O que foi visto no Salone del Mobile, em Milão (Itália), uma das maiores feiras de mobiliário do mundo e que aconteceu em abril, começa a chegar ao mercado brasileiro. Alguns dos decors e cores que fizeram sucesso na feira italiana poderão ser conferidos durante a 7ª Feira Internacional de Fornecedores da Indústria Madeira e Móveis (ForMóbile), que acontecerá de 26 a 29 de julho, no Anhembi, em São Paulo.
Um dos temas trabalhados pela Schattdecor e que se revelou como tendência no iSaloni é o Casual Black. E não só na Europa, mas também nos mercados dos Estados Unidos e América Latina esse tema, com diversos decors, faz sucesso com seu toque atemporal e sereno. Nas feiras alemãs Interzum e Imm Cologne essa tendência já estava em alta, conforme pode ser conferido nesse trend book.
“O design industrial também esteve muito presente, porém de maneira mais suave, combinado com minimalismo e com o design escandinavo”, conta a designer da Schattdecor, Adelita Lenartowski. Nesse aspecto, o cimento também marcou presença na feira. “Mas reinterpretado com aplicação de uma textura, como uma pátina que confere movimento e impressão de ‘desenho incompleto’ às peças e reforça o conceito do design industrial”, explica Adelita.
As madeiras Ash, Elm (Olmo) e Hickory traduzem bem os conceitos do estilo escandinavo, marcado pelo uso de cores mais claras que transmitam sensação de aconchego.
Milão 2016 – Decors em evidência
+ trends
Este ano o iSaloni contou com a realização da EuroCucina, especialmente para demonstração das novidades em móveis e acessórios para cozinhas. Aliás, esse ambiente está assumindo cada vez mais papel de protagonismo nas casas. As pessoas estão voltando a apreciar seus lares e preferem o aconchego da casa a programas externos, conforme mostramos no e-book de megatendências do morar contemporâneo.
As cozinhas desempenham papel fundamental para atuar como hub central da casa, além de preparar uma refeição especial para os familiares e amigos. Isso também incentiva a aquisição de aparatos semiprofissionais para o preparo dos alimentos.
Nesse espaço, os metais apareceram com tudo. Do aço escovado ao ouro, estavam aplicados em mobiliário e objetos de decoração. Uma novidade foi a impressão digital sobre metal, conferindo aspecto handmade (feito à mão) a esse material normalmente mais frio. Pedras, concreto e o mármore aplicado em grandes estruturas também chamaram a atenção como tendências.
Sobre as cores, destacam-se os tons de cinza e as cores mais neutras. Mas um tom de verde acinzentado roubou a cena e apareceu com bastante frequência aplicado em móveis e complementos.
“O iSaloni também apresentou muitos grafismos, mosaicos e formas geométricas tanto em mobiliário como em superfícies diversas”
Adelita Lenartowski