voltar para o topo
Compartilhe: facebook twitter pinterest whatsapp

Couro, móveis de madeira com design assinado e criatividade. Esse conjunto, presente no projeto Design na Pele, terá destaque especial na Semana de Design de Nova Iorque, nos Estados Unidos. A co-criação entre designers, curtumes brasileiros e indústrias moveleiras deu origem a uma coleção inovadora de mobiliário, que mescla o couro em seu processo de criação. As peças serão expostas na principal vitrine de design na América do Norte, na ICFF – International Contemporary Furniture Fair, de 21 a 24 de maio.

Nesta ação, o projeto Design na Pele reuniu Jader Almeida, Lattoog (Leonardo Lattavo e Pedro Moog) e Marta Manente. Para demonstrar o uso criativo do material e sua aplicação nas peças, os designers formaram trios de trabalho com tradicionais curtumes brasileiros e indústrias de móveis.

Design na Pele, que tem o couro como elemento unificador de toda uma cadeia produtiva, é uma iniciativa do Brazilian Leather. Conduzido pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e Apex-Brasil, tem apoio ainda do Sindmóveis – Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves. Esta é a terceira edição do projeto, que prevê a produção de artigos inovadores em couro, incluindo móveis, calçados e objetos decorativos.

 

O projeto Design na Pele reuniu Jader Almeida, Lattoog e Marta Manente para demonstrar o uso criativo do couro e sua aplicação nos móveis

 

Couro e Design de móveis

É importante frisar que a introdução do couro em móveis, como matéria-prima principal ou em detalhes combinados a madeira e mármore, está em alta. A edição 2017 do Salão do Móvel de Milão, realizada em abril, mostrou a arquitetos, designers e fabricantes de móveis uma gama enorme de possibilidades. O acabamento, em diversos projetos, era o ponto central que se destacava. A proposta está alinhada ao interesse por peças e ambientes mais naturais e acolhedores.

 

Design na pele chega aos EUA

Conheça os protagonistas e produtos criados para a mostra Design na Pele, em exposição na ICFF – International Contemporary Furniture Fair, em Nova Iorque (EUA). A expectativa da organização é pela visita de aproximadamente 30 mil profissionais nos quatro dias da feira. A edição 2017 compreende ainda cerca de 700 marcas expositoras.

 

Com estrutura de madeira maciça, o assento e encosto da cadeira Mia são revestidos com couro de Pirarucu – carro-chefe do curtume Nova Kaeru

 

Jader Almeida + Sollos + JBS Couros e Nova Kaeru

Premiada no Good Design Award Chicago 2016, a família de cadeiras e poltronas Mia carrega a sutileza e fluidez do traço de Jader Almeida. Com estrutura de madeira maciça, o assento e encosto são revestidos com couro de Pirarucu – carro-chefe do curtume Nova Kaeru. O Pirarucu é um dos principais peixes da Amazônia e o maior do mundo de água doce e com escamas. Pode chegar até três metros e pesar 250 quilos.

Para a cadeira Norma e a poltrona Mad, Jader desenvolveu um couro de estofamento fosco em navy blue com a JBS Couros. “O fornecedor, a indústria e o designer se beneficiam de parcerias como as propostas pelo projeto Design na Pele. Da pesquisa ao desenvolvimento, todos dão um salto”, elogia o designer. Toda a execução das peças é de responsabilidade da fábrica de móveis Sollos.

 

Para a cadeira Norma e a poltrona Mad, Jader Almeida desenvolveu um couro de estofamento fosco em navy blue com a JBS Couros

Lattoog + Moora + Rusan

A cadeira Sernambetiba é feita com camurça, que lembra o toque da pele e imprime aconchego ao produto. A estrutura é de metal. Leonardo Lattavo, sócio do estúdio de design Lattoog, destaca que o Design na Pele abriu novas possibilidades. “O couro tem uma infinidade de variações. Quando imaginávamos já saber o suficiente sobre as peles, este projeto provou que estávamos errados”.

 

A cadeira Sernambetiba, assinada pela Lattoog, é feita com camurça, que lembra o toque da pele e imprime aconchego ao produto. A estrutura é de metal

 

Camila Koefender, diretora do Curtume Rusan, acrescenta: “Teremos nosso artigo, a camurça, em peças onde raramente atuamos, como almofadas e móveis”. O parque fabril da empresa está em Lajeado (RS).

A Poltrona Trópicos também integra o projeto e os móveis foram desenvolvidos em colaboração com a Moora Mobília Brasileira. “A camurça lembra o toque da pele com a pele e deixa as poltronas ainda mais aconchegantes”, aponta Pedro Moog.

Marta Manente + BRV Móveis + Krumenauer

O desenvolvimento do Balanço Revoar busca na singularidade de detalhes dos fios e retalhos do couro, a identidade da peça. O projeto valoriza e traduz toda a importância do trabalho manual, com diversas técnicas artesanais: trança, cordão, corrente e franja. O trabalho é uma parceria com a BRV Móveis, de Bento Gonçaves (RS), e o cortume Krumenauer, de Portão (RS).

Segundo Marta Manente, “o resultado é uma peça de design sofisticada, criada como obra de arte. E única, por ser trançada a mão”. As tiras de couro criam tramas e tranças que dão aspecto artesanal ao balanço, produzido com multilaminado de madeira curvo. O revestimento é de couro natural, com acessórios em zamack dourado.

 

O balanço Revoar é uma parceria da designer Marta Manente com a BRV Móveis e o Cortume Krumenauer O desenvolvimento do Balanço Revoar busca na singularidade de detalhes dos fios e retalhos do couro, a identidade da peça
* Com informações de Ana Carolina Azevedo