A moda não é a única indústria afetada pela rápida mudança do gosto do consumidor. Mas como esse comportamento impacta na aplicação de estilos e nas paletas de cores em móveis, decoração e arquitetura de alto padrão? “Por causa das escolhas infinitas do nosso tempo, precisamos focar no que interessa. É preciso entender os que as pessoas procuram e engajar o olhar do consumidor para um futuro diversificado e imaginativo. Escolhas inesperadas de cor são mais importantes que seguir o mainstream. Ou seja, uma tendência ou moda dominante”, explica Blanca Liane, representante da Pantone no Brasil.
A exposição de Blanca e apresentação do relatório PANTONEVIEW home + interiors 2019 aconteceu na loja da S.C.A Mobiliário Contemporâneo, em Curitiba (PR). O encontro reuniu especificadores, clientes, parceiros e convidados no showroom da marca. A iniciativa faz parte do projeto S.C.A. Network, que reúne formadores de opinião e especialistas com o objetivo de debater tendências e novidades do mercado de interiores.
“O bate-papo rendeu ótimas reflexões sobre como trazer o universo de cores para o setor de arquitetura. É preciso entender a mudança de comportamento e as transformações na ocupação dos espaços de trabalho, lazer e de morar”, pondera Karina Contessoto, gestora de marketing do Grupo SCA. Abaixo, Karina e Blanca em foto de Paulo Pedrozo.
PANTONEVIEW home + interiors 2019
Este relatório da Pantone foca nas cores que podem impactar os consumidores em 2019. Intitulado “Focus”, o material pretende ser um guia para que os profissionais encontrem um foco em meio ao caos de possibilidades. Dessa forma, busca entregar as cores que vão capturar os olhos em móveis, utensílios domésticos, acessórios e peças decorativas.
“Com mais opções do que nunca, é essencial que as marcas e profissionais de interiores se conectem com seus consumidores e entreguem os temas, paletas e cores que envolvem e estimulam além da superfície”, diz Laurie Pressman, vice-presidente do Pantone Color Institute.
O PANTONEVIEW home + interiors 2019 inclui oito temas e 72 cores especificamente escolhidas para utilidades domésticas e design de interiores. Cores clássicas, sintéticas, tons metálicos e até a gastronomia inspiram essa nova temporada. Conforme explica Blanca, “um dos aspectos primordiais do design, a cor é responsável por definir sensações e transmitir aos ambientes a essência de um projeto”.
Vale lembrar, a Pantone também elege uma cor prioritária para cada ano. Em 2018, a escolhida foi Ultra Violet – veja post.
Tendências e novidades em cores na decoração
De acordo com a Pantone, duas das paletas com maior destaque, “Cravings” e “Classico”, vêm de lados opostos do espectro de cores. A coleção Cravings estimula as papilas gustativas com tons inspirados em culinária. “Além de tentar os olhos, tiram proveito de experiências sensoriais memoráveis”, detalha Blanca Liane. Já o Classico, como o nome indica, faz referência as opções essenciais de estilo. “Ela abre as portas para um estilo de decoração mais quente e duradouro”.
Cravings
Com inspiração direta nos pratos de comida, a primeira paleta, em tradução livre, significa “Desejos”. Veja a definição da Pantone: “Cravings tentará seus olhos, assim como as papilas gustativas, com vermelhos condimentados, doces flamingos laranjas e roxos ricos. Alusões sedutoras a ‘comidas fetiche’ aprofundam a irresistível mensagem da paleta”.
Classico
Essa paleta abre as portas para um estilo mais clássico e aconchegante. Afinal, os tons mais clássicos são fundamentais, básicos e atemporais. Ao mesmo tempo, são elegantes e eternos na moda. Para 2019, o ouro metálico integra essa paleta. Segundo a marca, os metálicos ainda estão em voga e não podemos deixar de ser atraídos por objetos brilhantes.
Syncopated
Uma paleta pulsando com todos os movimentos certos. Syncopated é iluminada com energia e alegria, trazida pelo branco e amarelo brilhante e um amarelo-vermelho quente.
Paradoxal
Uma linguagem de cor sintética, que é ao mesmo tempo luxuosa e acessível na decoração. A paleta Paradoxal propõe estilo e design criados por misturas não convencionais. Eclética, vai do tradicional ao moderno.
Musings
Silenciosa, essa paleta de cores é reflexiva e ao mesmo tempo vital. Com tons suaves e silenciosos, transmite um estilo de vida relaxado e saudável, associado com uma sensação de prazer e excitação.
Cherish
Um agrupamento de combinações ideais de cor, padrão e textura, que formam um refúgio tranquilo e livre de conflitos para os sentidos. Cherish captura memórias de conforto, prazer, carinho e contentamento.
Meanderings
Representa um caminho sinuoso, feito em ritmo lento e que muitas vezes revela tesouros inesperados e outros prazeres. É viajar pessoalmente ou em nossa imaginação, para destinos conhecidos e desconhecidos. Para a marca, essa paleta oferece cores “globalizadas” e instintivas para a decoração de interiores.
Proximity
Forma um híbrido de tecnologia e natureza, que fala sobre as complexidades da vida do século XXI. Essa paleta reúne tons irmãos de verde-azul tropical e azul-verde que se misturam naturalmente o blues reais e verde brilhante.