Cresce a parcela de indústrias que estão lançando coleções de móveis e objetos de decoração em parceria com designers e estúdios brasileiros. Resgatando aspectos locais, valorizando a produção artesanal ou mesmo adotando um design contemporâneo, que atenda diversos mercados e públicos, essas empresas estão colocando o design autoral e esses profissionais em evidência.
E esse movimento não passa desapercebido no cenário de feiras e eventos. Tanto é que a High Design Expo anunciou uma área dedicada ao design autoral e peças assinadas. Segundo a organização, o projeto “Studio High” foi criado para que designers de mobiliário e objetos de decoração, independente de seu porte, possam participar do evento de forma qualificada em um evento internacional de arquitetura e design de interiores.
“Com excelente custo-benefício, os profissionais participantes não terão de se preocupar com a infraestrutura de exposição na feira, concentrando toda sua energia no processo criativo e relação com clientes e investidores”, comenta Lauro Andrade, diretor da High Design Expo.
Com curadoria de Waldick Jatobá (foto), o Studio High prevê a criação de cinco áreas cenografadas para a exposição dos produtos, que variam de 4 m² a 24 m². “Esta área foi concebida para valorizar o desenho autoral brasileiro e o seu criador. É um espaço para discutir, mostrar, vender e falar do design nacional”, explica Jatobá, que também é idealizador do MADE – Mercado, Arte, Design.
Alguns designers já confirmados são: Andrea Macruz (Nolli), Atelier Blib, Bruno Faucz por Móveis Vogue, PaolaLalola, Tiago Curioni, Paulo Camillo, Estúdio Metta, Richard Gohr, entre outros.
Outros estúdios e profissionais também irão participar da área autoral, mas com estruturas individuais. Esse é o caso do Estudiobola, Empório Beraldin, By Kamy, Paulo Alves e Sérgio Matos, por exemplo.
Expectativas para a High Design
Voltada ao mercado de mobiliário de alto padrão e planejados, além de outras soluções e produtos para o design de interiores e arquitetura, a feira acontece de 9 a 11 de agosto, em São Paulo (SP). Habitus Brasil já falou sobre o evento nesta reportagem.
De acordo com Murillo Schattan, fundador da Ornare, “a High Design é uma iniciativa relevante para o mercado brasileiro, seus produtores e para os designers, porque futuramente ela deve ser uma das feiras mais importantes de mobiliário e decoração da América do Sul”. A empresa, inclusive, é uma das expositoras desta edição.
Para o designer Guto Indio da Costa, a semana de design de São Paulo [DW!] vai ganhar uma grande feira: “Eu tenho a expectativa que ela seja um grande catalizador de negócios, da criatividade, do design e da indústria, e que ela consiga reunir formadores de opinião, arquitetos, especificadores e imprensa”.
O multipremiado designer Zanini de Zanini também diz aguardar com o otimismo o evento, “por se tratar de uma feira que pode consolidar o mercado relacionado ao design autoral”. O também premiado designer Bruno Faucz acredita que “a High Design nasce não só com o intuito comercial, mas também de valorizar o profissional de design no Brasil”.
Design autoral e Salão Design
Henrique Tecchio, presidente do Sindmóveis, também destaca sua expectativa positiva. “Temos certeza que logo a High Design será uma das principais feiras mundiais em seu segmento”. O empresário lembra ainda que o evento nasceu no polo moveleiro de Bento Gonçalves (RS), como Casa Brasil, já buscando ser referência na alta decoração. “Mais do que ampliar o potencial de negócios da feira e fortalecer nosso mercado, o redirecionamento em torno da High Design nos coloca no eixo dos principais eventos voltados à decoração, design e negócios”.
O Sindmóveis assina a curadoria do novo projeto, idealizado pela Summit Promo e organizado pela Informa Group. A entidade gaúcha também é responsável pela promoção do Prêmio Salão Design, que terá um espaço dedicado na feira aos projetos contemplados na 20ª edição e revelados em março deste ano.
Segundo Eduardo Nuncio, diretor do prêmio, levar a mostra de premiados para São Paulo é um passo fundamental para ganhar ainda mais visibilidade e alcançar novos mercados na América Latina – área de abrangência do prêmio, que incentiva o design autoral e de produto. “Com um espaço na High Design Expo teremos mais uma oportunidade de estreitar laços com os profissionais do meio e também com as indústrias expositoras, que cumprem fundamental papel na tradução do design para o mercado.”