas que “no Brasil o ecossistema de design é mais evoluído. Tanto por parte dos fabricantes como do público consumidor. O mercado brasileiro é mais maduro, estabelecido e reconhece o valor do profissional”.

 

A coleção DI.SE.ÑO da Tok&Stok é fruto da parceria com seis estúdios de design uruguaio: Claudio Sibille, Estampapas, Estudio Claro, Estudio Diario, Estudio Surdico e Menini Nicola

 

Estúdios e produtos da Coleção DI.SE.ÑO 

 

Claudio Sibille

O designer Claudio Sibille criou seu estúdio em 2009 para colocar em prática seu desenho de estilo simples e linhas com tendências orgânicas e escandinavas. Vencedor de prêmios no A`Design Award, de Milão, possui linhas contemporâneas com foco na otimização dos espaços. Sibille concebeu a Poltrona Leo para o projeto, feita em madeira Tauari e Freijó.

 

O designer uruguaio Claudio Sibille concebeu a Poltrona Leo

 

Estudio Claro

Móveis com desenhos criativos, com equilíbrio entre função e estética, e que ressaltam aspectos geométricos. Essa é a proposta do Estudio Claro na coleção DI.SE.ÑO, com peças que incluem a linha Bezel, com mesa de centro, mesa lateral e mesa de jantar, a cadeira Prado e o aparador Telma. As peças apresentam estrutura em aço maciço e acabamento em pintura epóxi pó, e os tampos em MDF são revestidos com lâmina natural de Tauari.

 

O Estudio Claro apresenta a linha Bezel na coleção DI.SE.ÑO, com mesa de centro, mesa lateral e mesa de jantar

 

Fundado em 2008 pelos designers Rosina Secondi e Daniel Appel, hoje, conta com mais dois designers na equipe: Victoria Scola e Julian Martin. O aparador Telma, por exemplo, foi um dos produtos premiados no Salão Design 2016, valorizando o design uruguaio em terras brasileiras.

 

Cadeira Prado e aparador Telma. Design uruguaio do Estudio Claro

 

Estampapas

Com apenas quatro anos de fundação, o estúdio Estampapas se diferencia pela produção de estampas e produtos artesanais com materiais inusitados: abóboras e batatas, que após serem embebidas em tintas especiais, carimbam padrões únicos em tecidos naturais. A criação é de Mariana Laplume, Lucia Burgueño e Valentina Barreiro, e na linha há capa para almofadas, sacolas ecobags e quadros.

 

O estúdio Estampapas se diferencia pela produção de estampas e produtos artesanais com materiais inusitados: abóboras e batatas

 

Estudio Diario

Fundado e dirigido por Guillhermo Salhón e Ana Sosa, o Estudio Diario preza pelo desenho funcional e atemporal, com objetos exclusivos para o uso diário e que complementam o ambiente sem passar desapercebidos.

Para o projeto, criaram o Buffet Pana, em duas versões: armário alto e buffet baixo, ambos com duas portas. As peças brincam com o jogo de revelar e esconder com suas linhas espaçadas. Já o Banco Junta é feito em madeira maciça de reflorestamento – Pinus. O estúdio também desenvolveu o Relógio Haro (parede e de pé), com visual minimalista e indicado para espaços descolados e modernos – assim como toda a coleção de design uruguaio.

 

Para o projeto DI.SE.ÑO, o Estudio Diario criou o Buffet Pana, em duas versões: armário alto e buffet baixo, ambos com duas portas Com design uruguaio, o estúdio Diario desenvolveu o Relógio Haro e o Banco Junta

 

Estudio Surdico

Com pouco mais de um ano de fundação, o Estudio Surdico já figura no cenário uruguaio e brasileiro. Adepto da praticidade do design nórdico, o designer Martín Kugelmass busca sempre uma linguagem moderna e inovadora.

Suas peças, conta, são desenvolvidas para assegurar conforto, estilo e versatilidade, a exemplo da luminária Stella. Sua estrutura tem tubo de aço com acabamento em pintura epóxi pó, e tampo, cúpula e detalhes em madeira maciça nos pés. Com formas geométricas simples, a peça também pode ser utilizada como mesa lateral.

 

As peças do Estudio Surdico são desenvolvidas para assegurar conforto, estilo e versatilidade, a exemplo da luminária Stella

 

Menini Nicola

Com premiações no Uruguai, Brasil e Argentina, a dupla Augustín Menini e Carlo Nicola já assinam outros produtos em território brasileiro, incluindo a própria Tok&Stok. Agora, foram responsáveis pela poltrona Ceibo, com estrutura em madeira maciça de Pinus tingida com aplicação de verniz, e revestida com espuma e tecido de algodão reciclado (ecosimple).

A produção do Estudio Menini Nicola, fundado em 2006, também traz uma série de outros desenhos e projetos exclusivos, onde a dupla de designers manifesta sua constante busca de estilo: móveis com visão local, comercialmente versáteis e marcados pelo visual clean e contemporâneo.

 

Augustín Menini e Carlo Nicola assinam a poltrona Ceibo para a coleção de design uruguaio da Tok&Stok