voltar para o topo
Compartilhe: facebook twitter pinterest whatsapp

A semana do Salão Internacional do Móvel de Milão, um dos eventos mais aguardados e visitados do segmento, marca também a forte presença do design brasileiro em solo italiano. Neste ano, a qualidade e diversidade da produção nacional se faz presente com pelo menos uma centena de arquitetos e designers na mostra principal do iSaloni e eventos oficiais que integram o circuito do Fuorisalone.

O Projeto Raiz, por exemplo, tem produtos assinados por nove estúdios e designers: Bruno Faucz, estudiobola, Guto Indio da Costa, Jader Almeida, Juliana Llussá, Marta Manente, Paulo Alves, Ronald Scliar Sasson e Sérgio Fahrer. Os móveis estão expostos em um estande coletivo localizado no pavilhão 12.

Sob responsabilidade do Sindmóveis Bento Gonçalves, o projeto tem apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e conta ainda com um espaço de relacionamento na Mostra Brazil S/A, que está sediada na Università Degli Studi di Milano (Universidade de Milão). As duas ações ficam abertas para visitação do público durante a semana de realização do iSaloni, na Itália, de 12 a 17 de abril.

 

Design brasileiro

Confira alguns dos arquitetos e designers que estão participando da mais importante semana de design do mundo e trabalham para internacionalizar ou consolidar suas peças no exterior.

 

Ângelo Duvoisin | Poltrona Aura

O conceito desta peça idealizada pelo designer catarinense para a Moora Mobília Brasileira remete ao minimalismo, projetada para o essencial, com traços leves e formas tubulares em metal, sem deixar de lado o conforto que uma peça dessas requer. O couro dá um toque especial à Poltrona Aura.

Design brasileiro - Poltrona Aura de Ângelo Duvoisin

 

Bernardo Senna | Cadeira Joaquim

Esta peça é inspirada no design equilibrado de uma das cadeiras do mestre Joaquim Tenreiro e chama atenção a elegância de suas formas.

Design brasileiro - Cadeira Joaquim, de Bernardo Senna

 

Bruno Faucz | Poltrona Vip

A ideia do profissional era trabalhar com materiais pouco usuais no seu dia a dia, como metal e peças moldadas em lâmina de madeira. A peça, que ainda leva tecido e couro, também foi projetada para um cenário envolvendo sala de presidência e ambientes mais clássicos.

Design brasileiro - Poltrona VIP, de Bruno Faucz

 

estudiobola | Poltrona Mexerica

Uma das referências em mobiliário e design brasileiro autoral, o estudiobola, dos arquitetos Flávio Borsato e Mauricio Lamosa, reúne mais de 700 itens no portfólio, sendo reconhecido pela pesquisa profunda de texturas, materiais, formas e acabamentos. Simples e elegante, a linha de poltronas e pufes Mexerica se destaca pelo conforto.

Design brasileiro. Poltrona Mexerica, do estudiobola, comandado pelos sócios Flávio Borsato e Mauricio Lamosa

 

Guto Indio da Costa | Linha de sofás Planos

Com proposta inovadora, o designer apresenta sua primeira linha de sofás, com estrutura modular de metal e traços contemporâneos, leves e arrojados. A série contempla poltrona e sofás de dois e três módulos, em versões simétricas ou assimétricas, permitindo diferentes combinações. Forradas de couro, com corte a laser de alta precisão, as chapas de metal tem bordas aparentes, finalizadas com cadarços de couro.

Design brasileiro - Guto Índio da Costa lança linha de sofás Plano

 

Inês Schertel | Banco Naiade

Entre as peças da arquiteta está o Banco Naiade – composto por tiras grossas de lã feltrada por fricção. A matéria-prima utilizada é fornecida pelas 300 ovelhas que a própria Inês cuida e tosquia anualmente.

Design brasileiro - Banco Naiade, de Inês Schertel

 

Jader Almeida | Cadeira Clad e mesa de centro Twist

As peças apresentam traço fluído, organicidade nas formas, torções e curvaturas, além de arestas afinadas no limite da resistência da madeira, demonstrando a obsessão de Jader Almeida sobre os detalhes. A produção do designer também está na mostra Good news from Brazil, em parceria com a Sollos (das 10h às 20h, na via Giuseppe Sacchi 5 Brera).

Design brasileiro - Jader Almeida apresenta Cadeira Clad e mesa de centro Twist

 

Juliana Llussá | Penteadeira Vanitat

A essência funcional e ergonômica é o ponto de partida para a criação dos móveis da arquiteta, que explora as possibilidades da madeira maciça e métodos construtivos que dispensam o uso de parafusos e pregos. Assim, o processo de produção e acabamento são dois importantes diferenciais, como se vê na penteadeira Vanitat.

 

Design brasileiro - Penteadeira Vanitat, Juliana Llussa

 

Marta Manente | Poltronas Donaire e Sofá Flag

A designer comanda um estúdio que leva seu nome e participa do Projeto Raiz com duas peças: as poltronas Donaire (Tumar), de traços elegantes e que valorizam detalhes como forma orgânica, encosto em multilaminado curvo, cordas de fibra natural trançadas manualmente e assento estofado em linho; Já o Sofá Flag (Estobel) é inspirado nos traços e cores da bandeira do Brasil, sendo um produto reversível – funciona como sofá e chaise long.

Design brasileiro. Marta Manente apresenta Poltronas Donaire

Rejane Carvalho Leite | Moliçosa

A união de dois fortes conceitos quando falamos de brasilidade deram origem a Moliçosa: a “Poltrona Mole”, de Sérgio Rodrigues, e outra cadeira de praia bem conhecida por nós, a “Preguiçosa”. Com estrutura em madeira maciça, apresenta pequenos detalhes construtivos em cobre. O produto está disponível na linha da Moora Mobília Brasileira.

Design brasileiro - Poltrona e puff Moliçosa, de Rejane Carvalho Leite

 

Ronald Sasson | Banco Doop e Poltrona De Beers

A obra de Sasson alia o apelo contemporâneo de forte impacto visual e o uso de mínimos elementos. O Banco Doop, por exemplo, é inspirado no mobiliário dos anos 1970 e é feito em chapas multilaminadas coladas manualmente, sem estrutura metálica ou uso de parafusos. Já a Poltrona De Beers é um projeto com foco no luxo e na simplicidade de encaixes e detalhes; é feita em couro natural gelo e placas de latão maciço polido.

Design brasileiro - Ronald Sasson apresenta Banco Doop e Poltrona De Beers

 

Design brasileiro apresenta peças originais e busca internacionalização