voltar para o topo
Compartilhe: facebook twitter pinterest whatsapp

Após a ação bem-sucedida do ano passado, designers e criativos brasileiros voltam a prospectar o mercado norte-americano. Desta vez, 13 estúdios vão expor seus móveis e peças na International Contemporary Furniture Fair (ICFF). A participação na feira, entre os dias 21 e 24 de maio, integra o calendário da Semana de Design de Nova Iorque – um dos eventos de maior representatividade na América do Norte.

Com apoio do Sindmóveis e Apex-Brasil, todos os estúdios terão estandes individuais na feira. Todos integram o Projeto Raiz, cujo objetivo é dar valor e visibilidade ao potencial criativo e produtivo da indústria brasileira de design. Ações semelhantes já foram encaminhadas na França e Itália. Atualmente, cerca de 30 estúdios de design integram a iniciativa, que está aberta a novas adesões.

 

Projeto Raiz com os estúdios estudiobola, Fahrer Design, Guilherme Wentz, Guto Índio da Costa, Jader Almeida, Lattoog, Marta Manente, NDT Design, Noemi Saga, Paulo Alves, Sergio Matos, Studio Poli e Tora Brasil

 

Participam dessa ação nos EUA: estudiobola, Fahrer Design, Guilherme Wentz, Guto Índio da Costa, Jader Almeida, Lattoog, Marta Manente, NDT Design, Noemi Saga, Paulo Alves, Sergio Matos, Studio Poli e Tora Brasil. Para a inserção desses profissionais no Projeto Raiz, a direção do projeto avalia o trabalho e a linha de produtos de cada um para atender às exigências do consumidor local.

A ICFF 2017 compreende cerca de 700 expositores e aguarda a visita de aproximadamente 30 mil profissionais. O evento acontece no Javits Center New York. Os móveis expostos pelos profissionais atendem ambientes de interior e exterior, e incluem objetos de decoração, ventiladores de teto e luminárias. Abaixo, poltrona Marapendi da Lattogg e banco Diamante do estudiobola.

 

A marca brasileira Lattoog une as forças dos designers Leonardo Lattavo e Pedro Moog. Na ICFF 2017 apresenta a Poltrona Marapendi

 

NA ICFF 2017, um dos destaque do estudiobola é o banco Diamante

 

A Poltrona Tela do designer Guilherme Wentz é outro destaque do Projeto Raiz na feira americana. Em 2016, o profissional recebeu o prêmio iF Design Award e conquistou o primeiro lugar no Prêmio Museu da Casa Brasileira. Também foi nomeado “Rising Talent” pela Maison & Objet Americas.

 

Poltrona Tela, do designer Guilherme Wentz estará na ação Projeto Raiz durante a ICFF 2017

 

ICFF e showroom pop-up nos EUA

Outra ação encaminhada pelo Projeto Raiz em solo americano, visando o fortalecimento dos designers de mobiliário no mercado externo, é um showroom pop-up na Flórida, em Orlando. Em parceria com o estudiobola, Fahrer Design, NDT Design e Paulo Alves está sendo viabilizada essa base para a concretização de negócios B2B. A previsão é que tudo esteja regularizado até o mês de junho, logo após o término da ICFF 2017, e que o projeto se estenda por seis meses.

“Ele acontece na Flórida, nesse momento, porque o projeto também intenciona a captação de indústrias que licenciem produtos para potenciais varejos. Nesse sentido, é uma região bem mais favorável em termos de acesso e custos do que Nova Iorque”, diz Ana Cristina Schneider, consultora do Sindmóveis. A organização prevê ainda o lançamento de um hotsite, que servirá como base para uma futura plataforma B2C voltada ao mercado dos Estados Unidos.

“Uma vez que essa ação se comprove efetiva, certamente a ideia é replicá-la em outros mercados. Nosso próximo mercado-alvo será o Reino Unido”, revela Ana. Uma missão prospectiva está programada para ocorrer ainda em 2017.

 

 

Made in Brazil na ICFF 2017

O Sindmóveis também participa da ICFF 2017 com o projeto Design na Pele, que reúne móveis co-criados entre designers, curtumes brasileiros e indústrias moveleiras. As peças, que trazem o couro em seu processo de criação, são assinadas por Jader Almeida, Lattoog e Marta Manente. Veja os detalhes da iniciativa Brazilian Leather nesta reportagem.